Província de Maputo eleva consultas pré-natais
O facto notabilizou se através do aumento de consultas pré-natais de 60 mil e 188 para 66 mil 958 mulheres grávidas, de 2018 para 2019, correspondendo a um crescimento de 66 porcento.
Os dados foram anunciados durante a primeira reunião provincial de Serviço Materno Infantil que decorre no Distrito de Marracuene, juntando especialistas do sector a nível provincial.
O crescimento resultou de múltiplas actividades realizadas pelo sector da saúde nos oito Distritos da Província de Maputo, com enfoque a divulgação dos serviços de planeamento familiar e suas vantagens, abertura de novas maternidades, formação de enfermeiras, entre outras.
As consultas pré-natais antes de 12 semanas de gravidez cresceram de 4 mil e 442 para 8 mil 198.
Todavia, a cobertura de partos nas unidades sanitárias praticamente foi estacionária comparando os dois anos, tendo se situado em 50 porcento, correspondente a 45 mil e 233 partos institucionais.
Por isso, a Direcção Provincial de Saúde de Maputo está a discutir as fragilidades do programa de Planeamento Familiar tendo em vista elevar ainda mais as coberturas actuais. Um dos desafios destacados pelos profissionais do sector é a elevação contínua da qualidade dos serviços prestados nas maternidades. Foi neste contexto que mais dez maternidades foram acreditadas ano passado em cuidados obstétricos de emergência básicos (sete) e completos (três). Também foram acreditadas cinco maternidades em Atendimento Integrado às Doenças de Infância.
Ano passado, o programa do Serviço Materno Infantil foi beneficiado pela abertura de seis novas maternidades; entrada em funcionamento de duas casas de espera para mulheres grávidas; formação de 25 enfermeiras de SMI em Iniciativa Maternidade Modelo; formação de 29 provedores em cuidados pós-aborto; formação de 79 provedores em matérias de Acreditação em Atendimento Integrado às Doenças de Infância; formação de 15 parteiras tradicionais no Distrito de Matutuine.
Notar que o encontro, que termina esta sexta-feira, também vai analisar casos de mortalidade materna ocorridos na província de Maputo para tirar ilações de modo a evitar situações futuras.
Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem da Direção Provincial da Saúde de Maputo.