Informação

Vitória Diogo quer maior cooperação entre produtores de açúcar em Xinavane

Data: 03/08/2020
Vitória Diogo quer maior cooperação entre produtores de açúcar em Xinavane

A Secretária de Estado na Província de Maputo orientou os produtores de cana sacarina do Distrito da Manhiça a dialogar mais entre si para a elevação contínua da produção naquela região.

Quer os produtores das fábricas, quer associativos ou familiares, são determinantes para a produção local, segundo sustentou a dirigente.

Vitória Diogo visitou a fábrica Açucareira de Xinavane, onde se inteirou dos níveis de produção e perspectivas daquela unidade fabril. A fábrica continua a operar sem constrangimentos maiores, apesar da pandemia da Covid-19, abastecendo os mercados nacional e internacional.

Para garantir maior quantidade de matéria prima para produção de açúcar, a Açucareira estabeleceu acordos com produtores de cana sacarina familiares ou associativos. 

De há dois anos para cá, as principais indústrias consumidoras do açúcar no País são abastecidas pela Açucareira de Xinavane. A Secretária de Estado desafiou aos gestores daquela unidade fabril a recrutar mais mulheres para as áreas técnicas, havendo algumas nos sectores de engenharia química e soldaduras, para além do sector de refinamento.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo.