Informação

Decisores políticos chamados a intervir na luta contra desnutrição na Província

Data: 05/07/2017
Decisores políticos chamados a intervir na luta contra desnutrição na Província

Administradores e Membros da Assembleia Provincial, foram capacitados  em matéria de Segurança Alimentar e Nutricional. A capacitação acontece numa altura em que a desnutrição crónica no País, afecta 43% das crianças com idades compreendidas entre zero a cinco anos, sendo responsável por um terço das mortes de crianças desta faixa etária. 

O Plano Multisectorial para redução da desnutrição crónica no País, aprovada pelo Conselho de Ministro em 2010, prevê a redução de 43% para 20% até 2020. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelece que os níveis aceitaveis de desnutrição devem rondar entre 17 a 20%.

Devido as dificuldades encontradas no alcance destas metas, o Plano Quinquenal do Governo  2015-2019, estabelece a redução da desnutrição de 43% em 2015, para 35% em 2019.

Segundo o Director de Informação do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), António Paulo, uma em cada duas crianças dos zero aos cincos anos, sofre de desnutrição crónica anualmente, resultante da dieta inapropriada e com falta de nutrientes essenciais.

As Províncias do Centro e Norte a destacar Tete, Nampula, Cabo Delgado e Niassa registam maior incidência de desnutrição crónica chegando a atingir acima de 50%, enquanto que Maputo, Gaza e Inhambane apresentam taxas encorajadoras. Mesmo assim, nenhuma Província do País está num nível aceitável recomendado pela OMS.

Paulo explicou que a diferença da prevalência entre as regiões deriva do provimento dos serviços de saúde, educação, saneamento do meio, acesso a àgua potável, hábitos alimentares, infra-estruturas existentes, entre outros.

Para inverter a situação, António Paulo disse que o Governo é desafiado a discutir seriamente sobre os problemas de cada região, por forma a que os líderes e decisores políticos tenham consciência dos factores que possam contribuir para redução das taxas de desnutrição crónica e melhorar a segurança alimentar enutricional.

O evento decorreu num dos Hoteis da Cidade da Matola, durante dois dias, sob  organização do SETSAN Central e Provincial.

O evento organizado pelo SETSAN Central e Provincial, teve lugar durante dois dias, na Cidade da Matola, sob o lema " Não deixemos a desnutrição crónica travar o desenvolvimento do nosso País".