Informação

Governo da Província avalia projecto propesca

Data: 13/12/2018
Governo da Província avalia projecto propesca

No dia  12 de Novembro do ano em curso, Distrito de Boane, realizou se a Reunião Balanço do Projecto ProPesca ao nível da Província de Maputo e Cidade de Maputo.

O ProPESCA é um projecto que provém da iniciativa do Governo de Moçambique com apoios de alguns financiadores, cujo seu início foi em Abril de 2012 e tem como objectivo aumentar o volume de pescado de valor comercial mais alto, numa base sustentável, tornando o aumento de rendimento na comercialização de pescado.

O projecto actua nas zonas costeiras do Pais, sendo na Província e Cidade de Maputo nos Distritos da Matola, Matutuine, Marracuene, KaNyaka, Kamavota e KaTembe, com vista a apoiar pessoas pobres envolvidas na pesca que têm esta actividade como principal fonte de subsistência.

No âmbito do balanço do projecto, constatou se estradas melhoradas para assegurar transitabilidade em Muntanhane, Distrito de Marracuene; linhas de energia alargadas até ao polo de crescimento em Muntanhane e Mabuluco, Distrito de Marracuene e Matutuine, respectivamente; 392 pessoas beneficiadas na educação nutricional executado no polo da Província de Maputo pelo provedor de serviço MISSELO; e 25 técnicos e extensionistas treinados em matéria de pesca.

A reunião foi dirigida pelo Governador da Província de Maputo e estiveram presentes Membros do Governo Provincial, Administradores Distritais, Presidentes dos Conselhos Comunitários de Pesca, Parceiros, Pescadores e distintos convidados.