Informação

Governador Júlio Parruque anuncia fundo de cinco milhōes para financiar iniciativas juvenis na Província de Maputo

Data: 13/08/2020
Governador Júlio Parruque anuncia fundo de cinco milhōes para financiar iniciativas juvenis na Província de Maputo

Cinco milhōes de meticais é o valor que será disponibilizado, a partir de 2021, pelo Executivo da Província de Maputo para financiar iniciativas juvenis de geração de renda e emprego.

O anúncio foi feito, no dia 12 de Agosto corrente, em Boane, pelo Governador Júlio Parruque, nas comemorações do 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, este ano celebrado sob o lema "Engajamento da Juventude para a Acção Global".

Na ocasião, o governante anunciou também o lançamento, próximo ano, do programa "Condomínios Verdes", ao abrigo do qual cada jovem da Província de Maputo terá direito a um hectare de terra para produzir comida.

Denominado "Fundo Jovem", o montante, segundo explicou, constitui mais uma ferramenta para dar oportunidades à juventude para empreendedorismo, inovação e fonte de geração de renda.

Observou que o Executivo da Província tem a consciência de que o fundo não vai resolver tudo, mas constituir-se-á numa prestimosa contribuição, no quadro dos esforços visando resolver as preocupações deste segmento social.

O fundo será bastante acessível, de acordo com Júlio Parruque, e é uma iniciativa que faz parte integrante da promessa feita no discurso de tomada de posse para o cargo de Governador da Província de Maputo.

Os montantes a serem disponibilizados aos jovens serão modestos, para permitir que, muito depressa, possam investir em acções empreendedoras concretas.

Sublinhou que o fundo será atribuído aos jovens, com muita responsabilidade, assegurando o seu carácter rotativo, pois se trata duma subvenção para promover o desenvolvimento.

Com a iniciativa "Condomínios Verdes", pretende-se que os jovens invistam, com seriedade, na agricultura, de modo que não haja interrupção na cultura familiar de produzir para o auto-sustento.

Disse que agora com a Covid-19, é um dado adquirido que tudo pode fechar, mas uma machamba não.

"Um País independente tem que ter também soberania na comida. Fechemos fronteiras, mas não morremos de fome", disse Julio Parruque, dirigindo-se aos jovens do Estabelecimento Penitenciário Juvenil de Boane, local escolhido para a celebração do Dia Internacional da Juventude na Província de Maputo.

Acrescentou que a iniciativa "Condomínios Verdes" estará associada, igualmente, ao programa SUSTENTA.

Entretanto, o Governador da Província de Maputo apelou aos jovens em reclusão no Estabelecimento Penitenciário Juvenil de Boane a investirem o seu tempo no bom comportamento, disciplina e no arrependimento.

Disse que o lugar ideal do jovem não é a cadeia, pois constitui o capital humano mais precioso da província e força motriz na luta contra a pobreza, rumo ao desenvolvimento sustentável.

"Vocês são jovens. Estamos à vossa espera lá fora, para o desenvolvimento", afirmou, apelando-os igualmente a se prevenirem da pandemia da Covid-19.

 

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Maputo.