Informação

Inaugurada Escola Secundária na Manhiça

Data: 11/04/2019
Inaugurada Escola Secundária na Manhiça

Este acto decorreu no dia 09 de Abril do ano em curso, Distrito da Manhica, no âmbito da visita de trabalho de 02 dias efectuada pelo Governador da Província de Maputo.

A Escola é composta por 10 salas, um bloco administrativo e sanitários, e irá leccionar se de 8ª a 10ª classe. As obras estiverem a cargo do empreiteiro Ângelo Fuel Construções, Lda, e financiadas pelo Orçamento do Estado no valor de 11.401.244,20Mt.

A infraestrutura na sua maioria, vai beneficiar as Localidades 3 de Fevereiro, Tinga, Eduardo Mondlane e o Posto Administrativo da Ilha Josina Machel.

No Presente ano lectivo, a escola arrancou com 600 alunos, distribuídos em 8 turmas da 8ª classe com universo de 496 alunos e 4 turmas da 9ª Classe com 104 alunos.

Durante a visita a este Distrito, o Governador realizou outras actividades: orientou Sessão Extraordinária, dirigiu um comício popular, visitou e inaugurou empreendimentos socioeconómicos.

No primeiro dia, inaugurou o Edifício da Secretaria Administrativa do Posto 3 de Fevereiro, trata-se de um empreendimento financiado pelo Orçamento de Estado no valor de 5.826.032,29Mt, cujo as obras foram executadas pela empresa AJB-Construções.

De seguida, no Posto Administrativo da Ilha de Josina Machel, Localidade de Dzonguene, inaugurou um Centro de Saúde, uma infraestrura tipo 2 que vai beneficiar cerca de 3.000 habitantes daquela Localidade, parte da População das localidades de Tinga e Chichongue, nos Postos Administrativo 3 de Fevereiro e de Calanga, respectivamente.

De referir que, o Centro foi construído pela ONG Goodneihbors, no âmbito da sua responsabilidades social e foi orçado em 6.700.000,00Mt.

Ainda no comprimento da sua agenda de trabalho naquele distrito, na Vila Sede, Área Municipal, Inaugurou o Edifício do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica ( IPAJ), cujo as obras  foram construídas com o financiamento do Reino da Dinamarca através da DANIDA no valor de 8.433.827,00Mt, com duração de 5 meses.

Mais adiante, entregou 03 Salas de Aulas da Escola Primaria de Ribangueconstruídas pela empreitada ZEPA Construções Lda, com o custo cerca de 2.200.000,00Mt, dos confres do Conselho Autárquico.

E por fim, inaugurou o Mercado Municipal Nwancacana, construído por 02 pavilhões com um total de 288 bancas, conta com mais de 400 vendedores, as obras foram financiadas pelo Conselho Autárquico da Manhica no valor de 4.800.000,00Mt, estiveram a cargo da empresa ZEFA Construções Lda., teve duração de 6 meses.

Na visita fez acompanhar pelos Directores Provinciais de Trabalho, Emprego e Segurança Social; Recursos Minerais e Energia; Delegado Provincial de Estatística; Assessores do Governador para áreas Jurídica; Administração Pública, Assuntos Sociais e Imprensa; Comandante Provincial da PRM; Comandante da Unidade de Protecção de Altas Individualidades, e Administradora do Distrito da Matola.