Informação

Distrito da Matola com nova Administradora

Data: 07/03/2018
Distrito da Matola com nova Administradora

Este acto realizou-se, no dia 03 de Março do ano em curso, no âmbito da Cerimónia de Transmissão de Poderes da Administradora do Distrito da Matola, em frente ao Posto Administrativo da Machava Sede, Cidade da Matola.

Júlio Parruque, Administrador do Distrito da Matola Cessante, expressou agradecimentos a população da Matola, ao Governo Província de Maputo e Central, as diversas camadas da sociedade, pelo apoio abnegado e oportunidade que lhe foi concedida para servir e representar o estado ao nível do Governo deste Distrito. Destacou dentre várias acções de impacto da sua Governação como a partilha com a sociedade as acções do Governo Distrital num território do Município, melhoria das condições do ensino e aprendizagem através da promoção de obras e iniciativas para construção de salas de aulas envolvendo a comunidade empresarial do Parque Industrial da Matola, elevação da capacidade nos cuidados de saúde tendo em conta a demanda o que se pode visualizar na construção do deposito distrital de medicamentos, incentivação da produção e manutenção da cintura verde da Cidade da Matola para prática da agricultura urbana através da assistência aos agricultores. Mais adiante, desejou a administradora empossada o melhor desempenho e boa sorte na governação, garantiu que pode contar com o apoio dos funcionários que preenchem o quadro do Distrito e colocou se em inteira disposição para colaborar pela Matola.

Por sua vez, Anastacia Rita Quitane, Administradora do Distrito da Matola, destacou duas atribuições e competências que merecerão especial atenção na sua governação, dentre várias existentes, o facto do território ser de actividade especialmente industrial e o facto de ainda se verificarem crianças estudando em condições difíceis. Com efeito, vai se procurar compreender e explorar todas as possibilidades de fazer donativos industrial; uma excelente alavanca para a melhoria das condições infraestruturais e de acomodação dos alunos nas escolas.

Por fim, Sua Excelência Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo, exortou para que a empossada dê continuidade do crescimento da Matola, apelou ao Conselho Municipal da Cidade da Matola para tudo fazer para integração da nova administradora de forma a ser uma integração a tempo curto e agradeceu a Sua Excelência Presidente da República de Moçambique por ter confiado o administrador cessante para o cargo de Governador da Província de Cabo Delgado. Disse que é uma responsabilidade que a mulher assume, de fazer ver que a mulher sabe dirigir e Moçambique tem uma experiência própria, pois temos tantas mulheres que estão a dirigir; portanto, não é o primeiro caso a acontecer no nosso País e na Província, pelo facto de existirem três administradoras na Província de Maputo, e com a empossada passa se para quatro.

Estiveram presentes Membros do Governo da Provincial e Distrital, Presidente do Município da Cidade da Matola, Líderes Comunitários e Religiosos, distintos convidados.