Informação

Boane e Matutuine sofrem efeitos do vendaval

Data: 17/11/2019
Boane e Matutuine sofrem efeitos do vendaval

No dia 14 de Novembro do corrente ano, a Província de Maputo foi assolada por uma tempestade que causou danos ao Sector da Pecuária.

No Distrito de Boane, nos povoados de Mahubo e Jossias Tongogara, Localidade Eduardo Mondlane, morreram cerca de 53 galinhas landins do sector familiar.

No Distrito de Matutuine, povoado de Kufa, na Unidade de produção da Empresa Agro Campos com um aviário de capacidade instalada de 60.000 bicos por ciclo teve se como prejuízos a destruição total da cobertura de um pavilhão com capacidade de 22.000 bicos por ciclo; destruição parcial da cobertura de 2 pavilhões com capacidade de 22.000 e 16.000 bicos respectivamente por ciclo; mortalidade de cerca de 45.000 pintos de 10 dias de idade; e perda de parte da ração aprovisionada.

Apesar dos danos causados neste Sector, a queda da chuva permitiu o encaixe de água nas represas e outras fontes de abeberamento do gado da Província. Com efeito, vai permitir o rebroto do pasto e o cultivo de foragens para alimentação; produção de feno e silagem que vai garantir a suplementação do gado na época de carência de pastos.

De referir que, para o Sector Agrícola não houve danos a registar e para a Campanha Agrária 2019/2020 foram lavrados cerca de 174.481 hectares e semeados 132.062 hectares de culturas diversas. A precipitação ocorrida, irá permitir o aumento da área semeada devido a disponibilidade de humidade no solo.

No entanto, na tempestade registou-se uma precipitação média de 38.6mm, ventos fortes, trovoada, granizo e subida do caudal do rio Umbeluzi e vala Mulaúze.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Maputo.