Informação

BAD e FMI visitam reservatório escavado em Matutuine

Data: 15/02/2020
BAD e FMI visitam reservatório escavado em Matutuine

O facto enquadra se no âmbito do projecto de recuperação a seca e resiliência agrícola (DRARP) e tinha como objectivo visitar 1 dos 4 reservatórios  financiadas pelo BAD.

Tao Zhang, Director Adjunto do FMI, que está de visita a Moçambique deslocou-se no dia 09 de Fevereiro corrente a Província de Maputo, concretamente, ao Distrito de Matutuine na companhia de Pietro Toego e  Ari Aisen  Representantes em Moçambique do BAD e  do FMI, respectivamente, e de outros altos oficiais das duas instituições financeiras internacionais. 

Pela parte moçambicana a missão foi acompanhada pelo Paulo Tomas, Director da DARIDAS em representação da Directora Geral do Instituto Nacional Gestão de Calamidades e contou com a presença do Governador da Província de Maputo, quadros do INGC Central e do Governo Distrital. 

A deslocação tinha como objectivo avaliar o impacto do Projecto de Mitigação a Seca e Resiliência Agrícola que desde 2019 está a ser implementado pelo INGC, com financiamento do BAD, nos Distritos de  Matutuine e Magude tendo para tal sido visitado o Reservatório Escavado de Kwache, recentemente, concluído.

O empreendimento compreende: reservatório escavado e impermeabilizado com a capacidade de 25.000 m3, torre com 2 depósitos elevados de 10m3 cada, bomba submersível, bebedouro para gado, fontanária e 2 tanques para lavar roupa.

No final, o Representante do FMI e o Governador interagiram com a população local presente que acorreu ao evento e recebeu explicações sobre o funcionamento do projecto com destaque para a sua abrangência e desafio de gestão destas infraestruturas, entre outros aspectos.

A terminar, a população beneficiária agradeceu pelo empreendimento que devido as últimas precipitações absorveu alguma quantidade de água que carregou o Reservatório Escavado o que facilitou as demonstrações.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial das Obras Públicas e Recursos Hídricos de Maputo.