Parque Industrial de Beluluane capacita 150 jovens Moçambicanos em 2019

Data: 13/03/2019
Parque Industrial de Beluluane capacita 150 jovens Moçambicanos em 2019

O primeiro grupo de 67 estagiários no Parque Industrial de Beluluane recebeu os seus certificados de conclusão depois de participarem num estágio de formação profissional em Boane, na Província de Maputo.

 Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com o JOBA, um programa financiado pelo governo do Reino Unido, direccionado para a capacitação de jovens e mulheres jovens com as competências adequadas para o emprego.

O programa de estágio Beluluane JOBA oferece aos licenciados, com formação profissional e qualificações técnicas, a oportunidade de ganhar experiência no trabalho na sua área anterior de estudo. Dado que os jovens consideram difícil conseguir um emprego sem experiência prévia de trabalho, o principal objectivo do programa é aumentar as suas probabilidades de conseguir emprego.

Os estágios decorreram ao longo de 3-6 meses e os participantes receberam uma bolsa mensal de 7000 MZN. O sucesso dos estagiários destaca-se pelo facto de diversos graduados terem conseguido emprego permanente nas empresas dentro do parque.

Até ao final deste ano, espera-se que 150 estagiários sejam beneficiados pelo programa. Isso faz parte das acções estratégicas do Parque Industrial de Beluluane para desenvolver colaboradores qualificados e aumentar a força de trabalho.

O parque tem registado um crescimento significativo desde a entrada da nova administração no final de 2017. Em resultado de 6 novos investimentos de empresas internacionais, a projecção de crescimento do parque coloca agora o emprego no topo da sua agenda. “Os novos investimentos e planos de expansão dos actuais ocupantes, irão permitir-nos criar mais de 1.000 novos empregos permanentes nos próximos dois anos ”, comenta o Director Executivo Adrian  Frey. “O Programa de Estágios Beluluane JOBA associa os nossos investidores empresariais a talentos e para atender à crescente necessidade de um mercado de trabalho mais robusto em Moçambique.”

Em 2018, o Banco Mundial estimou que, nas próximas décadas, 500.000 novos empregos devem ser criados a cada ano para que se acompanhe o crescimento da força de trabalho. O Parque Industrial de Beluluane estima que o total de pessoas em empregos formais em Moçambique, ascenda actualmente a apenas 1 milhão.

Comentando sobre a importância de desenvolver oportunidades e competências adequadas para o emprego, Rosie Lugg, Team Leader do JOBA, disse: “Estas são competências altamente valorizadas pelos empregadores e irão ser uma mais valia para os licenciados nas suas futuras carreiras. Louvamos a Directoria e a equipa de gestão do Parque Industrial de Beluluane pelo que entendemos ser uma inovação global e por priorizar essa iniciativa de desenvolvimento de competências para jovens em Moçambique.”