Informação

Província de Maputo cria condições para melhoramento de efectivo do gado bovino

Data: 14/07/2020
Província de Maputo cria condições para melhoramento de efectivo do gado bovino

Como forma de garantir a sanidade animal na Província, o Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, procedeu com a entrega de mais um tanque carracicida, totalizando 32 tanques distribuídos pela Província.

O tanque entregue na localidade de Mafuiane, no Distrito de Namaacha, tem a capacidade de banhar 10 a 20 mil animais desde que estejam organizados. Para além do tanque, ofereceu aos criadores daquela localidade medicamentos para três meses.

Através do Projecto AVACYEP, o Governo da Província de Maputo entregou, igualmente, 02 toneladas de milho de alto rendimento, 14 toneladas de fertilizantes, diversas sementes certificadas de hortícolas neste espaço geográfico.

Os produtos entregues poderão beneficiar pelo menos mil produtores daquele Distrito. O enfoque do Projecto AVACYEP são jovens e mulheres, como forma de impondera-los e gerar o auto-emprego.

O Distrito de Namaacha tem um efectivo de 2.600 animais e com as condições de sanidade criadas para banho e tratamento de animais, entretanto, há condições para o crescimento do efectivo.

O tanque entregue na localidade de Mafuiane é o 32º, e o executivo almeja ter 95 tanques na província para controlar e garantir a sanidade animal. Só nos últimos seis meses foram feitos 14 tanques carracicidas para assistência veterinária.

O Governador da Província, Júlio Parruque, disse que o tanque entregue naquela localidade é de dimensão suficiente para produção e para aumentar mais a produção animal.

“Entregamos aqui insumos, porque Namaacha tem um potencial natural, Mafuiane tem um potencial, também, bastante impressionante, portanto, este é um reforço através do Projecto AVACYEP, angariado pelo Governo moçambicano para incrementar mais a produção”, destacou.

Parruque afirmou que o investimento que está a ser feito pelo seu executivo é uma resposta a produção de carnes vermelhas.

“Nós, ao longo deste quinquénio, antes de terminar este mandato, iremos reabilitar todos os 95 tanques carracicidas que temos na província. Antes do mandato terminar, teremos todos os tanques prontos, porque é uma resposta directa a produção de carne bovina na Província”, explicou.

A Província de Maputo tem 360 mil cabeças de gado bovino, “até ao final do mandato queremos fazer contas, queremos crescer mais, e o crescimento do gado passa por aqui. Num passado recente, perdemos muito gado por causa da seca, hoje, estamos a perder por doença e roubo, e queremos estancar esses dois males”.

 

Texto: Lídia Cossa, Jornalista do Jornal Dossiers e Factos.