Informação

Matutuine acolhe cerimónia do dia mundial de pesca

Data: 13/12/2018
Matutuine acolhe cerimónia do dia mundial de pesca

No dia 21 de Novembro do ano em curso, em Maputo, Distrito de Matutuine, realizou se a Cerimónia do Dia Mundial de Pesca sob o lema “Pesca Responsável, Base de Aumento da Produção e Produtividade Pesqueira.

No âmbito desta cerimónia foi inaugurado um posto de transformação de energia em Mabuluku, Lançada a Campanha de Orgulho e realizados concursos de regata com barco a vela, remo, Pesca, declamação e poema.

A infraestrutura de corrente elétrica inaugurada associada a aquisição de meios de frio irá contribuir significativamente para a melhoria das condições de conservação do pescado, diminuição de perdas pós captura e aumento dos Rendimentos.

A Campanha de orgulho lançada tem em vista influenciar todos os actores na cadeia de valor da pesca a aceitarem modificar ou abandonar voluntariamente o comportamento maléfico aos ecossistemas de modo a adoptar práticas sustentáveis para a pesca.

A cerimónia foi dirigida por Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo e contou com a presença do Administrador do Distrito de Matutuine, Membros do Governo Provincial e Distrital, Presidente do Conselho Comunitário de Pesca de Mabuluku, líderes comunitários e religiosos, pescadores e distintos convidados.