Informação

Lançada Campanha de Educação Cívica Eleitoral na Província de Maputo

Data: 07/08/2019
Lançada Campanha de Educação Cívica Eleitoral na Província de Maputo

Decorreu, dia 03 de Agosto do ano em curso, Distrito de Boane, o Lançamento da Campanha de Educação Cívica Eleitoral para o Sufrágio das VI Eleições Gerais e III das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019.

Este sufrágio tem em vista, a eleição do Presidente da República, os Deputados da Assembleia da República e Membros das Assembleias Provinciais, cuja condição para o exercício deste dever cívico, é ter se recenseado nos Recenseamentos Eleitorais que decorreram de 19 de Março a 17 de Maio de 2018 e 15 de Abril a 30 de Maio de 2019, nas zonas autárquicas e em toda a província de Maputo e no país em geral, respectivamente.

Durante os ciclos eleitorais de 2018 e 2019, a Província de Maputo previa recensear um total 1.161.225 potenciais eleitores, e deste universo, recensearam-se 1.015.798 eleitores, o que representa uma realização de 87,48% do eleitorado previsto.

Para as VI Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais a terem lugar a 15 de Outubro de 2019, serão constituídas em toda a província de Maputo, 1.665 Mesas de Assembleias de Voto, onde os eleitores vão se dirigir para exercer o seu direito de votar, elegendo o Presidente da República, os Deputados da Assembleia da República e os Membros das Assembleias Provinciais.

A educação cívica eleitoral tem o papel de promoção da participação e encorajamento de uma escolha informada, assumindo deste modo alta prioridade nacional e patriótica.

A cerimónia de lançamento foi dirigida pelo Governador da Província de Maputo e testemunhada pela Administradora do Distrito de Boane, Presidente da Comissão Provincial de Eleições, Director Provincial do STAE, Membros do Governo Provincial e distintos convidados.

Fonte: Sector de Imprensa do Gabinete do Governador da Província de Maputo