Informação

Gestores escolares exortados a serem mais arrojados

Data: 13/08/2020
Gestores escolares exortados a serem mais arrojados

A exortação foi feita, no dia 12 de Agosto corrente, pelo Governador Júlio Parruque, no encontro com os directores dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) e os presidentes de Conselhos de Escola, que tinha em vista aprimorar os preparativos da Província para a retoma das aulas.

Os gestores escolares da Província de Maputo são exortados a serem mais arrojados na busca de soluções dos problemas que ainda subsistem no processo de preparação da retoma das aulas na Décima Primeira Classe.

Na ocasião, os presidentes de Conselhos de Escola apresentaram ao governante preocupações com relação à falta de funcionários que se encarregam de limpeza e guardas. Colocaram ainda como inquietação a questão de transporte dos alunos, nomeadamente, fiscalização das carrinhas, material e produtos de higienização ajustados à realidade de casa estabelecimento escolar, alegada insuficiência de fundos alocados para o processo, entre outras.

Reconheceram e saudaram, no entanto, o Governo pela disponibilização dos fundos para a realização de intervenções pontuais, a exemplo das casas de banho, e compra de produtos de higienização.

Na sua intervenção, Parruque destacou que a preparação da retoma das aulas não é tarefa exclusiva do Estado, mas também dos pais e encarregados de educação, dos gestores escolares, presidentes de Conselhos de Escola e a sociedade, em geral.

No processo preparatório da retoma das aulas presenciais, segundo afirmou, foi também evidente o envolvimento e a colaboração dos estabelecimentos de ensino particulares.

Reconheceu o comportamento exemplar evidenciado em todos os oito Distritos da Província, ao longo dos primeiros 120 dias do estado de emergência.

Júlio Parruque manifestou indignação, relativamente à forma como é encarada a questão das casas de banho nas escolas. 

Disse que as casas de banho sempre existiram, mas "nós adiamos a solução do problema".

Recomendou aos presidentes de Conselhos de para apoiarem, mobilizarem parceiros e a sociedade, em geral, bem como, denunciarem o que não está bem neste processo.

Contudo, apelou para que o processo seja levado a cabo com cautela, sem alaridos nem animosidades, devendo-se seguir o respectivo protocolo.

Apelou ao sector da Educação na Província, para que na sua matriz para este processo haja ideias claras sobre a limpeza e a questão dos guardas.

Júlio Parruque afirmou que o sistema de segurança nas escolas deve ser de qualidade, de modo a não permitir intrusos.

A formação dos professores sobre a prevenção contra a Covid-19 deverá ser intensificada, uma tarefa acometida aos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia.

O professor deve estar protegido da pandemia, quer nesta fase de preparação, quer durante as aulas.

O Governador da Província de Maputo recomendou, por outro lado, para que os Conselhos de Escola sejam revitalizados.

 

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Maputo.