Informação

Maputo confiscou 31 toneladas de frango importado ilegalmente

Data: 28/07/2020
Maputo confiscou 31 toneladas de frango importado ilegalmente

A informação foi partilhada no dia 24 de Julho corrente pela Secretária de Estado na Província de Maputo, durante um encontro com empresários do Distrito de Matutuine, no âmbito da visita de trabalho que efectuou àquela região.

O aperto ao cerco a importação ilegal de frango e derivados na Província de Maputo resultou na confiscação de cerca de 31 toneladas do produto em postos de controlo e estabelecimentos comerciais durante o mês de Julho corrente. Também foram recolhidas cinco mil dúzias de ovos.

Curiosamente, parte do frango confiscado foi notificado pelas autoridades sanitárias como impróprio para consumo humano por estar deteriorado devido a má conservação.

O controlo do contrabando está a permitir, paulatinamente, a recuperação do sector avícola na Província de Maputo, com crescente aquisição do pinto de um dia e rações.

Notar que, actualmente, está vedada a importação de frango congelado, quer inteiro, quer em pedaços, como medida de protecção dos operadores moçambicanos, os quais, demonstram capacidade de abastecer o mercado nacional.

 

Fonte: Repartição de Tecnologias de Informação, Comunicação e Imagem do Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Maputo.