Informação

Maputo acolhe conselho coordenador do MMAIP

Data: 13/12/2018
Maputo acolhe conselho  coordenador do MMAIP

Realizou se, ontem, dia 12 de Dezembro do ano em curso, Cidade de Maputo, a sessão de abertura do IV Conselho Coordenador do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas sob o lema “Moçambique, Impulsionando a Exploração Sustentável do Mar e seus Recursos”.

O presente encontro terá a duração de três dias e tem como propósito, fazer o balanço das realizações deste sector, bem como, esmiuçar o que ainda tem se a fazer pela frente; de modo a atingir os objectivos e as metas planificadas para o quinquénio que finda no próximo ano de 2019.

Neste conselho coordenador, o balanço das realizações vai incidir sobre os resultados alcançados com base nos compromissos assumidos, no último evento do género, pelos directores provinciais no que tange ao que iriam fazer para o aumento da produção pesqueira e outras acções de impacto junto das populações, no quadro da materialização do Programa Quinquenal do Governo 2015-2019.

No âmbito da abertura da sessão, reafirmou se como compromisso a atingir, no quadro da Agenda 2030, o reflorestamento do mangal através do plantio de 5 mil hectares até 2023.

Neste contexto, a Estratégia Nacional e Plano de Acção para a Gestão do Mangal tem que estar em marcha de implementação, tão de imediato quanto possível.

A abertura da sessão foi dirigida pelo Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas e teve como participantes, Vice Ministro e Secretário Permanente do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Governadora e Presidente do Município da Cidade de Maputo, senhores membros do conselho coordenador do ministério do mar, águas interiores e pescas, parceiros nacionais e internacionais, e distintos convidados.