Informação

Inaugurado Centro Saúde em Magude

Data: 12/03/2019
Inaugurado Centro Saúde em Magude

Realizou se no dia 08 de Março do ano em curso, a inauguração de um Centro de Saúde no Posto Administrativo de Mapulanguene Sede pelo Governador da Província de Maputo.

De referir que, o Centro é composto por 2 blocos, de consulta e o da maternidade com capacidade para 4 camas, e foi construído no âmbito da responsabilidade social pela empresa Twin city (Karingani Game Reserve).

A inauguração decorreu no âmbito da Governação Aberta a este Distrito, onde o Governador orientou uma Sessão Extraordinária, comício popular, visitou e inaugurou empreendimentos socioeconómicos, entre outras actividades.

No primeiro dia, visitou se a empresa OGA RURAL que conta com cerca de 3000 hectares explorados dos quais, 1000 estão divididos em 6 parcelas de 180 cada, tem um efectivo de 1.201 bovinos, dos quais 650 fêmeas (452 vacas e 198 novilhas), 200 machos (82 touros e 118 novilhos) e 350 vitelos, 102 caprinos e 109 ovinos, apresenta raças exploradas nesta unidade de produção são Landim, Boran, Brahman, Simbra (bovinos) e Landim (Caprino e ovinos), emprega cerca de 30 trabalhadores, beneficia de 2 furos de água e 8 pontos de abeberamento.

Mais adiante, apreciou no Bairro de Ricatlane na Localidade de Matchabe, a Escola Secundaria Albert Einestein de Matchabe composta por 10 salas de aula, bloco administrativo e laboratório. O projecto teve início no dia 20 de Outubro de 2018 e está previsto o seu término no final do mês corrente. O valor do investimento é de 20.460,000,00mt (vinte milhões e quatrocentos e sessenta mil meticais) provenientes de fundos próprios do senhor Zefanias Americo, e está sendo levado acabo pela empresa ZEPA CONSTRUCOES LIMITADA. A Escola vai beneficiar 540 alunos em dois turnos, conta com 6 salas de aulas em dois pavilhões. Neste momento, estão em funcionamento duas salas de aula, onde leccionam duas turmas da 8a classe, sendo uma de 45 alunos e outra com 25, incluindo uma turma de 9a classe com 9 alunos, todas do curso diurno.

No segundo dia,  inaugurou um sistema multifuncional do Povoado de Djavanguana que resultou da transformação de uma fonte de água que outrora funcionava através de uma bomba manual de tipo Afridev, é constituído por 2 fontenárias, 1 bebedor para o abeberamento do gado, 1 depósito de 10.000 litros de água, 1 torre metálica, 1 electrobomba de 2,5m³/h. O furo tem 56 metros de profundidade, e foi construído com fundos do Governo Provincial. Custo de 2.100.000,00mt.

Na visita fez acompanhar pelos Directores Provinciais de Agricultura e Segurança Social; Obras públicas, Habitação e recursos hídricos; Cultura e Turismo; Assessores do Governador para áreas Económica; Administração Pública, Assuntos Sociais e Imprensa; Delegado do ICS; Medico Chefe Provincial; Comandante Provincial da PRM; Chefe dos Serviços Províncias da Pecuária, Comandante da Unidade de Protecção de Altas Individualidades, e Administradora do Distrito de Boane.