Informação

Autoridades preocupadas com desnutrição de filhos de pescadores

Data: 01/08/2019
Autoridades preocupadas com desnutrição de filhos de pescadores

As autoridades do Mar, Águas Interiores e Pescas estão preocupadas com a desnutrição dos filhos dos pescadores, a nível da província de Maputo.

O Vice-Ministro do pelouro, Henrique Bongece que no dia 24 de julho do presente ano efectuou uma visita de trabalho a Matola, constatou que alguns pescadores, em todo o território nacional, priorizam a venda de todo o pescado que capturam sem deixar uma parte para a alimentação das suas famílias, uma prática também notável entre os piscicultores.

O dirigente considerou ser triste ver filhos de pescadores a sofrerem de malnutrição, o que lhes coloca em risco de serem vulneráveis a várias epidemias.

Pelo facto, Henrique Bongece assume que se deverá desenhar políticas e planos de educação e sensibilização aos pescadores sobre os hábitos de consumo de peixe e outros mariscos, como forma de garantir uma boa dieta alimentar.

“Para além de fiscalizar a legalidade do exercício pesqueiro por parte do pescador, deve-se mobilizar e incentivar o pescador a consumir uma parte dos produtos obtidos, para o melhoramento da sua dieta”, referiu.

Explicou ainda que quando o pescador vende todo o produto beneficia a outros, em detrimento dele e da sua família, porque os compradores vão ganhar boa saúde e ele corre o risco de morrer  à fome ou de desnutrição.

 

Fonte: Jornal Notícias On Line do dia 25 de Julho de 2019