Informação

Lançada a Campanha Agrária 2018/19 na Província de Maputo

Data: 01/11/2018
Lançada a Campanha Agrária 2018/19 na Província de Maputo

No dia 25 de Outubro do ano em curso foi Lançada a Campanha Agrária 2018/19, ao nível da Província de Maputo, Distrito de Magude. 

A Província de ­­­­­­­Maputo na Campanha Agrária 2017/18 cresceu em cerca de 12.5% na produção total de diversas culturas, sendo auto-suficiente na produção de tomate, repolho, feijão-verde, batata-doce e mandioca. Na componente produção pecuária houve um crescimento de 2.2% bovinos, 5.6% pequenos ruminantes, 5% suínos e 7.2% galinhas. A extensão agrária recrutou mais 17 extensionistas, passando a contar com 104, facto que permitiu o aumento de número de cobertura para 51,305 produtores assistidos em 2017 e 55,481 produtores assistidos em 2018.

A Campanha Agrária 2018/2019, nesta Província, será realizada no quadro de um regime pluviómetro que irá satisfazer as necessidades hídricas das culturas e do abeberamento dos efectivos pecuários, nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, o que pressupõe que somente em três meses é que se terá as condições ideais para a produção.

O evento compreendeu várias actividades como sementeira de milho, plantio de árvores, Feira de insumos e de produtos Agro-Pecuária, entrega de motorizadas aos técnicos dos distritos, entrega de quites de pequenos sistemas de rega gota-a-gota, premiaçāo de melhores actores agrários da campanha finda, e momentos culturais.

O lançamento foi dirigido por José Pacheco, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Chefe da Brigada Central, e participaram do evento, Governador da Província de Maputo, Quadros do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, Membros do Governo Provincial e Distrital, Técnicos da Direção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, Provedores de Insumos Agrícolas, ONG,s, Empresas Agrária, Produtores e população em geral.

Fonte: Gracieta Nhantumbo, Direção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar.