Informação

Corredores de tratamento ajudam na sanidade animal

Data: 09/11/2019
Corredores de tratamento ajudam na sanidade animal

Dois corredores de tratamento de gado foram entregues quarta-feira aos povoados de Mavunguane e Langa Boy, localidade de Matucanhane, no Sábiè, Distrito de Moamba, Província de Maputo.

Trata-se de duas infra-estruturas destinadas a conter o gado, no acto do tratamento, quer se trate de banhos carracicidas, quer da administração de vacinas para facilitar os criadores locais na manutenção da sanidade animal.

Serão beneficiados pelos corredores, nesta primeira fase, cerca de 200 criadores de Mavunguane e Langa Boy, onde estão arrolados 4.050 bovinos, 11.146 caprinos e 3.297 ovinos.

A construção dos corredores custou 2.1 milhões de meticais, financiados pelo Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (FIDA), numa iniciativa levada a cabo pelo Fundo de Desenvolvimento agrário (FDA), através do projecto de Desenvolvimento de Cadeia de Valor nos corredores do Maputo e Limpopo (PROSUL).

O objectivo do projecto é o aumento sustentável da renda dos pequenos produtores a partir do incremento da produção, produtividade, melhoria da qualidade e ligação ao mercado, intervindo em três cadeias de valor, nomeadamente horticultura, mandioca e carnes vermelhas.

As cerimónias de inauguração dos corredores de tratamento de gado foram dirigidas pela administradora de Moamba, Guilhermina Kumagwhelo, que apontou que as infra-estruturas são de extrema importância porque marcam uma nova etapa na vida dos criadores do Sábiè, concretamente dos povoados de Mavunguane e Langa Boy.

Referiu que a iniciativa vai aliviar os criadores do árduo trabalho que tinham no acto de tratar o gado, porque os sistemas existentes são de construção precária, não oferecendo eficiência na execução do trabalho.

Explicou que a falta de um sistema eficaz para o tratamento do gado desencorajava os criadores na hora de submeter ao banho carracicida ou à vacinação.

“Face à situação, o governo entrou em parceria com o FDA para a instalação de um sistema moderno e eficiente. O governo providenciou, igualmente, a droga caracicida, para que os banhos sejam realizados com sucesso”, disse.

Guilhermina Kumagwhelo informou que Moamba tem um potencial para a criação de gado bovino, que constitui uma riqueza para as comunidades usarem no sustento das suas famílias, educação dos filhos, construção de habitação e outras iniciativas.

A administradora apelou aos criadores para que cuidem bem das infra-estruturas para que durem por muito tempo.

Manuel Langa, técnico do FDA, disse que a montagem dos corredores observou as exigências e especificações, daí que o seu tempo de vida útil pode chegar a 20 anos.

Garantiu que qualquer problema nos primeiros 12 meses será suportado pelo empreiteiro, segundo rege o contrato.

 

Fonte: Samuel Uamusse, Jornalista do Jornal Notícias.