Informação

Camponeses do Vale do Infulene sensibilizados sobre o uso de pesticidas

Data: 02/08/2018
Camponeses do Vale do Infulene sensibilizados sobre o uso de pesticidas

Decorreu no dia 01 de Agosto corrente, no Vale do Infulene, Distrito da Matola, um encontro de sensibilização a cerca de 180 produtores de hortícolas da União das Associações da ACRIVERDES.

O mesmo está enquadrado no trabalho de rotina dos Serviços de Extensão Agrária com vista a transmitir conhecimentos e sensibilizar aos produtores sobre o uso e manuseio adequado dos pesticidas, assim como, de boas práticas agrícolas e outras.

A Direcção Provincial e Segurança Alimentar- Maputo, na pessoa de Engenheira Carla Albino, Chefe do Departamento da Agricultura e Silvicultura, explicou aos produtores como usar e manusear correctamente os pesticidas, de forma a respeitar estritamente os intervalos de segurança, eliminação das embalagens de pesticidas vazias, bem como, o uso de boas práticas para produção de hortícolas de qualidade.

Por sua vez, os técnicos do Departamento de Sanidade Vegetal, explicaram sobre a necessidade de observar o tipo de rótulo como alerta ao nível de toxicidade do pesticida, aconselhando-os a adquirir o pesticida com o nível de toxicidade baixo (rótulo com barra verde), demonstrando através de cartazes das boas práticas do uso e manuseio de Pesticidas no âmbito das pulverizações.

Os produtores intervieram agradecendo e louvando o trabalho feito pelos técnicos, e prometeram aplicar os conhecimentos adquiridos, apelando ao Governo no sentido de o mais breve possível se pronunciar sobre os resultados das amostras colhidas no Posto Administrativo de Infulene; pois, a comercialização das hortícolas esta comprometida devido a repercussão que teve na media no que tange a suspeita de intoxicação alimentar a 28 pessoas causada pela suposta ingestão de couve contaminada com resíduos tóxicos nocivos a saúde humana.

Estiveram presentes técnicos do Ministério Agricultura e Segurança Alimentar, do Departamento de Sanidade Vegetal, da Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Maputo e do Serviço Distrital de Actividades Económicas da Matola.

Fonte: Gracieta Nhantumbo, Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar