Agricultura

Data: 22/11/2017

Pela sua localização geografica e qualidade dos solos apresenta um potencial agrícola

Agricultura

Com cerca de 43.200ha de terras aráveis com aptidão para o cultivo de cereais, hortícolas, leguminosas, tubérculos e fruteiras; 74.5% representa a área de produção sequeira e 11,6%, irrigável.

Existência de terra arável para massificação da produção hortícolas (repolho, tomate e batata reno).

O Distrito de Boane apresenta três grandes grupos de solos que são: (1) solos fluviais de alta fertilidade que abundam principalmente ao longo das margens dos rios Tembe e Umbeluzi, concretamente nos bairros de Belo Horizonte, Campoane, 25 de Setembro e Jossias Tongogara. (2) Solos arenosos de fertilidade muito baixa e baixa retenção de água, ocupam grande parte do Distrito e, (3) solos argilosos vermelhos ocupam uma proporção espacial intermédia entre os dois tipos de solos anteriormente apresentados, particularmente uma dos bairros Mavoco, Rádio Marconi, Filipe Samuel Magaia, Massaca e Mahanhane, (DINAGECA, 1997).

O vale do rio Umbeluzi possui solos com potencial agrícola e pecuário, que são explorados por agricultores do sector privado e familiar.

Existe no Distrito uma diferença notável entre as zonas em relação a segurança alimentar. A zona sul, mais estável é coberta pela rede de rios, beneficia de regadios e baixas húmidas é apta para hortícolas, bananas e citrinos.