Realização da primeira Sessão Plenária do Observatório Distrital de Desenvolvimento Realização

Data: 29/11/2021
Realização da primeira Sessão Plenária do Observatório Distrital de Desenvolvimento Realização

Decorreu no dia 29 de Novembro de 2021, na sala de sessões do Governo Distrital, sob orientação da Administradora do distrito da Manhiça, Cristina De Jesus Xavier Mafumo, a I Sessão Plenária do Observatório Distrital de Desenvolvimento.

A Sessão tinha como objectivo encontrar melhores formas de promover o desenvolvimento do distrito da Manhiça e em conjunto superar os desafios que o distrito enfrenta, apresentando os seguintes documento.

  • Balanço dos 9 meses de 2021
  • Plano da campanha agraria 2021/2021
  • Situação da segurança rodoviária
  • Relatório de clarificação de limites entre os distritos de Manhiça, Bilene, Moamba, no âmbito da localização dos postos de recenseamento eleitoral.

No seu discurso de abertura, a Administradora do distrito começou por saudar S. Excia. o Presidente da Republica pela condução sábia da nação moçambicana, à todos os participantes pela realização histórica dessa sessão e pelo contributo no desenvolvimento do distrito da Manhiça em todas as esferas.

Referiu que o desenvolvimento do distrito depende do envolvimento de cada um de nós, conforme defende a Constituição da Republica de Moçambique e é responsabilidade de cada um de nós de forma individual ou colectiva, olhar o bem-estar da nossa população e promover o desenvolvimento socioeconómico.

Referiu ainda que não há desenvolvimento sem saúde e não há desenvolvimento sem educação, daí que temos que olhar o desenvolvimento de forma holística, pelo que devemos não olhar apenas os sectores produtivos, mas de igual forma os sectores sociais.