Informação

Diomba insta à população da Manhiça a vender excedentes a outros Municípios

Data: 19/05/2017
Diomba insta à população da Manhiça a vender excedentes a outros Municípios

O Governador da Província de Maputo, Raimundo Maico Diomba, disse que o excedente da produção da vila municipal da Manhiça deverá ser vendido, e não oferecido, para outras autarquias daquela província meridional de Moçambique. Na presente campanha agrícola 2016/2017, a vila da Manhiça tem um excedente de cerca de 865 toneladas de produção, destacando-se a batata-doce, banana e cana-doce.

Diomba falava ontem, no Município da Vila da Manhiça, durante um comício que orientou no povoado de Magaba, alusivo a comemoração dos 60 anos de elevação da Manhiça à categoria de vila.
Segundo o governador, o excedente é o resultado da entrega dos munícipes e da comunidade local no desenvolvimento do município, em particular, e no cumprimento dos planos governamentais, sobretudo do Plano Económico e Social (PES) do corrente ano.
“Há muitos que vocês convidaram (presidentes dos municípios) para estar convosco nesta festa e espero que possam comprar”, disse Diomba, acrescentando que com a compra do excedente haverá contribuição na balança financeira do país.
Momentos antes do comício, o governador inaugurou o Centro de Saúde de Magaba. Na ocasião, Diomba referiu que esta unidade sanitária deverá aproximar os cuidados médicos às comunidades da Manhiça.
“É um centro hoje. Amanhã podemos ter um hospital. Pouco a pouco vamos avançando”, frisou, tendo exortado a participação da comunidade para a concretização dos objectivos do PES 2017.
Orçado em cerca de três milhões de meticais (50 mil dólares, ao câmbio do dia), provenientes do Orçamento do Estado, o Centro de Saúde comporta uma maternidade com três camas, posto de saúde e residência para o pessoal médico, entre outros.