Informação

Inaugurado Centro Pediátrico em Namaacha

Data: 11/04/2019
Inaugurado Centro Pediátrico em Namaacha

Realizou se no dia 02 de Abril do ano em curso, Distrito de Namaacha, a inauguração do Centro Pediático de Mafuiane.

O presente empreendimento apresenta uma área de 150m², a sua construção iniciou em Novembro de 2018, com um custo avaliado em 139.444.74 euros, atingindo os 166.620,88 euros com a inclusão de mobiliário e acréscimos necessários, financiado pela AUCI-CEI. O Centro funciona com serviços de pediatria, conta com 9 compartimentos, 15 camas e vai beneficiar cerca de 7.241 habitantes.

Os principais beneficiários da infraestrutura são crianças de 3 a 8 anos de idade, para além da comunidade de Mafuiane. Ainda naquela localidade, inaugurou a Secretaria Administrativa de Mafuiane, cuja  construção foi possível através do financiamento pelo orçamento do estado, no valor de 3.400.000,00Mt, um empreendimento com uma área de 250m², que iniciou em Novembro de 2018.

A inauguração teve lugar no âmbito da visita de trabalho de 02 dias do Governador da Província de Maputo, 02 e 03 de Abril do presente ano, onde orientou uma Sessão Extraordinária, um comício popular, visitou e inaugurou empreendimentos socioeconómicos, entre outras actividades.

No primeiro dia, visitou a propriedade do senhor Alim na Localidade de Michangulene, Posto Administrativo de Changalane, trata-se de um projecto de produção de tomate com o nome de projecto Turquia, em exploração desde 2018 numa área de 15ha em exploração dos 25ha existentes. Tem como capacidade de produção 13ton por hectar, conta com 57 trabalhadores permanentes, sendo 28 homens e 29 mulheres. O excedente agrícola tem como mercado, o de Zimpeto

Ainda no comprimento da sua agenda de trabalho naquele Distrito no bairro de Cocomela, visitou a empresa Agua da Montanha de Namaacha, que se dedica na extracção e comercialização de agua mineral, numa área de 3000m² que esta em exploração desde 2017 e conta com 2 furos, 2 tanques com capacidade de 5 000 l e 10 000 l.

De referir que, a empresa possui um efectivo de 19 trabalhadores, sendo 16 homens e 3 mulheres. O volume da produção diária e de 500 caixas de ½ l, abastecendo localmente, Boane, Matola, Maputo, Gaza e Inhambane.

Na visita fez acompanhar pelos Directores Provinciais de Educação e Desenvolvimento Humano; Obras públicas, Habitação e recursos hídricos; Director Adjunto da Economia e Finanças; Assessores do Governador para áreas Jurídica; Administração Pública, Assuntos Sociais e Imprensa; Delegado do ICS; Directora Provincial de Saúde; Comandante Provincial da PRM; Chefe Provincial da Extensão Agrária, em representação da Sra. Directora Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar da Pecuária, Comandante da Unidade de Protecção de Altas Individualidades, e Administrador do Distrito de Magude.