Informação

Posto de transformação de energia inaugurado em Matutuine

Data: 15/05/2019
Posto de transformação de energia inaugurado em Matutuine

A infraestrutura localiza se no Povoado de Chucha, Posto Administrativo de Catuane, vai beneficiar 357 família das quais, actualmente, 19 tem em suas casas energia eléctrica.

Esta fonte foi concebida no âmbito da responsabilidade Social das Empresas Jatinho propriedade Agricola e Grisule  foi orçada no total em 11.133.661,00Mt.

A inauguração realizou se, no dia 09 de Maio do ano em curso, no âmbito deuma visita de trabalho de 02 dias efectuada pelo Governador da Província de Maputo.

Durante a Governação Aberta a este Distrito, o Governador orientou Sessão Extraordinária, comício popular, visitou e inaugurou empreendimentos socioeconómicos, entre outras actividades.

No primeiro dia, visitou a propriedade dos senhoresMarcelina e Joaquim, Posto Administrativo de Catuane,Povoação de Manhengane, concretamente, o Cural de Gado bovino, Represa e Machamba de milho. A propriedade conta com cerca de 2.000 hectares (ha) dos quais, 500 para produção agrícola e a restante área para produção pecuária. Na área pecuária, conta com um efectivo de 1.605 bovinos (raças Braiman, Nguni e Bosmara), 145 ovinos e 203 caprinos, possui ainda uma manada de 51 novilhos na fase de engorda. O empreendimento é composto por 75 trabalhadores dos quais, 18 mulheres e 57 homens. Tem como mercado principal a Cidade e Província de Maputo.

Na visita a represa, constatou se que a mesma beneficiou de uma reabilitação em 2015, tendo conseguido acumular água no presente ano que beneficia a população local, incluindo o abebaramento do Gado.

De seguida, no Povoado de Zicale, o Governador visitou 3 aquedutos, construídos com fundos do Governo do Distrito, no valor de 1.899.998,70mt (um milhão oitocentos noventa e nove mil novecentos noventa e oito meticais e setenta meticais). Os aquedutos vão aliviar o problema de escoamento dos produtos, sobretudo, no tempo chuvoso e facilitar a transitabilidade que outrora, era difícil.

Mais adiante, no Posto Administrativo de Catembe N Sime, o mais alto magistrado daProvíncia,visitou no Povoado de Kufa a machamba de produção de feijão Buer do senhor Nitrogenio Mapanzene,numa extensão de 4ha, produzindo especificamente feijão buer, mandioca e cebola. O agricultor dedica-se também a criação de patos e coelhos. O proprietário emprega 3 trabalhadores efectivos dos quais, 2 homens e 1 mulher. Os produtos são comercializados nos mercados do Distrito e da Cidade de Maputo.

No segundo dia, no Posto Administrativo de Bela Vista, no âmbito de recuperação de seca e resiliência visitou as obras de reservatórios, na localidade de Madjuba, com capacidade de 25000 metros cúbicos. O projecto abrange 2 Distritos, nomeadamente, Matutuine e Magude com duração de 24 meses.

As obras vão beneficiar mais de 613 famílias e foi financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento num montante de USD 6 497 781,21( seis milhões e quatrocentos noventa e sete mil e setecentos e oitenta e um dólar). Importa destacar que, o projecto contempla furos multiusos para provisão de águapara as comunidades e abeberamento de Gado, com o prazo de conclusão do reservatório escavado para Junho do presente ano.

No local, o Governador procedeu a entrega de 3 viaturas de marca Mahindra, sendo 1 para Delegação Provincial de INGC, 1 para o Distrito de Matutuine e 1 para Distrito de Magude. De igual modo foram entregues 8 Motorizadas, sendo 4 para cada Distrito.

Finalizando as actividades de Governação Aberta ao Distrito, o Governador da Província, inaugurou o Edifício do Chefe do Posto Administrativo de Bela Vista, uma obra orçada no valor de 2.453.822,77Mt, construída através dos fundos do Estado.

Na visita fez acompanhar pelos Directores Provinciais de Obras Publicas Habitação e Recursos Hídricos; Cultura e Turismo; Mar, Aguas Interiores e Pescas;Delegado Provincial de Estatística; Assessores do Governador para áreas Jurídica; Administração Pública, Assuntos Sociais e Imprensa; Chefe de Departamento de Estudos e Planificação, em Representação da Directora Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar; Comandante Provincial da PRM; Comandante da Unidade de Protecção de Altas Individualidades e Administradora do Distrito da Manhica.

 

Fonte: Sector de Imprensa do Gabinete do Governador da Província de Maputo