Informação

Combatentes da Província de Maputo recebem motociclos

Data: 30/08/2018
Combatentes da Província de Maputo recebem motociclos

Hoje, dia 30 de Agosto do ano em curso, na Cidade da Matola, realizou se a Cerimónia de entrega de Motociclos a Combatentes da Província de Maputo.

Nesta Cerimónia foram entregues 07 Motociclos Eléctricos, sendo 04 de Carga e 03 de passageiros a 07 Combatentes dos quais, 05 são homens e 02 mulheres. De referir que, os beneficiários são compostos por Combatentes da Luta de Libertação Nacional e Combatentes de Soberania e Democracia.

Segundo o Director Executivo Adjunto do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional, Guido Machipissa, os Motociclos provém do projecto Ecomovel, uma parceria entre o Fundo da Paz e Reconciliação Nacional e a empresa de origem chinesa Hong Group. Disse que o projecto visa montar kits eléctricos importados da China com o objectivo de vender para os Combatentes da Luta de Libertação Nacional e demais esferas da sociedade. Afirmou que estes meios foram entregues a crédito e que os beneficiários devem utilizar os mesmos para fazer dinheiro, de forma a poder pagar o crédito e aumentar o rendimento familiar. Disse que os beneficiários vão iniciar com o pagamento dos meios três meses após a recepção.

Por sua vez, Rui Greia, Representante dos Combatentes beneficiários, disse que o acto constitui um reforço da capacidade na luta contra a pobreza, erradicação da fome e aumento de oportunidades de geração de emprego, bem como, auto emprego de modo a participar de forma activa na promoção do desenvolvimento económico e social.

No seu discurso de ocasião, Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo, afirmou que sempre foi e continuará sendo preocupação do Governo proporcionar melhores condições sócio económicas aos Combatentes da Luta de Libertação Nacional. Disse que os motociclos vão poder qualificar as nossas vidas, podendo permitir mobilidade em tempo útil para determinados locais desejados. Reconheceu que os meios não são suficientes para as necessidades de todos e afirmou que o Governo vai continuar a mobilizar esforços para melhorar cada vez mais as condições sócio económicas dos Combatentes. Apelou aos beneficiários dos motociclos para que conservem de modo que possam ser úteis por um tempo longo.

A cerimónia foi dirigida pelo Governador da Província de Maputo e estiveram presentes Administradora do Distrito da Matola, Representante do Presidente do Município, Membros do Governo Provincial, Combatentes da Luta de Libertação Nacional e de Soberania e Democracia, e distintos convidados.