Informação

PROVÍNCIA DE MAPUTO PRONTA PARA O CURSO NORMAL DO CENSO/2017

Data: 03/08/2017
PROVÍNCIA DE MAPUTO PRONTA PARA O CURSO NORMAL DO CENSO/2017

As autoridades governamentais da província de Maputo garantem que estão criadas todas as condições para que o IV Recenseamento da População e Habitação, que hoje arrancou em todo o país, decorra sem sobressaltos, nesta parcela do Sul de Moçambique.

A garantia foi manifestada pelo governador da província, Raimundo Diomba, momentos após o recenseamento da sua família, acto que decorreu na sua residência oficial, na cidade da Matola.
“Efectivamente, a nossa província está pronta para o recenseamento”, assegurou Diomba, falando a imprensa, afirmando que a província vai alcançar os objectivos preconizados.
A província de Maputo, segundo o governador, projecta recensear mais de 1.700 mil pessoas, “mas, na prática, vai-se ver e, se conseguirmos superar, melhor ainda”
Diomba explicou que, na preparação do processo, a província tomou em conta todas as situações possíveis que possam pôr em causa este exercício, incluindo condições climáticas desfavoráveis, razão pela qual foram criadas condições para que não haja paralisação.
“Vamos usar todos os meios que permitem que, mesmo se a casa for de caniço e não haja condições para lá se estar presente, o carro dos recenseadores sirva, ao mesmo tempo, para lá se recensear”, disse o governador.
O delegado provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE), Afonso Uate, disse também que foram criadas condições de segurança, tanto para o material quanto para o pessoal envolvido.
Sobre o recenseamento da sua família, o governador disse sentir-se satisfeito, porquanto cumpriu o seu dever cívico e de cidadania.
“É um processo muito normal que ninguém teve ter receio”, afirmou, apelando a toda a população da província a participar activamente para que se consiga encurtar o tempo.
Com efeito, aconselhou as pessoas a não se ausentarem, quando avisadas da chegada das brigadas, salvo em situações de necessidade, daí que devem sempre estarem atentas às orientações das lideranças locais e do pessoal ligado ao processo.
“Estamos, de facto, num momento que queremos conhecer quanto somos, para a planificação do governo”, explicou Diomba, cuja família foi recenseada pelo delegado provincial do INE.
Para levar a cabo este processo que termina a 15 de Agosto corrente, a província de Maputo conta com um total de 5.024 agentes recenseadores.
Para o curso normal do processo, o governo provincial fez entrega, segunda-feira, de 12 viaturas à delegação do INE naquele ponto do país, que vão garantir o transporte do equipamento e o pessoal para os oito distritos, incluindo o da Matola, a capital provincial.
(AIM)
DT/SG