Informação

Província de Maputo realiza Conferência da Rapariga

Data: 07/08/2018
Província de Maputo realiza Conferência da Rapariga

Realiza-se nos dias 06 e 07 de Agosto do ano em curso, Distrito de Boane, Mulotana Lodge, a Conferência Provincial da Rapariga sob o lema: “NÃO DEIXEMOS NENHUMA RAPARIGA EXCLUÍDA DO DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE”.

A Conferência tem como objectivo reflectir abertamente com as raparigas e rapazes dos 8 Distritos da Província, Comunidades Locais, Sociedade Civil, Decisores Políticos, sobre influência das práticas, atitudes e comportamentos na prevalência de casamentos prematuros e gravidez precoce, bem como, sobre o seu impacto na educação da rapariga.

A Província Maputo apresenta uma das maiores taxas de gravidez precoce, sendo que 32% de mulheres com idade entre 15-19 anos engravidam antes dos 18 anos de idade. Uma situação que requer uma intervenção coordenada dos vários sectores da sociedade.

A Representante da Act!onaid disse que o evento tem em vista criação de um espaço de reflexão entre as raparigas e rapazes no contexto das práticas culturais ao nível da Província de Maputo, de modo a inserir a estratégia de prevenção da gravidez precoce e combate ao casamento prematuro.

No discurso de abertura da Conferência, o Governador da Província de Maputo afirmou que o Governo em coordenação com as Organizações da Sociedade Civil tem estado a implementar várias acções a diversos níveis, com vista a fazer face à esta problemática de gravidez precoce e casamentos prematuros.

O evento foi organizado pela Act!onaid em parceria com a Coligação sobre os Casamentos Prematuros e a abertura foi dirigida pelo Governador da Província de Maputo.