Informação

Cidade e Província de Maputo poderão ter linha férrea circular

Data: 28/07/2020
Cidade e Província de Maputo poderão ter linha férrea circular

A linha vai ligar sete estações por forma a flexibilizar a mobilidade de passageiros e mercadorias e terá aproximadamente 27 quilómetros de extensão, ligando as estações da Matola Gare e do Albazine, nas Autarquias da Matola e Maputo, respectivamente.

O projecto é financiado pelo Banco Mundial em cerca de 80 milhões de dólares norte americanos e tem a previsão de início para o primeiro trimestre do próximo ano, segundo dados apresentados no dia 21 de Julho corrente a Júlio Parruque, Governador da Província de Maputo.

Segundo Amade Camal, Representante da MetroBus, a iniciativa de construção da linha férrea surge no âmbito da expansão de rotas de transportes de passageiros da operadora MetroBus.

Cleiton Macatange, um dos gestores do projecto disse na ocasião que com a construção da linha férrea, ligando as sete estações da baixa da cidade de Maputo, Matola Gare, Mozal, Boane, Albazine e Marracuene, vai se constituir uma linha circular, na qual os comboios passarão com certa regularidade em cada ponto de embarque e desembarque.

Por sua vez, Júlio Parruque, Governador da Província de Maputo, disse que aquele ponto do País precisa dos serviços que facilitem o movimento de cidadãos, sobretudo para os seus postos de trabalho.

 

Fonte: Jornal Notícias do dia 22 de Julho de 2020, página 03.