Informação

Parruque desafia as autoridades locais a reflectir sobre a venda de sumo de Canhu

Data: 04/02/2020
Parruque desafia as autoridades locais a reflectir sobre a venda de sumo de Canhu

O pronunciamento foi proferido no âmbito das Festividades do Centésimo Vigésimo Quinto aniversário da Batalha de Marracuene, “Gwaza Muthine”.

Segundo o Governante, o facto tem se verificado ultimamente no decorrer destas festividades; um acto que contraria a tradição no que tange a aquisição deste liquido.

A batalha de Gwaza Muthinifoi travada a 2 de Fevereiro de 1895, sob a liderança do jovem Zixaxa e liga-se a outras como as de MAGULE, de 8 de Setembro de 1895, batalha de COOLELA, a 7 de Novembro de 1895 e resistência de MAGUIGUANA KHOSSA, a 10 de Agosto de 1897.

Estes factos que enumeramos, ocorreram em grande parte na Província de Maputo, sob a liderança dos antepassados que residiam nesta parcela do País e não estavam a favor da ocupação colonial.

A cerimónia realizou-se no dia 02 de Fevereiro do presente ano, Distrito de Marracuene, foi dirigida por Júlio José Parruque, Governador da Província de Maputo, e estiveram presentes Administrador do Distrito de Marracuene, Membros do Governo Provincial e Distrital, Líderes Comunitários e Religiosos, distintos convidados e população em geral.

 

Fonte: Sector de Imprensa do Gabinete do Governador da Província de Maputo