Informação

Júlio Parruque inaugura sistema de abastecimento de água em Marule

Data: 07/09/2020
Júlio Parruque inaugura sistema de abastecimento de água em Marule

O empreendimento funciona através de um sistema foto voltaico com 22 painéis solares de 275 watts cada e beneficia cerca de 1.040 pessoas das quais, 499 homens e 591 mulheres.

A infra-estrutura inaugurada, no dia 3 de Setembro do presente ano, comporta uma captação com 1 furo de 150m de profundidade, 1 conduta adutora tipo PVC de 500m, um depósito elevado com capacidade de 50m3 e altura de 15m, uma rede de distribuição de 2km, 4 fontanários, sendo 2 do tipo quiosque e 2 de duas bicas, 4 ligações domiciliárias e casa de gestão (com 1 escritório para atendimento, 1 armazém e 1 casa de banho).

Na ocasião, o Governador da Província de Maputo saudou a população pelo grande investimento e realização do executivo que culminou com a provisão de água potável para minorar as condições de vida das comunidades na Província de Maputo.

O dirigente enalteceu o apoio do Governo Central através da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento e dos parceiros de cooperação e desenvolvimento que financiaram o Projecto no âmbito do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR/DFID) no valor de 16.319.134,29 meticais.

O governante reiterou a população sobre a necessidade de utilização responsável da infra-estrutura por forma a valorizarem o esforço conjunto dos intervenientes do Projecto tendo, igualmente, recordado sobre a necessidade de maior vigilância contra possíveis actos de vandalismo contra o bem público e que todos possam contribuir para a sua manutenção através do pagamento de uma taxa simbólica que permitirá maior durabilidade do Sistema de Abastecimento de Água.

Na sequência do acto, a população agradeceu ao Executivo Provincial pela construção da infra-estrutura e pediu que continue trabalhando no sentido de construir mais infra-estruturas sociais como escolas e centros de saúde.

Em termos de impacto, o Sistema de Abastecimento de Água da Localidade de Marule contribuirá a curto prazo, directamente, para a higienização da população face a necessidade contínua de observância das medidas de prevenção contra a contaminação comunitária e propagação da COVID-19 para o consumo humano, irrigação de culturas e abeberamento de gado.

A cerimónia de inauguração contou com a participação dos membros do Conselho Executivo Provincial, nomeadamente, Directores Provinciais de Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Cultura e Turismo e do Trabalho, Administrador do Distrito de Magude, Directora do Serviço Distrital Planificação e Infraestrutura, Chefe do Posto Administrativo de Motaze e da Localidade de Marule, respectivamente, líderes comunitários, população local e quadros e técnicos do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Gabinete do Governador, Direcção Provincial de Infra-Estruturas e de outros sectores.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direcção Provincial de Infra-Estrutura.