Informação

JÚLIO PARRUQUE INAUGURA 13 SALAS DE AULA NA EPC DE MUTCHISSO

Data: 18/09/2020
JÚLIO PARRUQUE INAUGURA  13 SALAS DE AULA NA EPC DE MUTCHISSO

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, inaugurou na manhã de, terça-feira, 09 de Setembro 2020,  na Escola Primária Completa de Mutchisso, distrito da Matola, 13 salas de aula construídas pelo Governo e seus parceiros de cooperação.

O acto teve lugar por ocasião da celebração do Dia Internacional da Alfabetização, este ano comemorado sob o lema " Ensino da literacia e a aprendizagem durante e após a crise da Covid-19, com foco no papel dos educadores e a evolução das pedagogias".

A Escola Primária Completa de Mutchisso tem matriculados 2015 alunos, dos quais 1466 são mulheres.

As obras de construção das 13 salas incluíram ainda um bloco Administrativo e um bloco de sanitários.

Três das salas foram construídas com o apoio da Embaixada do Canadá. No total, as 13 salas de aula e os dois blocos custaram 17.165.039,51 Mt.

Pronunciando-se sobre as obras, o governante considerou que, praticamente, estava a inaugurar uma escola, pois a Escola Primária Completa de Mutchisso somente comportava três salas de pequenas dimensões.

"Estamos, na verdade, a inaugurar uma escola, uma resposta muito forte à Educação para o problema de turmas ao ar livre", afirmou.

Parruque indicou que as salas foram construídas com rigor e apresentam excelente qualidade, felicitando, por conseguinte, os empreiteiros e o fiscal.

Disse que com a construção das 13 salas de aula, a Escola Primária Completa de Mutchisso já incorpora coeficientes para resistir às mudanças climáticas e está em condições de acolher aulas nocturnas.

"É este tipo de construções que nós queremos. Salas com qualidade", sublinhou, observando que os três milhōes de meticais que financiaram as três salas de aula são "um preço bom", tendo em conta que há empreiteiros que cobram um milhão e meio só para uma.

De 2019 para 2020, as turmas ao ar livre na província de Maputo passaram de 1.398 pra 1.219, representando uma redução de 17 turmas.

Entretanto, sobre a alfabetização na província, Parruque defendeu, entre outros, que todos são chamados a desprender todas as energias para mobilizar as pessoas ainda não escolarizadas para o seu ingresso nos centros de alfabetização, abertos em todos os distritos.

 

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Maputo.