Informação

Doentes com catarata recuperam visão

Data: 15/06/2017
 Doentes com catarata recuperam visão

DOENTES com catarata recuperam visão após cirurgias que decorrem desde ontem no Centro de Saúde de Boane, na província de Maputo, no quadro da campanha promovida pelo Ministério da Saúde em coordenação com a Fundação Barraquer da Espanha.

No lançamento oficial, cerca de 100 doentes, na sua maioria idosos com cegueira total ou parcial, beneficiaram das intervenções que vão decorrer até quinta-feira próxima, cuja meta é operar 350 pacientes.

Estes são na sua maioria da vila municipal de Boane, mas também estiveram presentes pacientes dos distritos da Namaacha, Moamba, cidade de Maputo e Matola e ainda das províncias de Gaza e Inhambane.

O principal ganho de campanhas do género, segundo a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, é a redução do tempo de espera pelas cirurgias nos hospitais. A título de exemplo, a operação dos 350 doentes levaria cerca de cinco meses se fosse realizada no Hospital Central de Maputo.

“Para além das campanhas, realizamos estas operações de forma regular nas unidades sanitárias distribuídas por todo o país, mas, porque a lista de espera é longa, aproveitamos estas parcerias”, disse.

A catarata é a primeira causa de cegueira no país e no mundo, tendo como principal causa a idade avançada. Porém, a chefe nacional do programa nacional de oftalmologia, Mariamo Mbofana, alerta que jovens e crianças podem padecer da doença, quando esta é associada a diabetes, HIV/SIDA e factores congénitos.

A presente campanha não inclui crianças, por não contemplar a componente de anestesia geral.

Moçambique conta com 24 médicos oftalmologistas, sendo 19 nacionais.