Informação

Pescadores exortados a pautar por boas práticas

Data: 26/11/2019
Pescadores exortados a pautar por boas práticas

A exortação foi feita pelo Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, por ocasião do Dia Mundial da Pesca que se assinalou a 21 de Novembro.

Este ano, a efeméride decorreu sob o lema “Conservar pesqueiros para mais peixe” e as cerimónias centrais tiveram lugar no Centro Comunitário de Pesca (CCP) de Mabuluku, Posto Administrativo de Machangulo, Distrito de Matutuíne, Província de Maputo.

Bongece disse que 21 de Novembro é o dia em que os pescadores moçambicanos juntam se aos de outros cantos do mundo para celebrar a data e reflectir sobre a actividade e a sua contribuição para a economia de cada CCP do país e do mundo.

Referiu que a Província de Maputo, que acolheu as cerimónias centrais, é uma das maiores potências do pescado em Moçambique. Só o Posto Administrativo de Machangulo contribui de forma destacada para o cabaz das comunidades locais e da Cidade de Maputo, ajudando para a segurança alimentar e nutricional com o consumo do peixe.

Explicou que o lema das comemorações: “Conservar Pesqueiros para mais Peixe”, remete aos exploradores de recursos pesqueiros à necessidade de pautarem por uma pesca sustentável, que privilegia cuidados a locais onde o peixe nasce e cresce, de forma a garantir a sua reprodução para pescar hoje, amanhã e sempre.

A responsabilidade inclui a observância e respeito com rigor dos períodos de veda decretados pelas autoridades para permitir a reprodução das espécies marinhas e de águas interiores, de modo a alcançar-se mais produção e produtividade.

Para que a iniciativa tenha sucesso, o Vice-Ministro apelou ao engajamento de todos os pescadores, unidos em associações ou em Conselhos Comunitários de Pesca no combate à pesca ilegal e ao uso de artes nocivas.

 

Fonte: Samuel Uamusse, Jornalista do Jornal Notícias.