Informação

Magude comemora 123 anos da morte de Maguiguana Khossa

Data: 13/08/2020
Magude comemora 123 anos da morte de  Maguiguana Khossa

Sob o lema: Magude, 123 anos imortalizando os feitos do Rei Maguiguana Khossa, comemorou-se no dia 10 de Agosto corrente, os 123 anos da morte do líder de resistência contra a ocupação colonial, Maguiguana Khossa.

A efeméride teve lugar no Posto Administrativo de Mapulanguene,  Distrito de Magude, Província de Maputo, e foi orientada pelo Lúdgero Gêmo, Director Provincial da Cultura e Turismo,  em representação de José Parruque, Governador da Província de Maputo, que no seu discurso enalteceu os actos de heroísmo deste líder na defesa do País e realçou a necessidade de imortalizar os feitos de todos aqueles que abnegadamente lutaram para defender a nossa pátria mesmo sem material bélico capaz de superar o colono. "É uma necessidade primordial manter viva a história de Maguiguana Khossa devendo para tal transmitirmos o seu legado às gerações mais novas, disse o director.

O evento contou ainda com a exposição de produtos agrículas demonstrando uma das actividades de bandeira do Distrito. Ainda neste âmbito realizou-se uma visita ao Centro de Saúde de Mapulangue e a um estabelecimento de alojamento, restauração e comercial, como forma de encorajar ao proprietário no sentido de continuar resiliente, evidando esforços face à falta de clientela neste período da pandemia do COVID -19. 

As comemorações não tiveram momentos culturais devido ao Estado de Emergência, mas contou com a presença dos Membros do Governo Distrital, da Assembleia Provincial residentes, do Partido FRELIMO, de uma delegação de 4 pessoas provenientes da Província de Gaza, líderes comunitários, técnicos, entre outros num número aproximado de 50 participantes.

Foi um evento caracterizado pela deposição de coroa de flores no túmulo onde jazem os restos mortais do líder Maguiguana Khossa e visita ao local onde supostamente se escondeu antes de ser assassinado, bem como, visitou-se o Monumento de Joaquim Albuquerque.

A comemoração da morte de Maguiguana Khossa enquadra-se na nessessidade de conservação, preservação e valorização do Património Cultural Nacional.

 

Fonte: Direção Provincial da Cultura e Turismo de Maputo.