Informação

Vitória Diogo defende maior coordenação das acções de prevenção do COVID-19

Data: 18/03/2020
Vitória Diogo defende maior coordenação das acções de prevenção do COVID-19

A Secretária de Estado na Província de Maputo dirigiu no dia 16 de Março corrente a reunião de avaliação das actividades desenvolvidas nas fronteiras da Província no âmbito da prevenção desta pandemia.

Participaram no encontro administradores dos distritos fronteiriços, directores distritais de Saúde, dirigentes das Alfândegas, Migração, PRM, Chefes de Postos Administrativos, técnicos do Ministério da Saúde, entre outros responsáveis de entidades interessadas.

A governante defendeu que todas entidades envolvidas devem aprimorar as acções de prevenção e garantir que nenhum viajante oriundo de países com elevada taxa de transmissão entre em território nacional sem o devido rastreio.

Disse ser fundamental disseminar as medidas de prevenção junto das comunidades, professores, confissões religiosas, grupos desportivos, entre outros. Também recomendou a distribuição massiva de equipamento para a protecção individual.

"A abordagem integrada, colaborativa, será determinante para o sucesso de todas actividades de prevenção que realizarmos. A principal arma que Moçambique tem para lidar com a pandemia é a prevenção. É preciso optimizar os recursos humanos disponíveis.

Temos de ser vigilantes nos pontos informais de entrada. Devemos garantir que todos passageiros sejam rastreados nas nossas fronteiras", referiu.

A Província de Maputo tem cinco postos fronteiriços, nomeadamente Ressano Garcia, Ponta D'ouro, Namaacha, Goba e Porto da Matola. Desses pontos, foram rastreadas cerca de 134 mil viajantes até o dia 15 de Março e 18 deles cumpriram quarentena domiciliária, sendo que 14 já tiveram alta.

Os sintomas do coronavírus são tosse,  febre, dor de garganta, dificuldades em respirar, entre outros.

Para prevenção recomenda-se cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, utilizar lenço descartável para higiene nasal, entre outras.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direcao Provicial da Saúde de Maputo.