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Vice Ministro da Educação visita Província de Maputo

Data: 18/03/2020
Vice Ministro da Educação visita Província de Maputo

A Província de Maputo recebeu no dia 16 de Março corrente, a visita de Manuel Bazo no âmbito da Monitoria Participativa do Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) e Gestão Educacional que começou na Cidade de Maputo.

No seu périplo escalou os Distritos da Matola e da Manhiça. Na Matola visitou o Instituto de Formação de Professores da Matola, Escola Secundária de Khongolote e Escola Primária Completa de Intaka; e na Manhiça visitou apenas o Instituto de Formação de Professores de Chibututuine.

Como corolário desta que foi a primeira visita a Província, o dirigente interagiu com os formandos, formadores, professores e Conselhos de Escola; tendo procurado explorar as experiências/ boas práticas pedagógicas do PEA e boas práticas de gestão escolar.

Os visitados saudaram as correntes reformas na educação como, a introdução do novo currículo, o Sistema Nacional de Ensino revisto, o novo modelo de formação de professores, a riqueza dos conteúdos leccionados...e por ai em diante.

Houve contudo colocação de preocupações como, a construção de mais salas de aula e Escolas Secundárias para garantir o acesso a níveis subsequentes sem percorrer longas distâncias. Também, foi apresentada como outra preocupação a segurança, consistência e durabilidade do material da capa do livro escolar de distribuição gratuita.

Uma experiência digna de menção é a boa relação existente na Escola Primária Completa de Intaka cujo director foi unanimemente ovacionado pela comunidade escolar como bom director e com professores excelentes.

Outra experiência igualmente importante, é a existência do centro de saúde no Instituto de Formação de Professores de Chibututuine que foi vista como boa prática a replicar nas escolas. A formação em Chibututuine foi bastante elogiada desde a actuação dos gestores até ao processo de ensino aprendizagem (PEA)

Como mensagem principal, Manuel Bazo apelou e encorajou a continuidade da boa interação escola-comunidade, envolvimento dos professores, conselho de escola na tomada de decisão e não só. Recomendou que os directores de escola devem interagir ainda com as estruturas da educação, do Governo, do partido, liderarando e coordenando o PEA e a gestão da escola.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano de Maputo.