Governo de Matutuíne aposta na produção de óleo de rícino para exportação

Data: 21/11/2019
Governo de Matutuíne aposta na produção de óleo de rícino para exportação

O Distrito de Matutuíne, na Província de Maputo, está potenciar a produção de óleo de rícino com objectivo de exportar. De acordo com administração local a procura pelo produto é grande.

O Rícino é uma planta que nasce em abundância no distrito de Matutuine na província de Maputo. É conhecida pela sua capacidade de tratar o cabelo e a pele, quando transformada em óleo.

Para tirar proveito das suas propriedades que vão além da produção cosmética, o governo local decidiu investir nesta cultura para fins de exportação.

“Este ano tenciona o produtor importar uma máquina para fazer o processamento do óleo. Há uma intenção de fazermos o processamento e termos o produto acabado que é para permitir fazer a exportação”, disse Artur Muandula, administrador do distrito.

A procura pelo produto é maior no distrito. Segundo administrador, a União Europeia e alguns países da Ásia já mostraram interesse de obter o óleo de Rícino para indústria de aviões.

Enquanto isso, as mulheres da região vão promovendo o produto. Clara Jeremias está investir neste negócio e conta alguns segredos desta planta.

Clara explica que as mulheres sobretudo da zona norte do país são as que mais procuram o óleo de rícino.

Uma mulher entrevistada pela nossa reportagem diz que vende dois à cinco litros de óleo de rícino por dia e já foi requisitada para expôr o óleo na Facim.