Informação

Retomadas aulas presenciais na Província de Maputo

Data: 02/10/2020
Retomadas aulas presenciais na Província de Maputo

A cerimónia de reabertura das aulas presenciais do ensino médio, especificamente a 12ª classe, realizou-se, no dia 01 de Outubro corrente, na Escola Secundária da Matola, após 6 meses consecutivos de paralisação devido a eclosão mundial da pandemia da COVID-19.

O acto foi dirigido pela Isália Carmen Eduardo Malia, Directora Provincial de Obras Públicas, em representação de Júlio José Parruque, o Chefe do Executivo e Governador Provincial.

No seu discurso de abertura, a dirigente fez saber que durante os preparativos do reinício das aulas foram definidas acções específicas com vista a averiguar e acompanhar o nível de preparação das estratégias que estavam sendo traçadas no sentido de se garantir um retorno seguro das aulas.

No desenvolvimento da sua alocução, Malia esclareceu que através dos trabalhos de supervisão e monitoria foi possível estabelecer padrões de distanciamento social recomendado, definir-se turmas de 25 alunos, procedimentos de rastreio dos alunos, dos professores e do pessoal não docente, rotatividade baseada na presença mínima de 2 vezes e máxima de 3 vezes por semana na escola, criação de condições para que cada professor manuseie um único apagador e possua um desinfectante recomendado e garantir que os alunos pudessem lavar as mãos após o uso do giz.

No final, a Directora Provincial de Obras Públicas exortou a comunidade escolar, em especial aos pais e encarregados de educação, sobre a necessidade de continuarem a observância rigorosa de todas as medidas de prevenção e controlo da COVID-19 com destaque para a higienização das mãos, o uso obrigatório da máscara, o distanciamento social, uso de etiqueta da tosse e não partilha do material escolar e do lanche.  

Estiveram presentes na cerimónia Raúl Balate, Inspector Chefe Provincial, Esmeraldo Mucache, Inspector Chefe Provincial da Educação, Célio Rafael das Dores Goca, Secretário Permanente do Distrito da Matola, as Directoras do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia e da Escola Secundária da Matola, respectivamente, o Presidente do Conselho da Escola, Pais e Encarregados de Educação, alguns alunos e distintos convidados.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial das Obras Públicas de Maputo.