Informação

Jovens chamados a investir na sua formação

Data: 10/08/2020
Jovens chamados a investir na sua formação

Esta visão foi partilhada, no dia 07 de Agosto corrente, na Cidade da Matola, pelo Governador da Província de Maputo, Júlio José Parruque, no acto de lançamento da Semana Nacional da Juventude nesta parcela do País.

Os jovens da Província de Maputo são chamados a investir na sua formação técnica e, sobretudo, em línguas que lhes permitam se exporem ao mercado de trabalho, com as necessárias habilidades.

A Semana Nacional da Juventude decorre de 7 a 12 de Agosto corrente, sob o lema "Engajamento da Juventude para Acção Global".

O governante disse que os jovens devem ser agentes da mudança, assumindo maior protagonismo no programa SUSTENTA, lançado recentemente na província de Maputo, no Distrito da Moamba, e à escala nacional.

Exortou para que os jovens façam uso do Portal de Emprego do Instituto Nacional de Emprego - INEP - e não esperem que a informação vá até si.

Disse que a visão do Governo da Província de Maputo sobre a juventude, no presente ciclo de governação, será partilhada com os jovens, no dia 12 de Agosto.

Sublinhou, entretanto, que o Executivo da Província tem consciência plena de que é preciso criar mais empregos para os jovens, mas também é necessário que também tenham capacidades e habilidades para responder aos grandes projectos de desenvolvimento, não só na Província como também do País.

Júlio Parruque referiu que a Província de Maputo possui 2.216.460 habitantes, dos quais 812.550 são jovens, sendo 385.025 homens e 427.527 mulheres.

Disse que no I semestre deste ano, 54 jovens beneficiaram de 25 kits de emprego, de um total de 48 planificados para 2020.

Estas acções, afirmou, têm como objectivo engajar, cada vez mais, o jovem, no processo de desenvolvimento do País e da Província, em particular.

Outrossim, 158 jovens beneficiaram de estágios pré- profissionais, de um conjunto de 461. Do mesmo modo, foram formados 125 candidatos a emprego, dos 413 programados para o presente ano.

Numa alusão à pandemia da Covid-19, o Governador da Província de Maputo realçou que  à zero hora de amanhã, dia 8 de Agosto corrente, inicia um novo estado de emergência.

Para Júlio Parruque, os jovens da Província de Maputo têm mais uma oportunidade para contornar esta doença mortífera, aperfeiçoando a observância das medidas de prevenção da Covid-19 recomendadas pelas autoridades.

"O nosso jovem não pode ser visto como sendo aquele que não obedece, aquele que não cumpre. Todos juntos, vamos vencer a Covid-19", disse.

A cerimónia de lançamento da Semana Nacional da Juventude contou com a presença da Administradora da Matola, Anastácia Quitane, da presidente do Conselho Provincial da Juventude, Emília Chambal, do chefe do Departamento Provincial da Juventude, Emprego e Formação Profissional, Valter Muianga, e de representantes de associações juvenis.

 

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Maputo.