Informação

Província de Maputo analisa Resposta Multissectorial para HIV e SIDA

Data: 14/11/2017
Província de Maputo analisa Resposta Multissectorial para HIV e SIDA

Este acto realizou-se, ontem, dia 13 de Novembro do ano em curso, no Distrito de Boane, no âmbito da realização do IX Fórum Provincial de Concertação da Resposta Multissectorial ao HIV e SIDA que foi dirigido por Sua Excelência Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo.

No seu discurso de abertura, Sua Excelência Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo afirmou que os dados do Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV e SIDA em Moçambique (IMASIDA 2015), mostram que a situação da epidemia da Província de Maputo, continua sendo preocupante, pois, a prevalência do HIV passou de 19.8% para 22.9%, ocupando o segundo lugar depois da Província de Gaza com 24.4%.

No presente Fórum, foi apreciada a Matriz das Deliberações do VIII Fórum de Concertação da Resposta Provincial, apresentado o Inquérito de Indicadores de Imunização, Malaria, HIV e SIDA em Moçambique (IMASIDA 2015), Migração e a Saúde- Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos para todos, aceleração da Resposta a Epidemia do HIV, e por fim, Ponto de Situação da Resposta Multissectorial ao HIV e SIDA dos Distritos da Província de Maputo.

Igualmente, foram entregues certificados de mérito aos intervenientes que mais se notabilizaram na resposta ao HIV e SIDA na Província de Maputo.

Estiveram presentes neste Fórum, Presidente da Assembleia da Província de Maputo, Membros do Governo Provincial e Distrital, Administradores Distritais, Secretario Executivo do Conselho Nacional de Combate ao HIV e SIDA, Parceiros de Cooperação, Sociedade Civil e distintos convidados.