Informação

Visita da Secretaria do Estado Vitória Dias Diogo a DPINE

Data: 18/05/2020

O Instituto Nacional de Estatística, Delegação da Província de Maputo, (DPINE) recebeu, no dia 19 de Fevereiro de 2020, a visita de Sua Excia Secretaria do Estado Vitória Dias Diogo, com objectivo de conhecer a DPINE e manter o primeiro contacto com os funcionários desta instituição produtora de informação estatística, informação que permite a definição de políticas e tomada de decisões dos governantes, sector privados e a população em geral.  

Chegada à DPINE Sua Excia, foi recebida pelo colectivo de direcção e seguidamente fez uma visita as instalações.

Recepcao da SE pelo colectivo

A Secretária do Estado saudou o trabalho desenvolvido pelo sector, tendo encorajado a continuar a produzir estatísticas fiáveis para servirem de base de programação e avaliação do impacto das acções do Governo na comunidade.

Falando sobre as instalações da DPINE, promoveu o espirito de manutenção do edifício, que não de reabilitação, como forma de conter custo e, exortou a delegação a envidar esforços para garantir a conclusão das obras para o funcionamento da biblioteca. Na mesma ocasião visitou o sector de Recursos Humanos onde constatou que os processos individuais dos funcionários estavam devidamente organizados.

A secretaria do Estado manteve um encontro com funcionários da DPINE tendo apelado ao sector a trabalhar no sentido de municiar os diferentes sectores com dados Estatísticos de modo a permitir planificação

Encontro com colectivo

Em resposta a orientação deixada pela Secretaria do Estado - Vitoria Dias Diogo,  a DEPINE organizou no dia 4 de Março de 2020, um encontro de divulgação dos dados do IV RGPH, com o objectivo  de municiar os diferentes Sectores da Província com informação estatística que possa permitir e ajudar na Planificação das actividades.

O encontro, contou com a participação de 39 técnicos dos Diferentes sectores da Província de Maputo, bem como da Delegação do INE da Cidade de Maputo.

Temas abordados:

  • O Sistema Estatístico Nacional ( SEM);
  • Breves considerações sobre o IV RGPH;
  • Uso de Estatísticas na Planificação;
  •  Mecanismos de acesso e disseminação de Estatística Oficial.
Apresentacao SEN

Os participantes foram unanimes em afirmar que os temas são de grande interesse e que iriam ajudar em grande medida na melhoria da sua planificação, tendo na ocasião proposto que fosse reactivado o núcleo outrora existente, bem como explorar-se as diferentes formas e canais de divulgação da informação (redes sociais).