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Secretária de Estado recomenda melhor gestão documental na Província de Maputo

Data: 03/08/2020
Secretária de Estado recomenda melhor gestão documental na Província de Maputo

Vitória Diogo recomendou, no dia 30 dia de Julho do ano em curso, no Distrito da Manhiça, aos chefes de secretaria, coordenadores das Comissões de Avaliação de documentos e técnicos responsáveis pelo tratamento de informação classificada, a melhorar a gestão documental para garantir melhor serviço aos utentes dos serviços públicos.

A governante falava no acto de abertura do Seminário de Gestão Documental e Tratamento de Informação Classificada que se realizou no âmbito da Boa Governação e Descentralização. A capacitação tem a particularidade de  acontecer num período de implantação dos órgãos e entidades descentralizadas.

Tal como recordou, a implantação dos Órgãos de Governação descentralizada visa responder aos programas governativos assegurando a aproximação dos serviços públicos ao cidadão com rapidez e qualidade e exige a tomada de medidas organizativas pelo Estado, com destaque para a transferência de documentos e dossiers   (memória institucional) que garantam a continuidade dos diferentes serviços prestados pelo Estado, por forma a garantir que não haja rupturas nos procedimentos, prazos e influenciem negativamente as decisões dos órgãos sobre as petições em curso.

Enfatizou que o processo é fundamental na gestão de documentos, dai que se exige discernimento, profissionalismo, zelo e capacidade de reorganizar a memória institucional de acordo com os valores, a missão e visão institucionais.

A dirigente sublinhou que o arquivo organizado permite localizar rapidamente os documentos para análise, tramitação e facilita a tomada de decisões.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo.