A Província

Geografia

Localização

A província de Maputo é a mais meridional das províncias de Moçambique. A sua capital é a cidade de Matola, situada a apenas de 10  km a oeste da cidade de Maputo, a capital do país. Com uma área de 22 693  km², esta província está dividida em 8 distritos e possui 4 municípios: Boane, Manhiça, Matola e Namaacha. Faz limite, a norte com a província de Gaza, a leste com o Oceano Índico, a sul com província sul-africana do KwaZulu-Natal  e a oeste com a Suazilândia e com a província sul-africana de Mpumalanga.

Orografia

O relevo da província é caracterizado por baixas altitudes, em extensas planícies aluvionares com cotas inferiores a 100m, nas zonas costeiras. À medida que se afasta da costa, para Oeste, aparecem pequenas elevações entre 200 e 400m, até que as cotas se elevam bruscamente nos Montes Libombos (que se estendem no sentido Norte-Sul e marcam a fronteira com a África do Sul), atingindo o seu ponto mais alto de cerca de 800m no Monte Mponduíne.

Hidrografia

A província tem três bacias hidrográficas importantes, dos rios Maputo, Umbeluzi e Incomati, que são a continuação das bacias localizadas na África do Sul e Suazilândia.