Informação

Festival de Macaneta enaltece a cultura moçambicana

Data: 13/12/2019
Festival de Macaneta enaltece a cultura moçambicana

A posição foi defendida pela Claudina Mazalo, Secretária Permanente da Província de Maputo, durante o evento que se realizou no dia 06 de Dezembro do ano em curso.

Para o Governo Provincial de Maputo, o festival orçado em cerca de oito milhões de meticais, não só superou as expectativas, como também, serviu para consolidar a unidade nacional.

O Distrito de Marracuene parou literalmente para acolher cerca de trinta mil pessoas provenientes de várias artérias da Cidade e Província de Maputo que participaram na noite do dia 06 de Dezembro, na terceira edição do festival cultural de Macaneta.

Segundo Claudina Mazalo 40 artistas entre os locais, os da província de Maputo, das restantes províncias do país, bem como do estrangeiro, presentes no evento demonstram a convergência de culturas, a convivência e a união do país.

O Administrador do Distrito anfitrião, Marracuene, Shafee Sidat, disse que o festival significa um investimento necessário, o que proporciona uma base para promover a região de Macaneta como potencial turístico. Para este, o festival é de grande valia, pois publica as potencialidades do distrito, tanto no país como na diáspora.

O evento foi abrilhantado por vários artistas dentre nacionais e estrangeiros, com diferentes expressões culturais, desde música, makwaela até a xigubo. Os artistas nacionais louvaram a iniciativa e destacaram a importância do festival para as suas careiras. Já os internacionais como é o caso da Yola Araújo agradeceram o convite e prometeram voltar mais vezes quando forem convidados para eventos de natureza.

 

Fonte: Ancha Chibangue, Jornalista da Delegação do Instituto de Comunicação Social da Província de Maputo