Informação

Alargamento da EN4 custa 2.4 biliões de meticais e arranca em Junho

Data: 15/05/2017
Alargamento da EN4 custa 2.4 biliões de meticais e arranca em Junho

Finalmente, a Estrada Nacional número quatro vai ganhar mais duas faixas, no troço entre o cruzamento da Shoprite da Matola e a praça 16 de Junho, na cidade de Maputo. Após cerca de sete anos a ser perspectivada, a Trans African Concession (TRAC), concessionária daquela via, anunciou ontem o início oficial das obras, cujo prazo de conclusão é Dezembro de 2018.  

As obras, que permitirão o aumento de quatro para seis faixas na via, vão consistir igualmente no alargamento de pontes, drenagens perpendiculares, novas drenagens laterais, passeios, paragens cobertas e iluminação pública. No fundo, a TRAC quer tentar reduzir as longas filas de viaturas que circulam “a passo de camaleão”, nas horas de ponta.

“As obras estarão divididas em seis fazes. Na primeira, será retirado o passeio central, as barreiras, a iluminação pública e constrói-se um pavimento no local. Na segunda fase, vamos acomodar o tráfego dentro do prisma já existente, enquanto se trabalha nas laterais. Na terceira fase, começamos a reabilitar o pavimento antigo e asfaltamos a faixa recentemente construída, enquanto o tráfego é acomodado numa parte da estrada. Na quarta e na quinta, passamos o tráfego para o outro lado e, por fim, na sexta fase, fazemos a entrega da via aos utentes”, explica Fenias Mazive, porta-voz da companhia.

As obras vão consistir, ainda, no alargamento de pontes, drenagens, passeios, paragens cobertas e iluminação pública.

A empreitada vai custar 2.4 biliões de meticais. A TRAC tem um contrato de exploração da estrada com duração de 30 anos, dos quais passam 20.

Diariamente, passam pela portagem de Maputo cerca de 52 mil viaturas.