Informação

Formação dos Agentes de COMSA

Data: 23/08/2018
Formação dos Agentes de COMSA

O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INS) e a Universidade Jhon Hopkins, está a implementar o projecto Countrywide Mortality Surveillance for Action (COMSA) em todo o País. 

O projecto visa desenvolver um Sistema de Vigilância de Eventos Vitais por amostragem para registar gravidezes, resultados de gravidezes (nascimento, nado –morto, aborto) e óbitos e realizar entrevistas de autópsia verbal e social para mortes identificadas . 

Neste diapasão, decorre de 21 a 25 de Agosto de 2018 na Província de Maputo, Cidade da Matola no MUILTI-HOTEL a formação dos agentes da COMSA. A mesma, conta com 72 participantes da Província e Cidade de Maputonuma amostra representativa dos diferentes Bairros dos 700 Agentes em todo o País. A sessão de abertura foi presidida pelo Delegado do Instituto Nacional de Estatística – Delegação da Província de Maputo o Senhor Filipe Jorge Laranjeira Langa.

O Sistema de Vigilância de Eventos Vitais (COMSA) ou simplesmente Countrywide Mortality Surveillance for Action, tem como objectivo produzir e disponibilizar de forma contínua, dados recentes sobre gravidezes, nascimentos, mortes e causas de mortalidade para os níveis Nacionais e Sub-nacionais para uso do governo e das partes interessadas em programas de saúde e tomada de decisões políticas e alocação de recursos.