Ferramentas Pessoais
Acções do Documento

NOTÍCIAS

Subir um nível

PRESIDENTE GUEBUZA INAUGURA HOSPITAL PROVINCIAL DE MAPUTO
Matola, 18 Jul (AIM) – O Presidente da República, Armando Guebuza, inaugurou hoje, na cidade industrial da Matola, sul de Moçambique, o Hospital Provincial de Maputo, um empreendimento orçado em 13, 8 milhões de dólares.
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MALUANA JÁ É UMA REALIDADE
O Presidente Armando Guebuza inaugurou hoje o Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana, no distrito da Manhiça, Sul de Moçambique.
EDM APOSTA NO GÁS NATURAL PARA SUPRIR DÉFICE DE ENERGIA
Maputo, 13 Jul (AIM) – A Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública, poderá contar a partir de Agosto com a com a Central Térmica de Ressano Garcia (CTRG), que vai gerar cerca de 175 megawatts (MW), dos quais 150 MW destinam-se ao consumo no mercado nacional e o remanescente servirá de reserva.
Standard Bank vai financiar central eléctrica de Ressano Garcia
O Standard Bank anunciou que chegou a acordo com a empresa moçambicana Gigawatt, à luz do qual irá fornecer 170 milhões de dólares (mais de 5.2 biliões de meticais) para ajudar a financiar a construção de uma central eléctrica a gás capaz de produzir 118 megawatts, em Ressano Garcia, junto à fronteira com África do Sul.
Assegurado financiamento à central de Ressano Garcia
JÁ está assegurado o financiamento para a construção deuma central termoeléctrica de 100 megawatts (MW) de energia na região de Ressano Garcia, província de Maputo.
Namaacha capacita membros do Conselho Consultivo para melhor gestão de “sete milhões”
Poucos mais de 20 membros do Conselho Consultivo (CC) do distrito da Namaacha foram capacitados hoje em matéria de viabilidade de projectos de rendimento que resultam da alocação dos “”Sete Milhões” de meticais.
Chuvas na zona sul do país
Casas inundadas, ruas com poças de água em todo o lado e gente desesperada por não saber o que fazer é o cenário encontrado em muitos bairros dos municípios da Matola e Maputo, no sul do país. A falta de infra-estruturas de saneamento e de estradas empurra as famílias das duas urbes ao desalento sempre que chove.
MATUTUINE: UEM instala laboratório para tripanossomose animal
INVESTIGADORES do Centro de Biotecnologia (CB) da Universidade Eduardo Mondlane estão a desenvolver um projecto para a criação de um laboratório para diagnóstico rotineiro da tripanossomose animal, doença que afecta animais domésticos, quando picados pela mosca tsé-tsé.
Meios de compensação chegam a quem carece
O CONCELHO Municipal da Matola entregou na manhã de ontem meios de compensação a pessoas portadoras de deficiência física que vendem no mercado do T3, naquela autarquia, com vista a facilitar a sua locomoção.
Alerta de cheias na bacia do Incomati
DEVIDO as chuvas intensas registadas nas últimas 48 horas, na África do Sul e no território nacional, regista-se uma subida significativa dos níveis hidrométricos do rio Incomati, na estação de Ressano Garcia, que poderão resultar em cheias à jusante afectando 34 povoados ao longo daquele curso de água.
Inovadores discutem gestão de seus produtos
DOTAR os inovadores de conhecimentos sobre gestão de inovação, empreendedorismo e transformação das suas inovações em produtos comercializáveis é o objectivo de um seminário organizado pela Delegação Provincial de Ciência e Tecnologia de Maputo.
Ressano pode virar centro de produção energia na região Austral de África
A vila fronteiriça de Ressano Garcia, no sul de Moçambique, poderá tornar-se num dos maiores fornecedores de electricidade da África Austral, com a entrada em funcionamento de vários projectos de centrais termoeléctricas alimentadas com gás natural extraído na província moçambicana de Inhambane.
DISTRITO DE BOANE: Cirurgias que restauram esperança de voltar a ver
UM total de 325 doentes com catarata na vista oriundos de diversas partes da província e cidade de Maputo estão a ser operados, numa acção que começou domingo e vai até sexta-feira, no distrito de Boane.
Efectuadas 20 mil ligações eléctricas
PELO menos 20500 novas ligações de energia eléctrica, maioritariamente domésticas, já foram feitas em Maputo e Matola, num universo de 32 mil previstas para o presente ano naqueles dois municípios.
Reduz o abate de rinocerontes em Magude
O comandante distrital de Magude diz que, nos últimos dois meses, tem mantido encontros com as autoridades sul-africanas para as sensibilizar para não optarem pelo abate de moçambicanos
Zona Verde revalida título
Escola Secundária Zona Verde conquistou, sábado último, a sétima edição do torneio inter-escolar Básquete Show, após vencer, na final, a Escola Secundária Noroeste 1, por 29-23
ENERGIA ELÉCTRICA EM MAPUTO: Novas infra-estruturas asseguram qualidade
NOVAS linhas de transporte e subestações estão a ser montadas na cidade e província de Maputo para a melhoria da qualidade de energia fornecida aos consumidores.
“Vangano va Infulene” realiza acção de reintegração social
INSERIDO no programa de apoio psico-social às famílias vivendo com doentes mentais, a Associação “Vangano Va Infulene” procedeu recentemente à entrega de benfeitorias a uma família do bairro de Albasine, cidade de Maputo.
Há maior confiança no mercado nacional – afirma Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, na FACIM
O PRIMEIRO-MINISTRO, Alberto Vaquina, disse que o aumento significativo de expositores estrangeiros presentes na 49ª edição da Feira Internacional de Maputo
Ligação EN1/EN4: Traçado livre para a “circular”
ESTÁ praticamente livre o traçado da Estrada Circular de Maputo na ligação entre a EN1 e a EN4, uma vez reassentadas quase todas as famílias, cujas casas se situam na linha por onde a infra-estrutura está a ser erguida.
CENTRAL DE RESSANO GARCIA ESTABILIZA FORNECIMENTO DE ENERGIA
A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) considera que a nova central eléctrica operada pela companhia britânica Aggreko em Ressano Garcia, província de Maputo, vai ajudar a estabilizar o fornecimento de energia no país.
Segurança na travessia de Maçaneta: Autoridades impõem cumprimento de medidas
AS autoridades administrativas de Marracuene estão a impor o cumprimento das medidas de segurança na travessia do rio Incomati, entre a vila-sede do distrito e a Macaneta, para prevenir eventuais acidentes como aquele que matou há mais de uma semana oito pessoas naquele ponto.
COMBATE A CONFLITO DE TERRRAS EXIGE UNIAO DE ESFORÇOS
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, reconheceu Segunda-feira, na vila sede do distrito de Marracuene, que o conflito de terras é um assunto complexo que exige uma correlação de esforços para a sua resolução.
EMPRESAS PRODUTORAS DE BANANA GANHAM “PRÉMIO REVELAÇÃO” NAS EXPORTAÇÕES
As empresas Rio Verde, SA e Frutas Lebombos, Lda, baseadas no distrito de Boane, província de Maputo, foram hoje distinguidas com o Prémio “Revelação e Inovação ” na rúbrica das exportações de produtos moçambicanos não tradicionais.
GUEBUZA ENALTECE QUALIDADE DE PRODUTOS MOÇAMBICANOS
O Presidente da República, Armando Guebuza, reconheceu, hoje, haver melhoria de qualidade de produtos de Moçambique, facto que, segundo ele, os torna mais ‘apetecíveis e competitivos’.
LEILÃO DE BOVINOS MARCA 49ª EDIÇÃO DA FACIM
A Feira Internacional de Maputo (FACIM) vai, pela primeira vez, fazer um leilão de gado bovino, de uma espécie melhorada pelo Ministério moçambicano da Agricultura (MINAG), no âmbito da exposição de produtos agrários promovida no âmbito do evento.
TURISMO AVIVA PROGREESSO DE MACANETA
A população de Macaneta manifestou hoje a sua satisfação pelo facto de com o turismo e a construção da ponte sobre o Incomati, ligando aquela localidade turística e a vila sede do distrito de Marracuene, antever-se uma região próspera e livre da pobreza.
TURISMO AVIVA PROGREESSO DE MACANETA
A população de Macaneta manifestou hoje a sua satisfação pelo facto de com o turismo e a construção da ponte sobre o Incomati, ligando aquela localidade turística e a vila sede do distrito de Marracuene, antever-se uma região próspera e livre da pobreza.
POPULAÇAO DE MAHELANE QUEIXA-SE CONTRA LADROES DE GADO
A população da localidade de Mahelane, distrito da Namaacha, Sul de Moçambique, queixou-se hoje ao Presidente Armando Guebuza contra a persistência da acção furtiva de ladroes de gado.
INAE ENCONTRA PRODUTOS FORA DO PRAZO
A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE), uma instituição adstrita ao Ministério moçambicano da Indústria e Comercio (MIC), constatou que as lojas da rede Shoprite, localizadas em Maputo, Matola e Boane vendem produtos fora do prazo.
Maior central térmica concluída em Maio
A maior central térmica do país, com capacidade para produzir 150 mega watts a partir do gás natural, poderá entrar em funcionamento já em Maio próximo, conforme garantiu há dias o ministro da Energia, no decurso da sua visita àquele empreendimento localizado na vila de Ressano Garcia, no distrito da Moamba, província de Maputo.
STAE em Boane satisfeito com os resultados do censo
A DESPEITO do aperto do calendário referente ao recenseamento eleitoral, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na vila municipal de Boane considera-se feliz com os resultados alcançados durante o censo terminado a 23 de Julho último.
Ressano Garcia: Alfândegas apreendem cerveja contrabandeada
POUCO mais de 290 caixas de diversas marcas de cervejas e 49 de vinhos foram apreendidas, na noite de segunda-feira, pelas Alfândegas de Moçambique, quando o seu proprietário tentava introduzi-las no país sem pagar as devidas taxas de importação.
Matola: Reassentadas famílias abrangidas pela “circular”
POUCO mais de 200 famílias abrangidas pelo traçado da estrada circular nos diferentes bairros do município da Matola já foram reassentadas.
INEFP em Maputo capacita reclusos
A DELEGAÇÃO do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), na província de Maputo, passa a formar os reclusos da penitenciária provincial em diversas áreas de actividade, através de cursos de curta duração.
Furos abertos pelo FIPAG custam o mesmo valor exigido pelos `privados
O governo reconhece o dever de indemnizar os privados, mas diz que o valor que cada um exige é elevado. No domingo, a DNA anunciou a construção de 11 furos, avaliados em valores que variam de 14 a 35 milhões de meticais. Os `privados´ exigem valores entre 500 e um milhão de dólares para cada.
FDA financia produção agrícola com vista a alavancar produtividade em Moamba
O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) financiou em pouco mais de cinco milhões de meticais os agricultores do distrito de Moamba, província de Maputo.
Jovens desistem da caça
Três meses após a publicação, no jornal, de reportagens sobre o triste cenário de luto que se viveu pela morte de jovens que iam à procura de cornos de rinocerontes no Kruger Park, bem como as sucessivas mensagens lançadas para que se tomasse a peito o perigo para com esta prática ilegal, os jovens de Magude perece estarem a ganhar consciência, pois reduziu consideravelmente a sua participação nestes actos.
Melhoradas condições na escola de Matalane
(Maputo: 16/07/2013, Fonte: Jornal Notícias) - Os alunos da Escola Prática de Matalane, no distrito de Marracuene, província de Maputo passarão a dormir em condições melhoradas, o que vai contribuir positivamente no exercício da sua formação.
Emoção na abertura do Basquete Show
Evento movimentou milhares de estudantes Arrancou este sábado, no pavilhão do Desportivo, a sétima edição do torneio inter-escolar Basquete Show, prova que movimenta 12 escolas da cidade e província de Maputo O pavilhão do Desportivo, ficou pequeno demais para acolher milhares de jovens que se deslocaram, sábado último, àquele recinto desportivo para testemunharem, in loco, o arranque da sétima edição do Basquete Show, mega-evento juvenil que já se tornou uma referência.
Moçambique precisa de apostar forte nas infra-estrutura
Maputo, 10 Julho (AIM) – O Director Nacional de Energia Eléctrica, Pascoal Bacela, diz que Moçambique precisa de apostar fortemente na construção de infra-estruturas energéticas a pensar nas necessidades cada vez mais crescentes de sua industrialização e nas da região austral de Africa.
STAE alarga horário do recenseamento
Maputo, 11 Julho (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) alargará, a partir de sábado, o horário de trabalho dos postos de recenseamento, visando responder a elevada demanda que poderá marcar o processo cujo término está marcado para o dia 23 do mês em curso.
Atuneiros passam a descarregar em Moçambique
Maputo, 17 de Julho (AIM) - Navios que se dedicam à pesca de atum (Atuneiros) nas águas moçambicanas poderão passar a descarregar o produto em portos moçambicanos.
Plano de Emergência para Maputo e Matola
Maputo, 15 de Julho (Notícias) - Onze pequenos sistemas de provisão de água estão a ser construídos desde sábado último nos municípios de Maputo e Matola no âmbito do Programa de Emergência para o Abastecimento de água da Direcção Nacional das Águas.
Privados devolvem água ao consumidor
Maputo, 13 de Julho (Notícias) - OS operadores privados de água, que haviam suspenso a actividade desde a manhã da última quinta-feira, com maior enfoque para as cidades de Maputo e Matola, reataram ao início da tarde de ontem o fornecimento do precioso líquido, supostamente numa atitude de consideração para com os seus clientes, a quem numa base contratual haviam se comprometido a prestar serviços.
Privados cortam provisão de água
Maputo, 12 de Julho (Notícias) - Fornecedores privados de água que asseguram o abastecimento das zonas periféricas de Maputo e Matola e ainda determinadas regiões do país suspenderam o fornecimento da água a partir da manhã de ontem, empurrando milhares de famílias a uma situação de total desespero.
GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS DO ESTADO
O Ponto de Situação do Cadastramento de Funcionários e Agentes do Estado
Formação em Segurança, Manutenção Preventiva dos Meios Informáticos chega a Marracuene
Com vista a execução da Promoção do uso das TIC’s, a Delegação Provincial da Ciência e Tecnologia, em coordenação com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Marracuene, esta a realizar uma Formação em SEGURANÇA, MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS MEIOS INFORMÁTICOS para funcionários técnicos afectos nas instituições do distrito de Marracuene.
Desenvolvimento local e pesquisa une UP e Magude
A UNIVERSIDADE Pedagógica (UP) e o Governo do Distrito de Magude assinaram esta segunda-feira, em Magude, um memorando de entendimento tendo em vista abrir caminho para uma cooperação virada para o desenvolvimento local e sustentável daquele distrito, contando com o contributo de professores e estudantes daquela instituição de Ensino Superior.
Linha-férrea de Goba: CFM avança com nova ponte
UMA nova ponte ferroviária sobre o rio Umbelúzi será construída a partir deste ano no distrito de Boane, província de Maputo. A nova infra-estrutura será erguida no quilómetro 37,7 da linha de Goba, na zona onde se localiza a antiga ponte, a operar abaixo dos padrões de segurança recomendados.
Tchumene II terá iluminação pública
A COLOCAÇÃO de iluminação pública nas principais ruas de Tchumene II, bairro da Matola-Gare, no município da Matola, está para breve.
Maputo e Matola: Sector das águas renova infra-estruturas
Arrancam dentro em breve obras de reabilitação da antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) de Umbeluzi e de três centros distribuidores das cidades de Maputo e da Matola para melhorar a capacidade de abastecimento deste recurso.
Município asfalta estrada que liga Liberdade e EN4
A ESTRADA que liga os bairros da Liberdade e de Malhampswene, no município da Matola, estará toda ela asfaltada até Novembro no âmbito da concretização do plano de melhoramento das vias de acesso daquela autarquia.
Maputo, Matola, Boane e Marracuene: Município apresenta plano de transportes
UM plano de mobilidade e transportes na área metropolitana de Maputo é apresentado hoje pelo Concelho Municipal, na capital do país.
Mais água para Ressano Garcia
O NOVO sistema de captação e abastecimento de água potável recém-construído na vila fronteiriça de Ressano Garcia, no distrito da Moamba, província de Maputo, vai aumentar o número de consumidores com acesso ao precioso líquido, assim como contribuir para a redução de doenças de saúde pública associadas ao consumo de água não tratada.
AT entrega casas em Ressano
A AUTORIDADE Tributária de Moçambique conclui hoje, na fronteira de Ressano Garcia, a entrega das restantes 38 casas às famílias e instituições afectadas pelo traçado do projecto da Fronteira de Paragem Única entre Moçambique e África do Sul.
Moamba tera pré-processamento de produtos frescos
O distrito de Moamba vai dispor, nos próximos anos, de uma cadeia de produção de hortícolas com a alocação de plantas de agro-processamento, para garantir uma melhor conservação do excedente pós-colheita e melhor acesso aos mercados. acesso aos mercados.
A ordem que tarda chegar em Mahlampsene
OCORRÊNCIA diária de acidentes de viação com a proliferação, de forma desordenada e contínua, de vendedores informais e constante movimentação de pessoas é o que caracteriza o Terminal de Mahlampsene, na Estrada Nacional Número Quatro (EN4), no Município da Matola.
Mais pontes reconstruídas na linha-férrea de Ressano
DUAS pontes ferroviárias serão reconstruídas, ainda este ano, nos quilómetros 74 e 78 da linha de Ressano Garcia, uma das principais rotas de acesso aos mercados internacionais através do Porto de Maputo.
BANANALANDIA DE OLHO NOS MERCADOS ASIATICOS
A Bananalândia, empresa localizada no distrito de Boane, província meridional de Maputo, está a projectar uma expansão do mercado para o Médio Oriente, decisão que está dependente do aumento dos níveis de produção da banana.
ALBERTO VAQUINA ENALTECE SUCESSO SOCIO-ECONOMICO DO DISTRITO DE BOANE
O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Alberto Vaquina, inteirou-se hoje dos sucessos sócio-económicos que o distrito de Boane, na província de Maputo, conseguiu durante o ano economico de 2012 e que resultou, em grande medida, do financiamento feito a 55 projectos pelos fundos descentralizados alocados pelo Governo central e conhecidos por 'Sete milhões'.
PARQUE DE MALUANA DEVE DESENVOLVER SUA PRÓPRIA MÍSTICA
Os quadros formados no Parque da Ciência e Tecnologia de Maluana devem desenvolver uma mística própria que lhes permite dar o seu valioso contributo não só para a sociedade, mas também na forja de uma nova consciência de trabalho nesta era de economia de conhecimento.
ALBERTO VAQUINA DESAFIA PAIS A COLOCAREM OS FILHOS NA ESCOLA
O primeiro-Ministro moçambicano, Alberto Vaquina, lançou Sábado último um desafio aos pais e encarregados de educação no sentido de tudo fazerem para mandar os seus filhos para as escolas e garantir que lá permaneçam até concluírem os diferentes níveis de aprendizagem.
MAPUTO PROVÍNCIA COM SALDO POSITIVO NA PRODUÇÃO AGRÍCO
A província de Maputo conseguiu, desde 2012 ao primeiro trimestre do corrente, uma produção agrícola estimada em 5,9 milhões de toneladas de culturas diversas contra os 5,8 milhões do planificado, representando um grau de realização do plano de 102 por cento.
Vaquina visita província de Maputo
O PRIMEIRO-MINISTRO, Alberto Vaquina, efectua a partir de hoje até dia 2 de Junho uma visita de trabalho à província de Maputo, com o objectivo de monitorar o grau de implementação do Programa Quinquenal do Governo, o Plano Económico Social 2013 e o Plano da Acção para a Redução da Pobreza.
INDÚSTRIA DE FERRO E AÇO IMPLANTADA EM BELULUANE EM 2014
O Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, anunciou hoje, em Maputo, que Moçambique poderá contar com uma indústria de ferro e aço no próximo ano, um empreendimento orçado em 100 milhões de dólares americanos.
PRESIDENTE INTERINO DO MUNICÍPIO DA MATOLA ASSUME FUNÇÕES
O presidente interino do Conselho Municipal da Matola, António Matlava, assumiu hoje, formalmente, as suas funções na edilidade, na sequência de renúncia de Arão Nhancale, eleito nas últimas autárquicas de 2008, alegando motivos de ‘”força maior”.
Namaacha acolhe Feira Económica e Interactiva
O Município da Vila de Namaacha acolhe hoje uma Feira Económica e Interactiva, alusivas às comemorações do dia daquele município que faz fronteira com a Suazilândia.
ESTRADAS DE ACESSO AO PORTO DE MAPUTO - Parque de espera vai controlar tráfego
O “Corredor de Maputo” vai dispor, proximamente, de um parque de espera com capacidade para mil camiões, idealizado para reduzir o congestionamento que actualmente se assiste nas estradas de acesso e no recinto do Porto de Maputo.
Estrada de Nkobe: Nhancale promete fazer manutenção
Foi inaugurado na manhã de sábado a estrada que liga a zona de Km15 e Nkobe, na Machava, município da Matola, com promessas da sua manutenção para que a via dure o máximo de tempo possível.
Ocorrências da Província, no período de 01 a 08 de Março de 2013
Este é o informe que reporta as ocorrências da Província, referentes à semana de 09 a 14 de Março de 2013.
Ocorrências da Província, no período de 01 a 08 de Março de 2013
Este é o informe que reporta as ocorrências da Província, referentes à semana de 01 a 08 de Março de 2013
Actividades Realizadas Pela Governadora da Província de Maputo de Janeiro a Fevereiro de 2013
No âmbito da actividades relacionadas com a governação, no período compreendido entre os meses de Janeiro a Fevereiro de 2013, foram feitas as seguintes actividades:
Ministro da Ciência e Tecnologia visita CITAU
O Ministro da Ciência e Tecnologia Dr. Louis Pelembe efectuou uma visita de trabalho ao Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia Agrária do Umbeluzi Moçambique-China no distrito de Boane no dia 5 de Abril do corrente ano. A visita do tinha por objectivo a verificação do cumprimento das orientações por si deixadas a quando da sua primeira visita aquela instituição.
DPCT reúne com Directores e chefes de RETPT
No âmbito da coordenação das actividades a nível provincial e prestação de contras, a Delegação Provincial de Ciência e Tecnologia realizou no dia 03 de Abril de 2013, na cidade da Matola, a primeira reunião com os Directores e chefes de RETPT (Repartição de Ensino Técnico Profissional e Tecnologia) dos distritos d Província de Maputo.
Portagens agravam tarifas
NOVAS tarifas entram em vigor a partir de hoje, 1 de Abril, nas portagens de Maputo e Moamba, em cumprimento de uma disposição do contrato de concessão da Estrada Maputo-Witbank (N4) rubricado entre a TRAC, concessionária da via, e os Governos de Moçambique e da África do Sul.
Após 45 dias de interrupção: Linha de Ressano reabre hoje ao tráfego
A CIRCULAÇÃO de comboios na linha férrea de Ressano Garcia, na província de Maputo, será retomada hoje, Terça-feira, soube o Notícias de João Mabota, Director de Engenharia da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM,E.P.).
Portagens de Maputo e Moamba: Longas filas marcam dia das novas tarifas
LONGAS filas de viaturas com automobilistas a mostrarem-se surpreendidos caracterizaram o ambiente junto às Portagens de Maputo e Moamba onde desde ontem vigoram as novas tarifas.
Mau tempo na zona sul
O INSTITUTO Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 mm em 24 horas), acompanhadas de trovoadas, ventos moderados a fortes (50 a 70 km/h) e descida acentuada de temperatura, a partir do final da tarde de hoje, 3 de Abril, em Maputo.
Até 14 de Abril: Fronteira de Ressano funciona sem interrupção
A FRONTEIRA de Ressano Garcia, entre Moçambique e África do Sul, está a operar sem interrupção desde a última segunda-feira até 14 de Abril próximo, de modo a dar vazão ao incremento do movimento fronteiriço de negócios e de turismo, este último associado às férias da Páscoa.
Aumento das tarifas de portagem: Polícia monitora apelos a manifestações na N4
A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM) garante que está a monitorar a situação para evitar situações de alteração da ordem e tranquilidade públicas na sequência da entrada em vigor, na próxima segunda-feira, de novas tarifas para as portagens de Maputo e Moamba, na estrada Maputo/Witbank (N4).
Coca-cola quadruplica produção em 2015
A COCA-COLA prevê quadruplicar a sua produção a partir de 2015, altura em que se prevê a entrada em funcionamento de uma nova fábrica a ser construída, no bairro da Matola-Gare, município da Matola.
MAIS DE CINCO TONELADAS DE HAXIXE DESCOBERTOS NA LIXEIRA DE MAVOCO
Mais de cinco toneladas haxixe foram descobertas na noite do último domingo, aparentemente abandonada junto a lixeira de Mavoco, no distrito de Boane, província de Maputo, sul de Moçambique, faltando ainda apurar a sua origem e seus donos.
a travessia no Incomáti em Marracuene
QUANDO tudo indicava que o batelão que garante a travessia entre o distrito de Marracuene e a zona turística de Macaneta havia retomado na tarde de sexta-feira, a queda da hélice por razões desconhecidas voltou a tirar sono aos moradores locais.
Obras de reabilitação avançam na ex-Riopele
UM consórcio constituído pelas firmas Intelec Holdings, Crispim Abreu, Mundifios e Mundo Têxtil, novo proprietário da antiga fábrica Riopele Têxteis, localizada no distrito de Marracuene, província de Maputo, está a investir na reabilitação daquela unidade industrial paralisada há cerca de nove anos.
A trinta quilómetros da capital: Duas pessoas morrem afogadas no Incomati
DUAS pessoas morreram após fogarem-se, domingo e segunda-feira, nas águas do rio Incomati, distrito de Marracuene, a 30 quilómetros da capital, durante um mergulho.
Arranca reconstrução da estrada para Nkobe
ARRANCARAM formalmente ontem as obras de reconstrução da estrada que liga a zona do quilómetro 15 e o bairro Nkobe, no posto administrativo da Machava, município da Matola.
Matola à beira de um milhão de habitantes: Crescimento que desafia capacidade do município
O RÁPIDO crescimento da população do município da Matola está a gerar necessidades e desafios, cuja satisfação ultrapassa a capacidade da autarquia.
Maputo e Matola: TPM reajusta tarifa do serviço expresso
A EMPRESA Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) agravou a tarifa das ligações expresso e interurbanas entre os municípios de Maputo e Matola bem como para os distritos de Boane, Marracuene e Manhiça.
Exaltando-se o espírito de solidariedade: Hoje vai-se ao “Gwaza Muthini”
MOVIDOS pelo espírito de solidariedade para os que sofrem de forma directa com as calamidades naturais que fustigam o país, os moçambicanos celebram hoje o 118º aniversário de “Gwaza Muthini”, a histórica batalha de luta de resistência contra a ocupação portuguesa, registada a 2 de Fevereiro de 1895, no que hoje é distrito de Marracuene, na província de Maputo.
FEIRA COMERCIAL DA NAMAACHA - Um negócio tradicional ameaçado pela liberalização
DUAS vezes por semana, às Quartas e Sábados, moçambicanos, suazis e sul-africanos encontram-se na vila da Namaacha, província de Maputo, para uma já tradicional feira de negócios, hoje confrontada com a liberalização do mercado e desafiada pela abertura das fronteiras à livre circulação de cidadãos dos três países.
Obras da estrada circular: Afectados pelo traçado recebem indemnizações
PERTO de 1,4 milhões de meticais estão a ser investidos na indemnização dos proprietários das machambas e familiares de defuntos sepultados ao longo do traçado da secção 5 da estrada circular de Maputo, que atravessa cinco bairros do Município da Matola.
Numa iniciativa do sector privado: Matola constrói fábrica para reciclar lixo
RECOLHER, seleccionar e reciclar lixo de todo o tipo é a principal vocação de um projecto em fase de implantação na cidade da Matola, numa iniciativa privada orçada em 80 milhões de dólares.
Com condições de produção de alimentos - Ócio em Mafuiane
O REGADIO de Mafuiane, no distrito da Namaacha, está ocioso. São 164 hectares de terra arável, com água disponível todo o ano, que não estão sendo aproveitados para fazer Maputo e Matola esquecerem o tomate, repolho, pepino, couve, cenoura e até feijão verde importados da África do Sul.
FLORESTAS COMUNITÁRIAS - Roubos desafiam sonhos em Mafuiane
O ABATE clandestino de eucaliptos para o aproveitamento de estacas está a prejudicar o desempenho do projecto “um líder, uma floresta” na região de Mafuiane, província do Maputo. O chefe da localidade, João Chavango, diz que o assunto foge do controlo das autoridades locais, por isso a solução já exige a intervenção das autoridades a nível distrital ou até provinciais.
Abastecimento de água: Namaacha prevê melhorias até 2015
O DISTRITO da Namaacha, província do Maputo, vai atingir 90 por cento de cobertura de abastecimento de água potável até 2015, a avaliar pela quantidade de investimentos que vêem sendo orientados para aquela área social.
ROUBO DE GADO EM NAMAACHA: Criadores agastados com apatia da Polícia
CRIADORES de gado na localidade de Goba, distrito da Namaacha, exigem a substituição de todo o efectivo da Polícia da República de Moçambique (PRM) posicionada naquele ponto da província de Maputo, alegando que o mesmo é conivente com a onda de roubo dos seus animais.
Condutas de água Abastecimento a Maputo: Procuram-se fundos para água de Corumana
TRAZER água de Corumana para ampliar a capacidade de abastecer a área metropolitana de Maputo vai custar 146 milhões de euros, estando o Governo na fase de busca de financiamento para a execução física do empreendimento.
Travessia para Macaneta novamente interrompida
A TRAVESSIA de viaturas no rio Incomáti entre a vila de Marracuene e a zona turística da Macaneta, na província de Maputo, voltou a ser interrompida na segunda-feira em consequência de uma nova avaria do batelão que assegura a ligação entre as duas margens.
No Incomáti barcos que asseguram a travessia de pessoas
Os danos registados no motor do batelão são tão graves que a solução ideal seria a aquisição de um novo na África do Sul, avaliado em 800 mil randes, o equivalente a cerca de 2.8 milhões de meticais.
Travessia complicada no Incomáti
A INTERRUPÇÃO da circulação, por uma avaria grossa, do batelão que garante a travessia do rio Incomáti, ligando Marracuene e Macaneta, na província de Maputo, cerca das 22.00 horas de 31 de Dezembro, traz transtornos sem precedentes na vida de inúmeros cidadãos entre locais e turistas.
MATCHEDJE CONSTRÓI NOVO COMPLEXO DESPORTIVO NA MATOLA
O Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, lançou, hoje, na Matola, a primeira pedra para a construção do novo complexo desportivo do Clube Desportivo de Matchedje.
Movimento atinge o pico
O movimento de cidadãos nacionais e estrangeiros de regresso à África do Sul, poderá atingir o pico, entre hoje e amanhã, ao que a Direcção Geral das Alfandegas apela o seu efectivo para trabalhar com mais humildade, profissionalismo e humanismo, acima de tudo.
FRONTEIRA DE RESSANO GARCIA - Saída menos embaraçosa
AS forças conjuntas posicionadas na fronteira de Ressano Garcia, província de Maputo, lograram atender com celeridade a saída massiva de pessoas e veículos rumo à África do Sul, evitando as enchentes fastidiosas e embaraçosas que habitualmente se verificam por este período do ano naquele posto fronteiriço
Onze brigadas para fiscalização na Matola
A Vereação de Mercados e Feiras do Conselho Municipal da Matola, em coordenação com os serviços do Comércio da província de Maputo, formou 11 brigadas para fiscalizar os preços e repreender os vendedores oportunistas nos vários mercados daquela autarquia.
PRODUTOS PARA QUADRA FESTIVA - Matola festeja sem queixas
A POUCOS dias da festa do Ano Novo, os diferentes mercados da Matola dispõem da maioria dos produtos e a preços considerados competitivos para uma celebração sem queixas.
Projectado para Beluluane e Matola-Gare: Movene pode dar água ao parque industrial
O PARQUE Industrial de Beluluane assim como o da Matola-Gare (em projecção), na província de Maputo, poderão consumir água bruta a partir do rio Movene, afluente do Umbelúzi, onde está a ser projectada a construção de uma barragem, que também vai reforçar a disponibilidade daquele recurso para o abastecimento à cidade de Maputo.
FILA DE VIATURAS NA FRONTEIRA DE RESSANO GARCIA ATINGE SEIS QUILÓMETROS
O congestionamento de viaturas provenientes da África do Sul e que procuram entrar em Moçambique através da fronteira de Ressano Garcia/Lebombo é tão intenso que as filas chegam a atingir cerca de seis quilómetros nos últimos dias.
ANO LECTIVO ARRANCA A 14 DE JANEIRO
O ano lectivo 2013 arranca no próximo dia 14 de Janeiro em todo o país, com pouco mais de 6.5 milhões de alunos no Ensino Secundário Geral.
Maputo têm desenvolvimento médio
A CIDADE e província de Maputo e Inhambane possuem o desenvolvimento humano médio (entre 0.500 e 0.799) enquanto as restantes se situam abaixo de 0.5, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística, por ocasião do Dia Africano de Estatística.
Se forem usadas neste período de pico: Namaacha e Goba podem aliviar fronteira de Ressano
AS autoridades migratórias e alfandegárias consideram que as entradas e saídas neste período de pico pelas fronteiras de Namaacha e Goba, ambas na província de Maputo, podem aliviar a enorme pressão que se traduz nas enchentes embaraçosas que, por estas alturas do ano, se verificam no posto fronteiriço de Ressano Garcia, também localizada em Maputo.
Mais energia produzida das centrais de Ressano
O POTENCIAL de geração de energia eléctrica a partir do gás natural em Ressano Garcia, província de Maputo, poderá passar dos actuais 100 para 525 megawatts com a implementação de dois importantes projectos que deverão disponibilizar corrente eléctrica à rede nacional a partir de 2014.
TRAC REFORCA EFECTIVO DE SEGURANCA NA N4
A TRAC, Concessionária da Estrada Nacional número 4 (N4), acaba de reforçar os efectivos de segurança nas portagens ao longo da via, tanto em meios quanto em pessoal de assistência a acidentes, visando reduzir o risco de ocorrência de acidentes de viação, sobretudo durante a quadra festiva que se avizinha.
Desde ontem até 6 de Maio: Ressano aberta 24 horas
MINEIROS, turistas, comerciantes e outros viajantes que queiram entrar ou sair do país, por estas alturas do ano, pela fronteira de Ressano Garcia, província de Maputo, não têm muito que se preocupar com a hora de abertura ou de encerramento dos serviços fronteiriços.
Até Dezembro próximo: Magude-Mapulanguene com ligação normalizada
O acesso a Mapulanguene a partir da vila sede de Magude estará normalizado até Dezembro com a conclusão das obras de reposição dos solos e da ponteca arrastada pela violência das águas aquando das cheias de Janeiro último.
Segunda central térmica em Ressano Garcia pronta até Maio de 2014
Depois da multinacional britânica Agrekko construir a primeira infra-estrutura de produção de energia eléctrica a partir de gás natural no país, a Electricidade de Moçambique e a Sasol juntaram-se à corrida, numa joint venture.
Matola e Zhengou debatem administração municipal
A TROCA de experiências na área de administração municipal entre a cidade da Matola e a sua congénere de Zhengou, na China, levou ontem o presidente desta autarquia, Arão Nhancale, a realizar uma visita de trabalho de sete dias àquela urbe chinesa.
Semana Nacional de Saúde
Vai decorrer de 26 a 30 de Novembro de 2012, a Semana Nacional de Saúde.
Abastecimento de água: Intaka terá novo centro distribuidor
O FUNDO de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) está a investir 40 milhões de euros na melhoria da fiabilidade do sistema de abastecimento de água à região metropolitana de Maputo.
Acondicionado na Matola: Lula da Silva procede a entrega de anti-retrovirais
O ANTIGO presidente do Brasil, Lula da Silva, entregou ontem ao Governo moçambicano a primeira remessa de anti-retrovirais fabricados no Brasil, mas empacotados e rotulados pela fábrica de anti-retrovirais de Moçambique, localizada na Matola.
Matlemele: A vida desenrola-se sem pressa
Sem transporte fiável, unidade sanitária, posto policial, nem energia eléctrica e com deficiente parcelamento, água obtida em poços a céu aberto, bem como habitações coladas a currais de gado, o bairro de Matlemele, é um dos pontos do município da Matola, província de Maputo, onde se leva uma vida integralmente rural, não obstante estar-se em território urbano e junto da capital do país.
PARQUE DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA CONCLUÍDO ATÉ FINAIS DE 2012
As obras do Parque da Ciência e Tecnologia da Maluana, em construção no distrito da Manhiça, província de Maputo, sul de Moçambique, deverão ser concluídas ainda este ano, asseverou hoje o Ministro da Ciência e Tecnologia, Loius Pelembe.
Conhecido empreiteiro da estrada Km15/Nkobe
A reconstrução da estrada que liga Quilómetro 15 e o bairro de Nkobe, na Machava, município da Matola, foi finalmente adjudicada ao consórcio formado pelas firmas Jjr e filhos Moçambique e jrc – Construções e obras públicas limitada.
Já se projecta trazer água de Corumana para a área metropolitana de Maputo
O FUNDO de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) está já à busca de financiamento para a ampliação do sistema de abastecimento de água para a zona norte da região metropolitana de Maputo, tendo como fonte a Barragem de Corumana.
PEQUENOS LIBOMBOS VOLTA PRODUZIR ENERGIA
A minicentral da Barragem dos Pequenos Libombos, na província meridional de Maputo, vai entrar brevemente em funcionamento, oferecendo à rede da Electricidade de Moçambique (EDM) 1,7 megaWatts de energia eléctrica.
Mais uma vaga de calor para Maputo
As cidades de Maputo e Xai-Xai, esta última na província meridional de Gaza, vão registar sábado mais uma vaga de calor, podendo as temperaturas máximas atingir os 37 e 36 graus centígrados, respectivamente.
Transporte em Maputo e Matola: Nova tarifa vigora a partir da quinta-feira
A NOVA tarifa de transportes público e semicolectivo de passageiros, vulgo “chapa”, começa a vigorar na quinta-feira nos municípios de Maputo e Matola.
Energia eléctrica em Marracuene: Desmantelada rede clandestina
UMA rede clandestina de energia eléctrica foi desactivada há dias na localidade de Nhongonhane, no Distrito de Marracuene, província de Maputo.
Ligando Moamba e Chókwè: Via alternativa alivia intenso tráfego da EN1
UMA via alternativa à Estrada Nacional Número 1 está a ser idealizada pelas Obras Públicas como forma de descongestionar o intenso tráfego nesta via e também tirar partido da rota rápida para o escoamento da produção das áreas com elevado potencial agrícola até aos mercados.
Mau tempo no sul
O SUL do país está a ser fustigado por mau tempo desde o final da tarde de ontem, caracterizado por aguaceiros e chuvas que o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) previa moderadas a fortes (30 a 50 milímetros de precipitação para 24 horas).
Surto de peste suína na Matola e Marracuene
UM surto de peste suína foi detectado na semana passada em dois focos de criação de porcos no distrito de Marracuene, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Maputo, que já causou até aqui a morte de cerca de 90 animais.
FDA FINANCIA FOMENTO DE NOVA VARIEDADE DE MANGA
Boane (Moçambique), 29 Out (AIM) – O Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FDA) está a financiar um programa de fomento de uma nova variedade de manga com alto valor comercial, uma iniciativa que tem como alvo pequenos e médios agricultores do sector familiar da província de Maputo e Inhambane, sul do país.
Magude mergulhado num mar de problemas
O DISTRITO de Magude, na província de Maputo, está mergulhado num mar de problemas de vária ordem que, sem dúvidas, inviabilizam o desenvolvimento que se almeja naquela parcela país. Dentre as vários dificuldades que afligem a população local destaca-se a fraca qualidade de energia eléctrica, a falta de água potável, o difícil acesso às localidades, falta de escolas do ensino secundário nas localidades, locais de acomodação e roubo de gado bovino e caprino.
DEGRADAÇÃO DE REPRESAS CRIA PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MAGUDE
A degradação das represas de água potável ao distrito de Magude esta a criar sérios problemas de abastecimento do precioso liquido as populações daquela parcela da província de Maputo, Sul de Moçambique.
ASSOCIAÇÃO AGRO-PECUÁRIA “MPALA WA SOKOTI” EXPORTA ÓLEO DE EUCALIPTO PARA AFRICA DO SUL
A Associação Agro-pecuária ´Mpala Wa Sokoti´ (formigueiro em português), localizada no distrito da Namaacha, na província de Maputo, sul de Moçambique, está a produzir e a exportar óleo de eucalipto para o mercado da vizinha Republica da Africa do Sul.
PRIMEIRA-DAMA DEPLORA VENDA DE TERRA A ESTRANGEIROS EM MACANETA
A Primeira-dama, Maria da Luz Guebuza, condena a venda de terras a cidadãos estrangeiros, praticada por alguns dos naturais do distrito de Marracuene porque em Moçambique a terra pertence ao Estado.
PRIMEIRA-DAMA REITERA IMPORTÂNCIA DOS “SETE MILHÕES”
A Primeira-dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza, insiste que os cidadãos devem continuar empenhados no trabalho e usarem o Fundo Desenvolvimento de Distrital, vulgo “Sete Milhões” para aumentar a produção, produtividade e erradicar a pobreza.
Manhiça: Conselhos de Escola vão regrar desmandos
SETE escolas primárias do distrito da Manhiça, na província de Maputo, estão desde sábado último, munidos de ferramentas para elaboração de regulamentos internos, com vista a evitar o desrespeito pelos direitos da criança.
Areeiro junto a ETA do Umbelúzi encerra e danos ao local devem ser corrigidos
O CONCESSIONÁRIO do Areeiro 25 de Setembro, em Boane, já foi notificado pela Direcção Provincial dos Recursos Minerais de Maputo para proceder à correcção dos danos ambientais causados pela retirada de areia para a construção junto à Estação de Tratamento de Água do Umbelúzi (ETA) e também para dar por encerrada a sua actividade naquela área.
Satisfatória procura pelas casas de Intaka - segundo as autoridades
POUCO mais de 200 cidadãos já manifestaram a intenção de adquirir as casas de Intaka depois que o processo de inscrição dos candidatos arrancou há sensivelmente um mês. Ao mesmo tempo o Fundo de Fomento para a Habitação iniciou a inscrição de interessados em aderir ao projecto das 4500 casas que serão edificadas em parceria com o grupo espanhol Sanjosé.
Maputo pede mais extensionistas agrícolas
CAMPONESES da província de Maputo pedem à primeira-dama, Maria da Luz Guebuza, a presença de mais extensionistas no terreno para apoiá-los em técnicas agrárias para o aumento da produção e produtividade.
Ara-Sul procura novas fontes
A administração Regional das Águas do Sul - ARA-Sul, está à procura de novas fontes de água, tendo identificado já uma garganta no rio Movene, em Matsequenha, distrito de Namaacha, para instalar uma barragem que, com a Moamba Major e Corumana, poderão garantir água por muito mais anos, atendendo o crescimento de Boane, Matola, Maputo e Marracuene.
Areeiros ameaçam abastecimento de água
A EXTRACÇÃO de areia para a construção a montante da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Umbelúzi está a ameaçar a captação daquele líquido para o abastecimento às cidades de Maputo e Matola, para além de Boane.
Maputo e Matola: Transporte urbano mais caro
SUBIU para 7,00 e 9,00 meticais a tarifa de transporte nas cidades de Maputo e Matola e a nova tabela deverá entrar em vigor dentro de cinco dias.
Estradas da Namaacha estão a ser pavimentadas com pavet fabricado localmente
VINTE e oito quilómetros de estrada estão a ser pavimentados na vila da Namaacha, província de Maputo, numa iniciativa do Conselho Municipal que adquiriu para o efeito uma máquina para fabrico de pavet.
Magude: Registos e notariado com novas instalações
OS Serviços de Registos e Notariado de Magude, na província de Maputo, estão desde semana passada a funcionar nas novas instalações, edifício construído de raiz pelo governo.
Em vista gestão conjuntados rios Incomati e Maputo
O COMITÉ Técnico Permanente Tripartido (TPTC) envolvendo gestores seniores do sector de Águas de Moçambique, África do Sul e Suazilândia acaba de propor aos três governos o estabelecimento de uma organização da bacia do Incomati e Maputo que vai zelar pela gestão daqueles cursos de água e garantir que sejam salvaguardados os interesses dos Estados.
Consumo de carne de baleia em Marracuene: Autoridades monitoram eventual crise de saúde
AS autoridades administrativas de Marracuene estão a trabalhar para identificar possíveis problemas de saúde decorrentes do consumo da carne de baleia que apareceu numa das margens do rio Incomáti, naquele distrito localizado a 30 quilómetros da capital.
Arrancam estudos para construir “Moamba Major”
A BARRAGEM de Moamba Major, vista como alternativa segura para o abastecimento de água à cidade de Maputo, poderá ser financiada pelo Governo brasileiro, estando prevista para breve o arranque dos estudos geotécnicos, de avaliação do impacto ambiental e de revisão do projecto da obra.
MOCAMBIQUE/ PRIMEIROS CARROS NO MERCADO EM FINAIS DO ANO
As primeiras viaturas fabricadas em Moçambique e que vão ostentar uma marca nacional chegarão ao mercado em finais do ano, segundo garantia dada por Arão Nhancale, presidente do Conselho Municipal da Matola, cidade onde a fábrica está em fase de instalação.
CONSÓRCIO LUSO-MOÇAMBICANO REVITALIZA FÁBRICA TÊXTIL RIOPELE
O consórcio luso-moçambicano que comprou o património da Riopele vai investir 40 milhões de dólares norte-americanos para a revitalização daquela fábrica têxtil localizada na província de Maputo, sul de Moçambique, e que se encontra paralisada há mais de 20 anos.
Travessia da EN4 na zona da Casa Branca: Polícia e a TRAC regulam trânsito
EQUIPAS conjuntas da Polícia e da TRAC vão continuar a regular o trânsito rodoviário na zona da Casa Branca, na EN4, enquanto não se repõe a ponte para peões derrubada, segunda-feira à noite, num incidente que envolveu um camião basculante.
Maputo vai celebrar dia mundial do coração
O acontecimento terá lugar no dia 29/09/2012, é nesta data que a nossa província vai celebrar o dia Mundial do coração sob o Lema “UM Mundo, Uma Casa, Um Coração”. Para o efeito varias actividades serão desenvolvidas para marcar este acontecimento.
Ponte Maputo/Katembe e Estrada Circular: Reassentamento cautela interesse das comunidades
O REASSENTAMENTO das famílias afectadas pelas obras da Ponte Maputo/Katembe e da Estrada Circular vai respeitar o interesse das comunidades envolvidas, para além de promover a melhoria das suas condições de vida.
Dificuldades têm dias contados em Matutuíne
TER casa condigna para viver, campos de produção agrícola para auto-sustento e comercialização, condições de produtividade melhoradas e espaço para a criação de gado é muito bom. O problema começa quando não há vias de acesso para escoar os excedentes agrícolas e não há possibilidade de ver conservadas as grandes quantidades de hortícolas que saem das machambas.
Ponte metálica da “Casa Branca”: ANE e TRAC esboçam engenharia de reposição
UMA equipa multissectorial de engenharia vai inspeccionar, a partir de hoje, a estrutura remanescente e o tabuleiro da ponte metálica para peões, derrubada na noite da última segunda-feira na zona da Casa Branca, na N4, num incidente que envolveu um camião basculante, que transitava com a bagageira levantada.
Maputo/Katembe: Construção das estacas da ponte arranca em breve
A MAPUTO-SUL e a China Roads and Bridge Constrution (CRDC) têm até ao final do mês de finalizar o processo que dará lugar à construção das primeiras estacas da ponte Maputo/KaTembe, cujo projecto inclui uma estrada para a Ponta do Ouro e Bela Vista/ Boane.
Província de Maputo: Trabalha-se para redução de taxas de seroprevalência
O NÚCLEO de Combate ao HIV/SIDA, na província de Maputo, está a desenvolver acções direccionadas aos jovens para o uso permanente e coerente do preservativo, evitar as parcerias múltiplas e concomitantes e a necessidade de se fazer a circuncisão como forma de reduzir as taxas de seroprevalência.
Estrada Circular prevê ponte sobre Incomáti
A CONSTRUÇÃO da Estrada Circular de Maputo, num investimento de perto de 315 milhões de dólares, permitirá também um novo desenvolvimento, que é a ligação entre as duas margens do rio Incomáti através de uma ponte, dando acesso rápido à Macaneta.
Diálogo Provincial de Parceria Inteligente sobre Inovação
Realiza-se o 1º Diálogo Provincial de Parceria Inteligente sobre Inovação no dia 10 de Outubro de 2012 na cidade da Matola, sob o lema: “Inovar para gerar riqueza”, o qual contará com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Centro Regional da Ciência e Tecnologia e Governo Provincial.
IV MOSTRA PROVINCIAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
No âmbito do cumprimento do Plano Económico e Social referente ao ano 2012, a Delegação Provincial da Ciência e Tecnologia de Maputo pretende realiza a IV Mostra Provincial da Ciência, Tecnologia e Inovação a ter lugar na Matola, junto a Salvador Caetano, Avenida Samora Machel nos dias 10 a 12 de Outubro do corrente ano, sob o lema: “Rumo a Sociedades Verde: Equidade, Inclusão e Participação”.
Preparados professores no âmbito de Programa Criando Cientista Moçambicano de Amanha (PCCMA)
A preparação dos professores para uma capacitacao de nivel pronvincial teve lugar no dia 15 de Setembro de 2012 na Escola Secundária Zona Verde na Província de Maputo, no encontro estiveram um total de 13 dos 15 elementos previstos dentre professores e técnicos de DPCTM, sendo 4 técnicos da Delegação Provincial de Ciencia e Tecnologia de Maputo e os restantes 9 professores das diferentes escolas enquadrados neste programa.
Ponte Maputo/Katembe e Circular de Maputo - Obras já arrancaram.
O Presidente da República, Armando Guebuza, procedeu, ontem, ao lançamento da primeira pedra para a construção da ponte que vai ligar as duas margens da baía de Maputo, de estradas que vão ligar Katembe à Ponta D’Ouro e Boane à Belavista, bem como da Grande Circular de Maputo.
Matola procura melhorar limpeza
TREZE bairros do município da Matola poderão apresentar-se mais limpos na sequência da passagem da gestão dos resíduos sólidos urbanos a uma empresa privada especializada para o efeito.
Obras na circular decorrem a bom ritmo – garante Aires Ali
O PRIMEIRO-MINISTRO, Aires Ali, disse estar satisfeito com o ritmo da execução do projecto da estrada circular de Maputo, cujas obras arrancaram no passado mês de Junho e que deverão ser concluídas até finais de 2014.
DNA apresenta estudos sobre Moamba-Major
A DIRECÇÃO Nacional de Águas (DNA) apresenta, a 20 deste mês, na cidade da Matola, os resultados preliminares do estudo de impacto ambiental e social, no âmbito da construção da barragem de Moamba-Major e obras conexas.
Sessões de sensibilizações de HIV/SIDA no local de trabalho
As sessões são organizadas pela Direcção Provincial de Saúde de Maputo, elas estão enquadradas nas estratégias assumidas pelo governo no âmbito de prevenção e combate aos efeitos causados por este mal.
“Chapas” já ligam Calanga e Maputo
ESTÁ operacional há duas semanas a rota de transportes semi-colectivo de passageiros “chapa”, ligando o Posto Administrativo de Calanga, no distrito da Manhiça e a cidade de Maputo.
Lançado concurso da estrada de Nkobe
Foi já lançado o concurso público para a selecção do empreiteiro a ser encarregue pela reconstrução da estrada que liga a zona do quilómetro 15 e o bairro de Nkobe, no município da Matola, província de Maputo.
Ponte Maputo-Katembe: Obras são para o mês
AS obras de construção da ponte Maputo-KaTembe e das estradas adjacentes KaTembe-Ponta d’Ouro e Bela Vista-Boane, na província de Maputo, iniciam próximo mês, segundo garantias dadas ontem pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba.
Manhiça: Graduados quinze técnicos agrários
O Centro Nova-Villa graduou esta segunda-feira os primeiros 15 jovens técnicos agrários, no distrito da Manhiça, província de Maputo, que vão impulsionar o desenvolvimento da produção agrícola na capital do país.
Uniformização do sistema de venda de energia eléctrica abrange apenas Maputo e Matola
Augusto Fernando disse ainda que no futuro a energia deverá ser vendida via banco, ATM e sms.
Nova fábrica de cimento inicia actividade em Boane
Com capacidade para produzir 240 mil toneladas por ano. Uma nova fábrica de cimento, com capacidade para produzir 240 mil toneladas por ano, está já em funcionamento no Parque Industrial de Beluluane, no distrito de Boane.
Projecto de Habitação de Intaka
OS preços das casas a serem construídas em Intaka, no município da Matola, podem variar de 63 e 158,1 mil dólares norte-americanos, conforme uma das simulações feitas pelo Fundo para Fomento de Habitação (FFH), com base no custo actual de construção que foi apresentado a alguns bancos da praça.
Fábrica de antiretrovirais abre dentro de dias em Maputo
A PRIMEIRA f­ábrica de medicamentos antiretrovirais em Moçambique será inaugurada dentro de dias no bairro do Trevo, Município da Matola, constituindo parte da resposta nacional à problemática do HIV/SIDA.
Moamba: Planeamento e infra-estruturas
SEGUNDO o informe, foi efectuado o levantamento das construções localizadas dentro da área de protecção do gasoduto da Matola Gás Company, num raio compreendido entre o cruzamento da Moamba e o limite dos distritos da Matola e Boane. No sector de urbanização e edificação, foram recebidos 141 pedidos de legalização de talhões e 24 de concessão de terra para fins habitacionais.
Impacto dos sete milhões
OS rendimentos dos projectos financiados pelos sete milhões às comunidades aperfeiçoaram a assistência dos seus agregados familiares, construção de casas melhoradas, bem como permitiram a aquisição de meios circulantes.
Moamba supera dificuldades
O DISTRITO da Moamba, na província de Maputo está, paulatinamente, a superar dificuldades derivadas de factores adversos, dentre os quais as cheias e a estiagem, segundo constatação feita pelo presidente da Assembleia Provincial, Osório Soto, que quinta-feira trabalhou naquele ponto do país.
CENTRAL ELÉCTRICA DE RESSANO GARCIA INAUGURADA A 18 DESTE MÊS
A central de energia eléctrica à base de gás natural, localizada em Ressano Garcia, distrito da Moamba, na província meridional mocambicana de Maputo, será inaugurada no dia 18 do mês corrente.
MATOLA PROJECTA CONSTRUIR “MERCADO ABASTECEDOR”
O Município da Matola, na província de Maputo, sul de Mocambique, projecta construir um “mercado abastecedor”, nos próximos dias, que vai fornecer produtos a todos os bairros daquela autarquia, incluindo os distritos circunvizinhos.
MATUTUINE/PARA BREVE ESTUDO DE VIABILIDADE DE TECHOBAN
O governo moçambicano promete lançar muito em breve o concurso para a selecção da empresa que realizará os estudos de viabilidade económica, visando construir o porto de águas profundas em Techobanine, província meridional de Maputo.
NASCE CENTRO PRISIONAL COM CAPACIDADE PARA 2000 RECLUSOS
Um centro prisional com capacidade para dois mil reclusos está em construção no distrito da Moamba, província meridional mocambicana de Maputo. Paralelamente, o Ministério da Justiça acaba de submeter à Assembleia da República, um pacote de propostas de lei sobre penas alternativas à prisão efectiva.
Província de Maputo tem novas localidades
O Governo da Província de Maputo deliberou recentemente criar sete novas localidades, elevar oito povoações à categoria de localidade, elevar uma localidade à categoria de posto administrativo e mudar a toponímia da Província.
PRODUCAO DE MEL RENDE 700 MIL METICAIS EM MATUTUINE
O distrito de Matutuine, província meridional de Maputo, amealhou 700 mil meticais (cerca de 25 mil dólares americanos) mercê da produção e comercialização de mel local por uma associação que se dedica a sua produção.
SUBESTACAO DE RESSANO VAI VIABILIZAR FABRICAS DE CIMENTO
A entrada em funcionamento da subestação de produção de energia eléctrica na zona fronteiriça de Ressano Garcia, no distrito da Moamba, província meridional mocambicana de Maputo, vai viabilizar o funcionamento das fabricas de cimento de Matutuíne e Moamba, assim como melhorar a qualidade de energia electrica fornecida a zona sul do pais sobretudo a provincia de Maputo.
Município da Matola: Verbas limita melhoria das vias
A FALTA de verbaso está a limitar a manutenção rotineira de várias estradas, ligando os bairros do município da Matola que poderiam contribuir para o escoamento de tráfego rodoviário.
Fronteira de paragem única: Reassentados recebem novas casas em Ressano
QUARENTA e sete famílias movimentadas das suas zonas de origem para dar lugar à construção de uma estrada, no âmbito da implantação da fronteira de paragem única entre Moçambique e África do Sul, serão instaladas, até 15 de Julho, nas suas novas habitações construídas na zona de expansão da vila de Ressano Garcia.
Fronteira de paragem única: Moçambique e RAS aceleram procedimentos
MOÇAMBIQUE acaba de ratificar o acordo bilateral para o estabelecimento da fronteira de paragem única em Ressano Garcia, no mais movimentado posto fronteiriço entre o nosso país e a África do Sul.
Abastecimento de viaturas movidas a gás: Mais postos operam em Maputo e Matola
MAIS três postos de abastecimento de viaturas movidas a gás vão entrar em funcionamento, nos próximos dias, nas cidades de Maputo e Matola, o que aumentará a disponibilidade deste combustível, cujo uso está a ser massificado.
Procura-se empreiteiro para estrada de Nkobe
A RECONSTRUÇÃO da estrada que liga a zona do Km15, na Machava, e o bairro de Nkobe, no Município da Matola, vai dentro de dias a concurso público para a selecção do empreiteiro a ser encarregue pelos trabalhos.
Matola e Boane: Cintura incentiva geração de renda
A Ministra da Mulher e da Acção Social, Iolanda Cintura, encorajou recentemente, mulheres e jovens do Município da Matola e do distrito de Boane, a continuarem a identificar e implementar mais projectos de geração de rendimento.
Administração Pública tem de servir melhor o cidadão – apela Osório Soto, presidente da AP de Maputo
A ADMINISTRAÇAO Pública tem de prestar ao cidadão serviços de forma efectiva, eficiente e pontual, segundo defendeu, há dias, o presidente da Assembleia Provincial de Maputo, Osório Soto, que, desde semana passada efectua visita de trabalho aos distritos da província, no âmbito da fiscalização às actividades do Governo.
Fraco reembolso dos 7 milhões
O informe apresentado pelo administrador Domingos Junqueiro ao presidente da Assembleia Provincial de Maputo, entre outros constrangimentos, dá conta que o reembolso do Fundo de Desenvolvimento do Distrito, vulgo sete milhões, é fraco. O estágio actual desse fundo mostra, por exemplo, que em 2011 foram desembolsados 7.457.274,57 meticais, tendo sido reembolsados 340.295,62 meticais.
Namaacha sem insegurança alimentar
Não há insegurança alimentar no distrito da Namaacha, apesar de ter sido afectado pela tempestade “Dando” e pelo ciclone “Irina”, fenómenos que, segundo o relatório, influenciaram negativamente as actividades no sector. De acordo com o documento, resultado dos efeitos combinados das altas temperaturas, chuvas intensas e ventos fortes apontam para cerca de 2.783,74 hectares perdidos com culturas diversas, sendo as localidades de Matsequenha e Changalane as mais afectadas.
Em busca da segurança rodoviária na N4: Moçambique e RAS agem contra desordem
MOÇAMBIQUE e África do Sul vão flexibilizar a troca de informações sobre segurança rodoviária, como parte da estratégia conjunta de prevenção de acidentes de viação na N4.
Ponta do Ouro: Inspecção fiscaliza estâncias turísticas
ARRANCA esta semana a inspecção das estâncias turísticas da localidade da Ponta Do Ouro, distrito de Matutuíne, em Maputo, com vista á acabar com as violações da legislação laboral que ocorrem naqueles locais afectando a mão-de-obra nacional.
Criados na Matola mais de 600 empregos
O Programa Estratégico de Redução da Pobreza Urbana (PERPU) já possibilitou a criação de mais de 600 postos de trabalho nos três postos administrativos do município da Matola, que se beneficiam do programa desde Março de 2011
Maputo e Matola: Aumentam viaturas que usam gás natural
PELO menos quinhentas viaturas, entre ligeiras e pesadas, já foram convertidas de modo a passarem a funcionar também a gás nas cidades de Maputo e Matola
NOVOS PARCEIROS NA CENTRAL DE GÁS DE RESSANO GARCIA
A Aggreko, especialista em soluções de potência provisória sedeada no Reino Unido, e a sociedade holding de investimentos sul africana, Shanduka Group, anunciaram a sua entrada na construção de uma central eléctrica de 107 MW que vai funcionar com base no gás de Temane.
MOÇAMBIQUE/PRODUÇÃO DE CIMENTO EM ALTA
A produção nacional de cimento está a registar, este ano, um crescimento assinalável segundo as autoridades governamentais moçambicanas.
GÁS PARA USO DOMÉSTICO E INDUSTRIAL
A primeira fase de execução do projecto de expansão de gás natural para a cidade de Maputo e o distrito de Marracuene, no sul de Moçambique, poderá arrancar ‘brevemente”.
Curso de Segurança e Manutenção Preventiva dos Computadores
O curso foi realizado nos dias 14 a 18 de Maio de 2012, no Laboratório de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, cidade de Maputo, O curso com uma carga horária de duas horas dia.
Presidência Aberta e Inclusiva: Cada um deve deixar uma obra
O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, defende que cada moçambicano deve trabalhar arduamente para deixar uma obra como seu legado histórico e através do qual será recordado.
XXXV Conselho Provincial Coordenador de Saúde
Segundo uma fonte da Direcção Provincial da Saúde de Maputo, realiza-se entre os dias 21 a 25 do corrente mês, no Distrito da Namaacha, o XXXV Conselho Provincial Coordenador de Saúde (CPCS)
Criar espaços para produção alimentar - segundo PR, em Xinavane
O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, defendeu ontem a necessidade da criação de espaços para a população produzir alimentos junto das grandes superfícies industriais agrícolas detidas pelas fábricas de açúcar, no distrito da Manhiça, em Maputo.
Investir sim mas respeitando as leis - diz PR aos empresários estrangeiros
O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, disse ontem na Ponta do Ouro que o investidor estrangeiro é bem-vindo ao país se respeitar as normas vigentes e os moçambicanos. Falando num comício popular realizado naquele povoado do distrito de Matutuine, província de Maputo, no âmbito da presidência aberta e inclusiva que efectua desde quarta-feira, Armando Guebuza referiu que “em Moçambique observam-se as leis deste país; qualquer investidor, venha de onde vier, deve respeitar as leis e, sobretudo, o ser humano”.
Actividade económica: Maputo regista crescimento
A PROVÍNCIA de Maputo registou um crescimento económico de 17,2 porcento relativamente ao ano de 2010 no que respeita à sua produção global, que no ano passado teve uma realização de 107,6 pontos percentuais de realização do Plano Económico e Social referente ao ano de 2011.
Recordar Samora Machel: O resgate da história
TEMOS que nos recordar do que foi o trabalho forçado nas plantações de cana-de acúcar de Xinavane ou nas obras de construção da linha-férrea do Limpopo, de Goba e de Ressano Garcia. O que era o “ndhindhase”, o cilindro de toneladas que era puxado por homens esfomeados, para compactar estradas. Um desses cilindros jaz no aeródromo da Inhaca.
Hospital provincial concluído até Agosto - garantia dada ao PR em Maputo
A PROVÍNCIA de Maputo deverá contar, a partir do final do mês de Agosto, com uma nova unidade hospitalar, dotada de todos os serviços de assistência médica e medicamentosa, incluindo um laboratório de análises clínicas.
PR em presidência aberta à província do Maputo
O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, inicia hoje, na cidade da Matola, a segunda fase da presidência aberta e inclusiva à província do Maputo, onde deverá trabalhar até domingo.
Celebração das aparições da Nossa Senhora: Mais de 15 mil crentes esperados na Namaacha
PERTO de 15 mil crentes da Igreja Católica são esperadas amanhã no Santuário da Namaacha, a 75 quilómetros da capital, para tomarem parte nas celebrações dos 95 anos da aparição da Nossa Senhora.
Matola: FIPAG retoma ligações de água
RETOMARAM, segunda-feira, as ligações domésticas de água aos bairros de expansão do município da Matola depois de uma interrupção observada nos últimos dias por insuficiência de materiais para o efeito.
“Casamento” entre Maputo e Matola?
Não há dúvidas para ninguém que as cidades do Maputo e Matola registaram um crescimento acima da média no que diz respeito à ocupação do solo urbano e, a olhos vistos, a procissão ainda vai no adro.
Província de Maputo: Investimento directo com rendimentos à vista
O investimento directo do sector privado na província de Maputo atingiu os 34,9 milhões de dólares americanos em projectos diversos nos primeiros três meses deste ano, segundo o relatório do desempenho do governo provincial divulgado esta semana na cidade da Matola.
Agricultores recebem sementes
TRÊS mil sementes serão distribuídas pelos agricultores do vale do Infulene, Município da Matola, para fazer face à devastação causada pelas cheias de Janeiro do presente ano.
Linha de energia Tete-Maputo: Parceiros concertam para criar consórcio
A ELECTRICIDADE de Moçambique (EDM) está a intensificar contactos com os parceiros estrangeiros com vista ao estabelecimento do consórcio que vai implementar o projecto de transporte de energia eléctrica ligando as províncias de Tete e Maputo, num empreendimento globalmente avaliado em 2,7 biliões de dólares norte-americanos.
Projecto Intaka: Casas modelo serão concluídas em Maio
O empreiteiro do projecto das cinco mil casas no bairro de Intaka, na Matola, província de Maputo, promete para Maio a conclusão das primeiras seis casas modelo. As casas do tipo um a quatro vão custar entre cerca de um milhão e trezentos mil a três milhões e quatrocentos mil meticais.
Governo estimula hábitos sãos de ocupação dos jovens
Com o objectivo de os distanciar dos riscos de infecção por HIV
Incidência de HIV diminui na Província de Maputo
O balanço do Programa Aconselhamento e Testagem em Saúde (ATS) da Direcção Provincial da Saúde de Maputo (DPS), referente ao ano transacto, indica que das 169.440 pessoas testadas, em 2011, nos vários serviços de ATS, a nível desta parcela do País, 25.562 obtiveram resultados positivos comparativamente ao ano de 2010, em que foram testados 110.712 utentes dos quais 20.526 foram positivos com uma incidência 18 porcento, o que corresponde a uma diminuição na ordem de três porcento.
Aumentam instituições públicas com políticas de Resposta ao SIDA no Local de Trabalho
O número de instituições públicas na Província de Maputo, com políticas de Resposta ao HIV e SIDA incluindo a Tuberculose evoluiu na ordem de 25 por cento, em 2011, comparativamente ao ano de 2010, ao passarem de 12 para 15 direcções, como resultado da advocacia levada a cabo Núcleo Provincial de Combate ao HIV e SIDA de Maputo e parceiros, em prol da integração da Resposta ao HIV e SIDA, incluindo a Tuberculose, nos planos e programas sectoriais. Em decorrência desta situação o de funcionários e/ou agentes do Estado e suas famílias que acederam a serviços de prevenção à infecção por HIV no local de trabalho passou de 9.281 beneficiários, em 2010, para 11.903 em 2010.
Para a Resposta ao HIV e SIDA, Sociedade Civil clama pela exiguidade de fundos
As Organizações da Sociedade Civil que trabalham na Resposta ao HIV e SIDA, na Província de Maputo, debatem-se com o problema da exiguidade de recursos financeiros para a Resposta à pandemia e, para fazer face a este problema, pedem a intervenção do Governo, para fazer advocacia junto aos Agentes Facilitadores do Financiamento, no sentido de se tornar os fundos acessíveis.
Namaacha: Mais de 1900 pessoas iniciaram o TARV
POUCO mais de 1900 pessoas vivendo com o vírus de HIV/SIDA iniciaram o tratamento anti-retroviral (TARV), num universo de 4000 infectados no distrito da Namaacha, província do Maputo.
Bananalândia quer mais terra para expandir o seu negócio
E a bananalândia quer mais terra para expandir o seu negócio. Além de Boane, o grupo detém plantações também em Goba e na Moamba, num total superior a mil hectares. A fruticultura é dos sectores que se têm revelado imunes à crise financeira global.
Aires Ali desafia jovens a investirem no agro-processamento
Para um maior aproveitamento dos vários produtos agrícolas produzidos no território nacional. O primeiro-ministro, Aires Ali, desafiou, sábado último, na Matola, os jovens empreendedores moçambicanos a explorarem as áreas de agro-processamento e conservação de alimentos, para um maior aproveitamento dos vários produtos agrícolas produzidos no território nacional.
Jean Piaget, mais uma universidade nasce na província de Maputo
É desta forma que iniciam quase todas as obras na nossa terra. Cerimónias tradicionais para pedir aos defuntos que a obra corra da melhor maneira. A seguir o lançamento da primeira pedra para a construção de mais uma universidade na província de Maputo.
Estrada de khongolote será entregue aos automobilistas até ao fim deste ano
De acordo com o presidente do Município da Matola, dentro em breve ela vai reiniciar. Para o efeito, será lançado brevemente o concurso para se encontrar o empreteiro para a conclusão da obra num espaço de 2, 400 km.
Matola e A politécnica acordaram na promoção da paz e harmonia social
O Conselho Municipal da Cidade da Matola e a Universidade A politécnica acabam de rubricar um acordo, visando a promoção da paz a harmonia social naquele território autárquico. No memorando, as duas instituições comprometem-se a desenvolver acções conjuntas, visando a promoção da paz e a prevenção de conflitos.
Procura-se alternativa à falta de carteiras
TEM lugar hoje, na Escola Primária Completa de Tsalala, na província do Maputo, o lançamento da campanha “alternativa à falta de carteiras”.
Maputo, Matola e Boane: Previstas quarenta mil novas ligações de água
QUARENTA mil novas ligações de água da rede pública serão estabelecida, no presente ano nos bairros Tchumene, Tsalala, Malhampsene, no município da Matola, no posto administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane e ainda para alguns bairros da cidade do Maputo, situados na parte norte do Aeroporto Internacional.
Produção de cimento: Nova fábrica a partir de Julho
UMA nova fábrica de cimento com capacidade para produzir oito mil sacos por dia está a ser construída na localidade de Mahubo, distrito de Boane, província do Maputo. A empreitada é da iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e envolve investimentos na ordem de 4,2 milhões de dólares norte-americanos.
Rio Mozitonto voltou a transbordar, 75 anos depois
Um mês depois das grandes cheias, ninguém diria que a casa de Ismael Macamo teve água pelas janelas e que a família, mulher e alguns dos 19 filhos, cães e cabritos, passasse 36 horas no telhado.
Plantadas 1200 árvores na floresta de Mulotana
CERCA de mil e duzentas plantas nativas entre canhoeiro, chafuta, mafureira e massaleira foram plantadas, sábado, na floresta comunitária de Mulotana, distrito de Boane, província do Maputo.
Matola aos 40 anos: Desafios pendem mais para as infra-estruturas
A MATOLA na sua governação virada ao crescimento e desenvolvimento equilibrado realizou, nos últimos três anos, acções de intervenção em três domínios, nomeadamente infra-estruturas, planeamento territorial e acção social, segundo destacou o presidente do Conselho Municipal, Arão Nhancale, falando
Matola celebra amanhã 40 anos como cidade
A MATOLA celebra amanhã 40 anos de elevação à categoria de cidade. Associado aos festejos da efeméride, o município local pretende impulsionar o estabelecimento de um triângulo de cooperação funcional com as congéneres de Mbombela, na África do Sul, e Mbabane, na Suazilândia, aos quais está ligado através de acordos de gemelagem.
Tolerância de ponto na Matola
A CIDADE da Matola comemora no próximo domingo, 5 de Fevereiro, o seu 40º aniversário desde que foi elevada a esta categoria, através da Portaria nº 83/72, de 5 de Fevereiro.
Em Beluluana: Problemas resolvidos com maior celeridade
MORADORES de Beluluane, no Posto Administrativo da Matola-Rio, no distrito de Boane, província do Maputo esperam ver seus problemas bem encaminhados e com alguma celeridade com a tomada de posse no último sábado, do novo secretário.
AP do Maputo avalia efeitos do temporal “Dando”
O temporal “Dando”, que fustigou em meados deste mês a zona sul do país, levou um pouco de tudo no círculo eleitoral do distrito da Manhiça, província do Maputo.
Comboio especial para “Gwaza Muthini”
Cidadãos de Maputo e Matola, bem como de outros pontos, interessados em assistir às cerimónias alusivas ao 117º aniversário da batalha de Marracuene, mais conhecidas por “Gwaza Muthini”, poderão deslocar-se para a vila-sede daquele distrito em carreiras especiais de comboio.
Recenseamento Militar: Cidade da Matola com relativa afluência
A CIDADE da Matola, a capital da província de Maputo, regista uma relativa afluência de jovens aos postos de recenseamento militar. Algumas brigadas chegam, diariamente, a recensear uma média de 30 mancebos (pessoas em idade de cumprir o Serviço Militar).
Com a época chuvosa ainda a meio: Homens provam que somos capazes
AS RECENTES cheias no Vale do Incomáti, dos vários episódios que as marcaram, incluindo o corte da Estrada Nacional Número Um, constituíram um teste à capacidade de resposta às calamidades naturais no país. Depois de 2000, este foi o pior episódio que, uma vez mais, veio e serviu para demonstrar que a coordenação de esforços entre os diversos intervenientes neste processo de facto resulta.
Entre “3 de Fevereiro” e Incoluane: Reabilitação da EN1 está para breve
O TROÇO entre “3 de Fevereiro” e Incoluane, na EN1, em Maputo, faz parte das prioridades do sector que já tem planos para a sua breve reabilitação.
Fim da aflição na EN1 no Maputo: Ligação restabelecida
O TRÁFEGO na Estrada Nacional Número 1 (EN1) foi reaberto na madrugada de ontem, pondo fim a um sofrimento colectivo que durava desde a manhã de sábado último, quando o rio Incomáti, em situação de cheia e desorientado, galgou as margens e rompeu com um espaço de cerca de 60 metros de estrada na zona de Ngonhane, distrito da Manhiça, na província do Maputo, a pouco menos de 100 quilómetros da capital do país.
Águas do Incomáti a baixar: Sem mãos a medir na reposição da EN1
O RITMO das obras de reposição da Estrada Nacional Número-1 (EN-1), no local do corte verificado na baixa de 3 de Fevereiro, distrito da Manhiça, província do Maputo, ganhou ontem novo ímpeto com a substancial redução dos níveis do rio Incomáti, o que permitiu o empenho da equipa de trabalho que se encontra no terreno para restabelecer a ligação com a máxima brevidade possível. A expectativa geral é de que com as águas a baixarem seja possível hoje realizar uma intervenção de vulto para repor a via.
A intolerância da natureza
A influência de dois sistemas ciclónicos na presente época chuvosa, nomeadamente a tempestade “Dando” que abalou o sul e o “Funso” que ainda ameaça a costa de Zambézia e com efeitos negativos já em Quelimane, foi o suficiente para que o país voltasse a reviver tristes episódios que marcam para sempre a memória colectiva de todos nós.
Descongestionar fronteira de Ressano
AS autoridades da Migração na província do Maputo apelam ao uso de outros postos fronteiriços para descongestionar a fronteira de Ressano Garcia, nesta altura em que se prevê maior movimento de pessoas de regresso aos seus postos de trabalho ou residência.
Província de Maputo continua a crescer
Educação, agricultura, abastecimento de água e finanças públicas são sectores que estiveram em destaque,segundo o informe anual apresentado pela Governadora da Província Maria Elias Jonas no jantar oferecido aos membros do governo provincial, partidos políticos, comunidade empresarial e sociedade civil por ocasião do fim do ano 2011.
Água potável: Corumana instala comportas em 2013
A ADMINISTRAÇÃO Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) espera que a colocação de comportas na Barragem de Corumana, vista como alternativa para abastecer a cidade em água inicie em 2013.
Província do Maputo instala Tribunal Administrativo
ESTÁ em funções, desde ontem, o Tribunal Administrativo da província do Maputo, abrindo espaço para que funcionários do Estado e algumas entidades movam processos para uma efectiva Justiça administrativa.
Etnobotanica de Namaacha: Informação sobre nutrição deve chegar à população
O MINISTRO da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, desafiou quinta-feira ao Conselho Científico de Etnobotânica (COCIE) para que massifique a tabela de equivalência alimentar e nutricional recentemente publicada em livro, à população, devendo chegar até aos distritos e localidades.
Mandra reúne-se com Xinonanquila
O VICE-Ministro do Interior, José Mandra, reúne-se às 9.00 horas de hoje, sábado, com as comunidades do bairro Xinonanquila (Km-16, distrito de Boane, no Maputo), no quadro da garantia da ordem, tranquilidade e segurança públicas sempre nos locais de residência.
43% dos cargos de Direcção e Chefia são ocupados por jovens na Província de Maputo
A Província conta com 16.558 funcionários e agentes do Estado, onde a maior parte destes é constituída por jovens num total de 9.181 (55.45%), dos quais 4.925 homens (54%) e 4.256 mulheres (46%) .
Moza Banco inaugura unidades de negócios na Cidade da Matola
O MOZA Banco, uma instituição financeira nacional, irá inaugurar amanhã duas novas unidades de negócios na cidade da Matola. Com uma unidade de retalho e um centro corporate, ascendem assim a seis as unidades de negócio em funcionamento.
Motaze: Lançado projecto para produção de banana
UM projecto para a produção de banana prata destinada ao mercado nacional e para a exportação acaba de ser lançado na localidade de Motaze, distrito de Magude, província do Maputo. Trata-se de uma iniciativa privada do empresário e presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, e irá ocupar uma área de 100 hectares.
Município da Matola: 600 crianças vão deixar de estudar ao relento
O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Matola procedeu, sábado último, neste município, ao lançamento da primeira pedra para a construção de quatro salas de aulas, com capacidade para acolher perto de 600 crianças, que actualmente estudam ao relento, na Escola Primária Completa Matola-C.
Incomáti firme no Moçambola
 
Bombas para viaturas a gás
PELO menos 15 novos postos de abastecimento de gás natural para veículos automóveis poderão ser construídos em diversos pontos do país, a partir deste ano até 2014, no âmbito da expansão das infra-estruturas para intensificar o uso daquele tipo de combustível tido como vantajoso quer em termos de preço, quer sob ponto de vista ambiental.
Zitundo e Catuane em risco de inundações
O NÍVEL hidrométrico da bacia hidrográfica do Maputo, em Madubula, encontra-se a 0.25 metro do estado de alerta.
Moamba deve recuperar estatuto de celeiro de
O DISTRITO de Moamba, outrora tido como o celeiro da província do Maputo, deve recuperar a sua posição de pódio na área agrícola, perdido ao longo dos anos devido a vários factores, dentre os quais a guerra.
Gabriel Mutisse dinamiza piscicultura no Maputo
O VICE-MINISTRO das Pescas, Gabriel Mutisse, está desde ontem na província do Maputo, para avaliar o grau de execução dos projectos de piscicultura em cursos nos diversos pontos desta parcela do nosso país, tendo como principal objectivo dinamizar a sua implementação.
Energia eléctrica para mais 15 mil residências
 
Conflitos na província do Maputo: PRM trabalha na prevenção
UMA brigada da Policia da República de Moçambique (PRM) ao nível da província do Maputo vai iniciar nos próximos dias um programa de sensibilização para a prevenção de conflitos. Segundo soube o nosso jornal, o trabalho será efectuado em coordenação com o Conselho Municipal da Matola.
Furos de água abertos na província do Maputo
CINCO furos de água avaliados em cerca de 72771 dólares norte-americanos, financiados pela Embaixada do Japão, através do programa Assistência à Projectos Comunitários (APC), serão inaugurados hoje, na Matola-Gare, província do Maputo.
Lei de terras: Líderes comunitários capacitados em Boane
Cerca de quarenta e cinco líderes comunitários foram capacitados na província do Maputo. A capacitação foi ministrada pelo Instituto de Formação em Administração de Terras e Cartografia, sediado na Machava-sede.
Barragens do sul: Disponível água para sustentar a agricultura
AS albufeiras da zona sul do país, nomeadamente Massingir, Corumana e Umbelúzi, têm água suficiente para satisfazer os principais usos, particularmente para a agricultura, durante a próxima campanha agrícola, pese embora persistam caudais característicos duma época de estiagem nos rios adjacentes, segundo uma avaliação da Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul), gestora daqueles empreendimentos.
Fronteira de paragem única está à porta: Novas oportunidades à espreita em Ressano
As obras de implantação da Fronteira de Paragem Única entre Moçambique e a África do Sul já estão cumpridas em mais de metade, feito que assegura a entrada em funcionamento daquela infra-estrutura até Dezembro próximo, com todos os benefícios que daí se esperam para a vila fronteiriça de Ressano Garcia, província do Maputo.
Fruticultura ganha terreno em Maputo
Um segundo projecto de massificação da fruticultura vai ser lançado em Maputo dentro dos próximos tempos como resultado do elevado interesse que os agricultores da província demonstram pela produção de fruta para consumo interno e até com vista à exportação.
Matutuíne aumenta produção de arroz
O GOVERNO moçambicano pretende aumentar a área do projecto de produção de arroz que é desenvolvido por um consórcio líbio-moçambicano no distrito de Matutuine, na província de Maputo, disse o ministro moçambicano da Agricultura, José Pacheco citado pela agência Macauhub.
Cinco mil casas para habitação: Novo bairro pronto em dezoito meses
FOI lançada ontem, pelo Primeiro-Ministro, Aires Ali, a primeira pedra para a construção de cinco mil casas no Bairro Intaka, Município da Matola, num projecto do Governo que visa providenciar habitação condigna aos moçambicanos.
Transporte de passageiros da Matola: Empresa municipal em operações este mês
A companhia municipal de transportes da Matola vai começar a operar ainda este mês com uma frota inicial de 123 autocarros de passageiros, segundo garantia dada recentemente ao “Notícias” por Arão Nhancale, Presidente do Conselho Municipal daquela cidade.
Ricatla pode ter casino
Um grupo de empresários da região autónoma chinesa de Macau pretende construir um casino no recinto da Feira Internacional do Maputo (FACIM), em Recatla, distrito de Marracuene, Sul de Moçambique.
Energia a gás natural: Mais uma central para Ressano Garcia
UMA segunda central termoeléctrica de produção de energia eléctrica a partir de gás natural extraído em Temane e Pande, província de Inhambane, será construída, dentro em breve, na vila de Ressano Garcia, província do Maputo, com vista a produzir energia reservada especificamente para o consumo interno.
Mahlampsene transfere vendedores informais
Vendedores informais de Mahlampsene passam a partir de hoje para um novo espaço formalmente construído pelas autoridades municipais da Matola.
Xigubo de Matutuíne no Festival de Mapiko
O GRUPO de Xigubo do distrito de Matutuíne, província do Maputo, participou no último fim-de-semana no Festival de Mapiko em Muidumbe, província de Cabo Delgado.
BÁSQUETE SHOW/MCEL - Matola faz o tri
MATOLA conquistou pela terceira vez o Básquete Show/mCel, ao vencer na final, no último sábado, Josina Machel, por 31-27.
Santuário da Namaacha celebra 67º aniversário
O SANTUÁRIO da Nossa Senhora de Fátima, na Namaacha, província do Maputo, celebrou ontem a passagem do 67º aniversário desde que foi inaugurado conjuntamente com a Sé Catedral de Maputo por Dom Gonçalves Cerejeira, na qualidade de legado do Papa e o Cardeal Teodósio Clemente de Gouveia, que lançara a 1ª pedra do santuário, a 13 de Maio de 1942.
Xinavane: Emitidas 300 cédulas e igual número de BIs
MAIS de 300 cédulas pessoais e igual número de bilhetes de identidade biométricos foram gratuitamente emitidos, fim-de-semana, na vila de Xinavane, província do Maputo, pelas brigadas da Conservatória do Registo e Notariado do distrito da Manhiça e da Direcção Nacional de Identificação Civil, numa iniciativa do Standard Bank Moçambique, enquadrada na sua responsabilidade social corporativa.
Centro agrário para Sábiè
O POSTO administrativo de Sábie, no distrito da Moamba, província do Maputo, contará, a partir do próximo ano, com um centro de desenvolvimento agrário
Magude: Arranca asfaltagem da estrada para Motaze
INICIAM, na próxima segunda-feira, as obras de construção da estrada de asfalto que vai ligar a vila sede do distrito de Magude e o posto administrativo de Motaze, na província de Maputo, numa extensão de 22 quilómetros.
CAMPONESES da Associação de Criadores de Mavoco
CAMPONESES da Associação de Criadores de Mavoco, na Matola-Rio, vão receber 125 cabritos da Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (AMDC).
REPOSIÇÃO DE ESPÉCIES EXTINTAS: MITUR cria santuário na Reserva do Maputo
O MINISTÉRIO do Turismo projecta vedar uma área de oito mil hectares para estabelecer um santuário no extremo sul da Reserva Especial do Maputo (REM), no quadro das medidas em curso visando a reposição de espécies selvagens extintas devido à caça furtiva e perturbações antropogénicas dos habitats. A ideia é proteger a biodiversidade naquela área de conservação e reduzir a incidência do conflito Homem-fauna bravia.
Jovens devem aproveitar oportunidades oferecidas - Maria Jones
DUZENTOS e cinquenta jovens dos distritos da província do Maputo, com excepção de Matutuíne, terminaram o programa de acampamento juvenil realizado na zona da lagoa Pate, localidade de Calanga, na Manhiça. Na ocasião, os participantes do programa foram instados a tirar maior proveito das oportunidades oferecidas pelo Governo.
Central termo-eléctrica nasce em Ressano Garcia
O POSTO administrativo de Ressano Garcia, província do Maputo, deverá afirmar-se em breve como o centro de produção de energia para a região, com a construção do parque de geração daquele recurso que terá como fonte o gás natural, num investimento na ordem dos 150 milhões de dólares norte-americanos.
Fronteira de paragem única: Infra-estruturas só em Dezembro
A CONSTRUÇÃO de infra-estruturas do projecto de fronteira de paragem única entre Moçambique e África do Sul deverá estar concluída até Dezembro deste ano na vila de Ressano Garcia, província de Maputo, segundo garantia dada recentemente por Daniel Tovela, responsável do projecto pela parte moçambicana. A partir de Janeiro de 2012, funcionários de ambos países serão colocados no terreno, dando início funcionamento pleno em moldes de paragem única.
China financia e edifica dez mil casas no país
UM total de dez mil casas serão erguidas a partir do ano em corrente no país, cinco mil da quais na cidade da Matola, na província do Maputo, com o financiamento da empresa chinesa Henan Gou Ji.
A aposta é alargar a rede sanitária - directora provincial da saúde do Maputo Cremilda Anly
A PROVÍNCIA do Maputo, com uma rede constituída por 83 unidades sanitárias, das quais 70 possuem maternidades, está longe de cobrir as necessidades da população. A directora provincial da Saúde, Cremilda Anly, falando à nossa Reportagem, considera que o ideal seria ter uma rede constituída por 96 hospitais para minimizar a carência que se vive neste momento.
DUAT cada vez mais longe das camponesas
MOROSIDADE na tramitação de documentos, bem como a falta de dinheiro para despesas decorrentes da aquisição do Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) coloca cada vez mais distante do título aquelas que no dia-a-dia sobrevivem e rendem trabalhando a terra: as mulheres.
FACIM em Marracuene: Número de expositores supera expectativas
O NÚMERO de expositores interessados em participar na XLVII edição da Feira Internacional do Maputo, este ano a decorrer no distrito de Marracuene, supera as expectativas, uma vez que todos os pavilhões já foram preenchidos.
Mahubo tem um novo centro de Saúde
UM centro de Saúde para servir a cerca de cinco mil habitantes do bairro Ambrósio, no Mahubo, a pouco mais de 60 quilómetros da cidade do Maputo e 30 do distrito de Boane, está a funcionar desde a última terça-feira naquele povoado.
Corrente fria assola costa moçambicana
As baixas temperaturas que se têm registados nas últimas 48 horas devem-se a passagem de uma corrente fria pela costa moçambicana.
Na Matola operadores privados com espaço garantido
A criação da empresa municipal de transportes da Matola não vai manietar o espaço de acção dos operadores privados, de quem se esperam melhorias na qualidade do serviço prestado de forma a enquadrar-se no novo ambiente ditado pelo surgimento das novas empresas.
Empresa Municipal de Transportes da Matola: Gestores da empresa conhecidos em breve
O Conselho Municipal da Matola vai anunciar nos próximos dias a composição do Conselho de Administração da empresa municipal de transportes recentemente constituída naquela urbe.
Empresa Municipal de Transportes da Matola: Sucesso exige rigor na planificação
O FUNCIONAMENTO da empresa municipal de transportes da Matola vai exigir criatividade e um elevado padrão de organização da companhia, razão por que a sua prestação deverá ser avaliada na perspectiva da qualidade do serviço oferecido ao cidadão e não pelo tamanho do património com que a companhia se propõe a operar.
Maputo pode produzir mais comida - Leonor Neves, directora provincial da agricultura
A PROVÍNCIA do Maputo está em condições de produzir mais comida, principalmente hortícolas, fruta e, no caso de cerais, arroz, se for feito um aproveitamento integral dos recursos existentes.Maputo.
35 anos da Escola Prática da Polícia: Guebuza recorda primeiros passos dados por Samora
OS 35 anos de existência da Escola Prática da Polícia em Matalane, no distrito de Marracuene, na província do Maputo, serviram para o Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Armando Guebuza, recordar e enaltecer o papel desempenhado pelo saudoso Presidente Samora Machel na criação e fortalecimento da Polícia da República da Moçambique.
Agricultura reforça aposta na tecnologia
O EMBAIXADOR chinês, Huang Songfu, entregou recentemente formalmente ao Governo moçambicano o Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias Moçambique-China, localizado em Umbelúzi, distrito de Boane, província meridional do Maputo.
Standard Bank estende-se a Xinavane
VISANDO facilitar o acesso aos serviços financeiros, ao mesmo tempo que impulsiona o crescimento económico e social da localidade de Xinavane, o Standard Bank acaba de abrir, nesta região açucareira da província do Maputo, um novo balcão de atendimento.
Facazissa recebe escola reabilitada
FOI finalmente entregue nesta quarta-feira a Escola Primária Completa de Facazissa, no distrito de Magude, província do Maputo, depois de concluídas as obras de reabilitação de que foi alvo pela primeira vez desde a sua construção em 1965, com o financiamento de Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frelimo.
Província do Maputo: Duplicam casos de malária
AS contaminações com a malária atingiram mais que o dobro no primeiro semestre deste ano na província do Maputo e as diarreias diminuíram em comparação com igual período do ano passado.
Ressano Garcia: A marcha para “Paragem Única”
Ressano Garcia vai-se tornar numa fronteira de “Paragem Única”, um empreendimento que envolve Moçambique e África do Sul para tornar o comércio externo mais modernizado da região austral. Mas qual é a história daquela mítica vila que a 16 de Março de 1984 testemunhou o Acordo de Nkomati?
Sábiè irá produzir cana
UM projecto de produção de cana-de-açúcar e culturas alimentares com um sistema de regadio será desenvolvido no posto administrativo de Sábiè, no distrito da Moamba, em Maputo.
Transformar a terra em geração de renda
Carmona Samuel Daia, é um jovem agricultor e exemplar no distrito da Moamba, não só no seio da camada juvenil, mas para todas as idades, pela forma como dedica o seu tempo e esforço na actividade agrícola, através da qual gera rendimentos para o seu sustento e dos seus empregados.
Empresa agrícola nasce na Namaacha
UMA empresa portuguesa vai investir 25 milhões de euros em projectos de produção de hortícolas e frutícolas à base de soja e batata africana, no distrito da Namaacha, Maputo, empregando 5500 moçambicanos em 2012.
Eliminada a ameaça da febre aftosa: Retomadas feiras de gado entre Maputo e Gaza
O LEVANTAMENTO da interdição da circulação de bovinos provenientes das províncias de Maputo e Gaza, por conta da contaminação com febre aftosa, vai permitir a retomada das feiras, mas não representa relaxamento das medidas de prevenção.
Maputo e Matola: Novas empresas substituem TPM
O GOVERNO extinguiu ontem a empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM), num processo que vai culminar com a passagem da gestão dos seus meios materiais, financeiros e humanos para duas novas empresas criadas para o efeito nos Municípios de Maputo e Matola.
Manhiça: Criança vítimas de violência retornam à escola
GRAÇAS a campanhas de sensibilização implementadas nas comunidades do distrito da Manhiça, província do Maputo, pelo menos 41 crianças que haviam abandonado as aulas, na sequência de violência nas escolas, retornaram ao convívio estudantil, segundo uma nota de imprensa, enviada à nossa redacção pela ActionAid Moçambique.
Namaacha distribui talhões para habitação
O GOVERNO distrital da Namaacha, província do Maputo, está a levar a cabo um programa alargado de expansão das zonas residenciais, com a adopção de planos parciais em diferentes zonas.
Festa da recepção do comboio em Goba
Oito anos após a suspensão: Comboio de passageiros volta a apitar para Goba.Foi ontem reintroduzido o comboio de passageiros na linha-férrea de Goba, ligando a cidade do Maputo e aquela localidade do distrito da Namaacha, facto que se efectiva oito anos após a suspensão das carreiras para aquela região por “razões operacionais”.
Maputo vacina gado contra febre aftosa
UMA campanha de vacinação do gado bovino contra a febre aftosa está em curso na província de Maputo, concretamente nos distritos de Magude, Moamba e Matutuíne.
Abre recinto prisional de recuperação juvenil
SERÁ inaugurado na quarta-feira, no distrito de Boane, em Maputo, um estabelecimento prisional de recuperação juvenil.
Reabriu a circulação na ponte que liga os distritos de Boane e Matutuine
Quase três semanas depois, já está reaberta a circulação rodoviária na Estrada Nacional Número 200, que liga os distritos de Boane e Matutuine, na Província do Maputo.
Município avança para a construção de estradas em pave na Matola
É a primeira de um conjunto de estradas que vão a reabilitação, ainda este ano, no município da Matola.
Paragem única: Melhora atendimento em Ressano Garcia
O ATENDIMENTO de viajantes na fronteira de Ressano Garcia tende a melhorar à medida que novas facilidades são introduzidas ao abrigo do projecto de paragem única, cujo funcionamento vem sendo adiado desde meados do ano passado por razões logísticas.
Província do Maputo: Energia vai chegar a mais 25 mil casas
Pelo menos 25 mil novas instalações, na sua maioria residências, serão electrificadas até ao fim do presente ano na província do Maputo
Vendaval condiciona fornecimento de energia
O MAU tempo que se fez sentir em quase toda a província do Maputo na noite de terça para quarta-feira afectou de forma intensa a rede de distribuição de energia, criando-se assim a ocorrência de interrupções no fornecimento normal de energia eléctrica.
MAPUTO - Preço de cimento vai baixar com entrada de novas fábricas -defende Executivo moçambicano
O EXECUTIVO moçambicano acredita que a redução de preços de materiais de construção civil, com destaque para o cimento, só virá após a entrada em funcionamento das novas fábricas, uma dela projectada para a zona de Matutuíne, na província de Maputo.
Tolerância de ponto na Manhiça e Gorongosa
AS vilas municipais da Gorongosa e da Manhiça, sedes distritais com os mesmos nomes, sitas nas províncias de Sofala e do Maputo, respectivamente, comemoram amanhã, 18 de Maio, o seu 48º e 54º aniversário desde que foram elevadas à categoria de vila.
PEREGRINAÇÃO À NAMAACHA: Cristãos exaltam valores da paz
Milhares de crentes da Igreja Católica juntaram-se no último fim-de-semana no Santuário da Namaacha, em mais uma cruzada religiosa pela manutenção da paz, que este ano coincidiu com a passagem de 94 anos da aparição da Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, em Portugal, segundo rezam as escrituras.
ISTEG quer garantir competências científicas
A nova reitora do Instituto Superior de Tecnologia e Gestão (ISTEG), Samaria dos Anjos Tovele, indicou como um dos grandes desafios daquela instituição de ensino garantir que as competências científicas, tecnológicas e culturais por si providas sejam relevantes para a sociedade e que contribuam para responder às necessidades sempre dinâmicas do mundo actual.
Maputo: Aperta o cerco aos falsificadores de documentos
DOIS quadros seniores da Delegação do Instituto Nacional de Viação (INAV) na província do Maputo recolheram aos calabouços por estarem implicados em esquemas de falsificação de cartas de condução.
LIDERANÇA EDUCACIONAL: Academia Aga Khan certifica educadores
A ACADEMIA Aga Khan, em Maputo, entregou formalmente semana passada certificados a um total de 19 educadores e líderes escolares que concluíram o programa de liderança educacional oferecido pelo Instituto para o Desenvolvimento Educacional da Universidade Aga Khan.
Ordenamento territorial reúne técnicos municipais
TĖCNICOS oriundos dos 43 municípios do país recebem capacitação no domínio do ordenamento do território desde ontem em Mumemo, distrito de Marracuene
Em oito meses: Investimentos para Matola atingem 500 milhões USD
MAIS de 500 milhões de dólares norte-americanos foram orientados nos últimos oito meses para financiar cinquenta projectos empresariais no Município da Matola, do que já resultou a criação de pelo menos dois mil empregos ocupados por munícipes locais. Para o edil da cidade, Arão Nhancale, trata-se de números que reflectem a crescente apetência do empresariado, nacional e estrangeiro, pelas excelentes condições que o município oferece como destino de negócios.
Negócio agrícola desponta em Boane
A GOVERNADORA da província do Maputo, Maria Jonas, apelou à população do distrito de Boane a comercializar, de forma sustentável, os excedentes agrícolas, como meio de geração de rendimento e, consequentemente, de combate à pobreza.
Temporal deixa Moamba às escuras
O DISTRITO da Moamba, na província do Maputo, está desde sábado sem energia eléctrica devido a um forte temporal que se abateu sobre a zona e que destruiu 15 postes de suporte de linhas de baixa tensão e cinco da média, para além de parte da cobertura da subestação local.
Primeira época agrícola: Maputo espera colher 170 mil ton. de milho
A PROVÍNCIA do Maputo vai colher cerca de 170.987 toneladas de milho e 4.897 de arroz, produzidas durante a primeira época da presente campanha agrícola, cifras correspondentes a um grau de realização de 67.6 e 20.5 porcento do planificado, respectivamente.
Fins de semana e feriados: Fronteira de Ressano vai operar 24 horas
A FRONTEIRA rodoviária de Ressano Garcia vai operar sem interrupção nos finais de semana e feriados, assim que as autoridades de Moçambique e África do Sul concluam os necessários acordos sobre procedimentos. A medida, de carácter transitório, vai durar enquanto os dois governos não aprovam o funcionamento permanente daquela infra-estrutura em regime de 24 horas ao dia, tal como vem sendo requerido por muitos utilizadores do corredor do Maputo
Nhongonhana: Devolução dos FDD é muito reduzida
O nível de reembolso dos Fundos de Desenvolvimento Distrital na localidade de Nhongonhana, em Marracuene é bastante reduzido. De 2007 a 2010 a localidade recebeu um tecto no valor de 3.556.075,62Mt (três milhões, quinhentos de seis mil, setenta e cinco meticais e sessenta e dois centavos) tendo registado um reembolso de 138.100,00Mt (cento e trinta e oito mil e cem meticais), o que corresponde a 3,9 porcento.
IRPS: Enchentes marcam último dia de entrega
ENORMES filas de gente, longas horas de espera e muita agitação nas direcções das áreas fiscais marcaram ontem, nas cidades do Maputo e Matola, o fim do prazo de entrega da declaração anual de rendimentos para efeitos de cobrança do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS) que, nos termos da lei, incide sobre o valor total dos ganhos obtidos pelo cidadão ao longo do ano.
O primeiro diálogo nacional sobre inovação escala Maluana
O Ministério da Ciência e Tecnologia pretende com o diálogo abrir espaço para outros inovadores bem como garantir parcerias com o sector privado.
70 por cento da população poderá ter acesso à água da rede pública
 
III sessão da AP de Maputo inicia com duas vacaturas
Inicia, hoje, na cidade da Matola, a III sessão ordinária da Assembleia Provincial de Maputo. A mesma, a primeira deste ano, será marcada pela tomada de posse de dois suplentes que vão preencher vacaturas na bancada da Frelimo.
Até ao final deste ano: Suplementos nutricionais produzidos na Moamba
Uma fábrica de suplementos nutricionais à base de soja e batata africana para infectados pelo HIV/SIDA poderá entrar em funcionamento nos finais do presente ano no distrito da Moamba, província do Maputo.
Marracuene projecta melhor gestão da terra
O distrito de Marracuene, na província do Maputo, pretende aperfeiçoar a implementação da Lei de Terras junto de seus líderes comunitários, chefes de postos administrativos, de localidades para pôr fim às disparidades na gestão do solo.
Ponte para Catembe: Pacote financeiro fechado até Outubro
O GOVERNO, através da Maputo Sul, EP, espera fechar até Outubro próximo o pacote financeiro de 500 milhões de dólares necessário para a construção da ponte ligando a cidade-capital e Catembe, Distrito Municipal Ka Tembe, bem como as estradas comunicando este ponto da cidade a Ponta d’Ouro e Bela-Vista/Boane. Para tanto, existe um interesse manifestado nesse sentido por parte de investidores nacionais, chineses, espanhóis e portugueses.Maputo,
Matola vai ter corpo de bombeiros
 
Alternativas para o transporte: Maputo e Matola sonham com o metro
Um estudo sobre a viabilidade ou não da instalação de um sistema de metro de superfície ligando os municípios da Matola e Maputo deverá ser apresentado daqui a quatro meses.
Gala do Inovador
o acto bastante concorrido foi realizada no 25 de Fevereiro de 2011, a gala Provincial do Inovador, no recinto do Instituto Comercial e Industrial Armando Emílio Guebuza em Beluluane Distrito de Boane.
Picoco: População reassentada não tem água
AS famílias recentemente reassentadas na zona do Picoco, distrito de Boane, no âmbito do projecto de abastecimento de água aos municípios do Maputo, Matola e distrito de Boane, manifestaram a sua indignação por não terem o indispensável para viver condignamente: a água
Jornadas científicas pelos 15 anos do CISM
Sob a presidência do Doutor Pascoal Mucumbi, a Fundação Manhiça celebra hoje mais uma jornada de divulgação e debate científico, a terceira edição da palestra em Saúde Global, a ser proferida por Sua Alteza Real La Infanta Dona Cristina, presidente do Instituto de Saúde Global de Barcelona.
Zona sul: Mais cimento a partir de Maio
O défice no fornecimento de cimento de construção na zona sul do país vai ser superado a partir de Maio, data da entrada em funcionamento de um novo moinho da Cimentos de Moçambique, na cidade da Matola, duplicando a actual capacidade de produção, fixada em 600 mil toneladas por ano.
Restrição de água em Maputo e Matola
 
UP oferece cadeiras e quadros a Khongolote
A UNIVERSIDADE Pedagógica procede amanhã à entrega de 351 carteiras, 95 cadeiras e 6 quadros escolares à Escola Primária de Khongolote, no âmbito da sua responsabilidade social. A entrega do material tem em vista garantir a melhoria das condições nas salas de aulas, uma vez que a escola se ressentia da falta deste.Maputo,
UP oferece cadeiras e quadros a Khongolote
A UNIVERSIDADE Pedagógica procede amanhã à entrega de 351 carteiras, 95 cadeiras e 6 quadros escolares à Escola Primária de Khongolote, no âmbito da sua responsabilidade social. A entrega do material tem em vista garantir a melhoria das condições nas salas de aulas, uma vez que a escola se ressentia da falta deste.
Arbitragem laboral chega a Machava
O Posto administrativo da Machava, em Maputo, abre hoje o Centro Provincial de Mediação e Arbitragem Laboral, num evento dirigido pelo Primeiro-Ministro, Aires Ali, e que contará ainda com a presença, entre outras individualidades, da Ministra do Trabalho, Helena Taípo, e da governadora provincial, Maria Jonas.
Infra-estruturas do “Corredor do Maputo”: Investimentos ascendem a cinco biliões de dólares
OS projectos de desenvolvimento de infra-estruturas do “Corredor do Maputo” consumiram mais de cinco biliões de dólares norte-americanos desde que a iniciativa foi lançada há 14 anos, segundo avaliação divulgada semana passada pela Maputo Corridor Logistics Initiative (MCLI).
Hospital provincial vai operar a partir de Julho
A CONSTRUÇÃO do Hospital Provincial de Maputo, no município da Matola, estará concluída até o final do primeiro trimestre do corrente ano, podendo começar a operar a partir de Julho segundo garantias dadas pela directora provincial de saúde, Cremilde Anli.
Novas unidades hospitalares para província de Maputo
Até o próximo ano, a província de Maputo vai contar com três novas unidades hospitalares.
Cimento em Maputo: Disponibilidade aumenta em três mil toneladas
ENTRE duas e três mil toneladas de cimento de construção deverão ser produzidas anualmente pelas duas novas fábricas deste produto, cujas obras já arrancaram nos distritos de Matutuíne e Magude, na província do Maputo.
Fim de partos caseiros no Khongolote
 
Biblioteca da Matola com novo equipamento
COM o objectivo de melhorar as condições físicas e visuais da Biblioteca Municipal da Matola, a mcel - Moçambique Celular, procedeu, no último sábado, à entrega de diversos livros e computadores àquele município.
Matola quer regular circulação de carga
O CONSELHO Municipal da Matola está a considerar a revisão da postura sobre a circulação de viaturas de carga nas estradas daquela autarquia, de forma reduzir os custos com a sua reabilitação e manutenção e assegurar que as mesmas tenham uma maior longevidade. Numa primeira fase, segundo o edil daquela cidade, Arão Nhancale, a opção será reforçar as normas de circulação através da colocação de sinais de trânsito, mas numa fase posterior poderão ser adoptadas medidas adicionais, como a instalação de básculas ou outros mecanismos de controlo, de forma a gerar suporte para as acções de fiscalização por parte das autoridades municipais.
Matola aos 39 anos
ACTIVIDADES de carárcter político, social, cultural e desportivo corporizam a partir de hoje as celebrações da passagem amanhã, 5 de Fevereiro, dos 39 anos da elevação da Matola à categoria de cidade.
116 anos de Gwaza Muthini
 
NA PROVÍNCIA DO MAPUTO: Melhorou qualidade de vida - garante Governadora Maria Jonas, em entrevista ao “Notícias”
A SECA e estiagem, bem como vendavais e inundações que aconteceram de forma cíclica durante o ano de 2010 não foram suficientes para travar a vontade da população de lutar pela melhoria da qualidade de vida através da produção.
Termina curso de construção de telhas a baixo Custo
O curso decorreu nas instalações do Centro de Formação Profissional do Ministério das Obras Públicas e Habitação (MOPH) localizado na Av. Das industrias Posto admnistrativo da Machava, cidade da Matola
Rotary da Matola doa furos de água em Tsalala
OS alunos da Escola Primária Completa 8 de Março, no bairro de Tsalala, e a população do mesmo aglomerado podem se dar por felizes. O Rotary Club da Matola, na província do Maputo, em parceria com o Rotary Internacional através de três clubes americanos, construiu dois furos de água em Tsalala, sendo um para a escola e outro para beneficiar a comunidade circunvizinha.
Maputo e Matola: Dragagem de portos concluída com êxito
OS portos do Maputo e Matola estão aptos para receber navios com capacidade até 80 mil toneladas de carga, com a conclusão, ontem, da dragagem do canal de acesso e dos cais das terminais de cereais, combustíveis, carvão e de contentores. Antes desta limpeza, que resultou na remoção de cerca de dois milhões de metros cúbicos de sedimentos e outros 50 mil metros cúbicos de pedra, a capacidade estava limitada a navios até 50 mil toneladas, facto que além de onerar as operações tornava os portos pouco competitivos e orientados apenas a mercados considerados de pequena monta.
Alerta sobre inundações no sul: Isoladas regiões de Maputo
O TRÂNSITO em algumas estradas da província do Maputo está interrompido, na sequência da subida dos níveis do rio Incomati. A população ao longo desta bacia e também a do Limpopo é instada a tomar medidas de precaução face à rápida subida dos escoamentos resultantes de chuvas intensas e intermitentes ocorridas na vizinha África do Sul e Suazilândia, assim como em território nacional.
Adiada abertura do ano lectivo
O MINISTÉRIO da Educação (MINED) decidiu adiar o início do ano lectivo 2011 do dia 14 para 17 de Janeiro.
Situação hidrográfica no Sul: Maputo e Incomáti voltam a preocupar
CHUVAS fortes ocorridas na vizinha África do Sul e Suazilândia durante a semana finda estão a influenciar fortemente as bacias dos rios Incomáti e Maputo que voltaram a atingir níveis preocupantes a partir do final de semana, situação que deverá prevalecer nos próximos dias.
Matalane: Malangatana levado para a sua fundação
O TERRENO reservado à construção da Fundação Malangatana, junto à residência do falecido pintor, em Matalane, na província do Maputo, é o local escolhido em definitivo para a sepultura dos seus restos mortais.
No Distrito de Matutuíne: Povoado de Madjadja com energia eléctrica
Pelo menos 58 famílias do povoado de Madjadja, posto administrativo de Bela Vista, distrito de Matutuíne, estão desde quarta-feira última a consumir energia ligada à rede eléctrica nacional com a inauguração de uma linha de média e baixa tensão.
Indicada nova directora do Trabalho de Maputo
Tendo em vista a dinamização do sector do Trabalho na província do Maputo, a ministra do pelouro, Helena Taípo, indicou Olga Manjate para exercer o cargo de directora provincial do Trabalho
A partir de gás natural: Energia chegará também da Moamba
Uma central termo-eléctrica a gás vai ser instalada, no distrito da Moamba, na província do Maputo, num investimento inicial de cerca de 150 milhões de dólares norte-americanos. O empreendimento, que já tem luz verde do Governo, deverá gerar 100 mW de energia a partir de 2012.
Corrupção teima em continuar
Casos de corrupção tendem a crescer na província do Maputo, não obstante os esforços desencadeados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), visando o seu combate, levando os autores à barra da justiça
Incomáti e Púnguè aumentam caudais
AS bacias do Incomáti, na província do Maputo, e Púnguè, em Sofala, voltaram a registar subida de níveis hidrométricos, devido sobretudo aos escoamentos a montante.
Microfinanças: Tswanas entram no mercado
A Província de do Maputo, vai contar, a partir de finais de Janeiro próximo, com uma nova instituição de micro-finanças, a ser estabelecida na cidade da Matola, capital provincial.
HOJE é último dia de 2010
A azáfama de preparativos para a festa de transição para 2011 manteve-se durante o dia de ontem um pouco por todo o país, com os cidadãos empenhados em assegurar que nada falte para condimentar o momento.
Tolerância de ponto na próxima sexta-feira
 
Fábrica de contadores de Água e luz nasce na Matola-Rio
UMA fábrica especializada na produção de contadores de energia eléctrica e água entra em funcionamento, no país, dentro de quatro meses, o que poderá contribuir para a contenção de despesas a nível das empresas Electricidade de Moçambique (EDM) e Águas de Moçambique (AdeM) que dependem de importações
Central a gás será edificada em Ressano
A central eléctrica será alimentada com gás natural extraído nos campos de Pande e Temane, localizados na província meridional de Inhambane.
Chuvas intensas provocam estragos na cidade e província de Maputo
Chuvas continuam a fazer estragos na cidade e Província de Maputo. Estradas e casas são as principais infra-estruturas atingidas pela força das chuvas.
Nasce em Matutuíne indústria de arroz
De acordo com o calendário do projecto, a construção da fábrica de descasque deste cereal estará pronta em 2012, coincidindo, desta forma, com as primeiras colheitas da produção em moldes comerciais.
Moztex exporta vestuário para RAS
A Empresa Moztex, antiga fábrica Texlom, localizada na província do Maputo, exportou desde o passado mês de Agosto, mais de 120 mil peças de vestuário para a República da África do Sul (RAS).
Recentemente eleito: Primeiro elenco da União Provincial de Camponeses de Maputo toma posse
O primeiro elenco da recém constituída União Provincial de Camponeses de Maputo, UPCM, vai tomar posse no próximo dia 26 de Novembro, nas instalações da União das Cooperativas Agrícolas de Marracuene. Lino Pita Nassone, que até então ocupava o cargo de Presidente da União Distrital de Boane, é o primeiro presidente eleito da União Provincial.
Mais chuva prevista de Janeiro a Março
No Sul, Centro e zonas do Norte do país poderão registar chuvas significativas durante o período de Janeiro a Março de 2011, segundo a actualização feita ontem, em Maputo, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
Dia mundia de luta contra SIDA
"Sida deve ser encarada como uma emergência nacional", diz Governadora da Província de Maputo, Maria Jonas
Consórcio líbio-moçambicano vai produzir arroz na província de Maputo
O consórcio líbio-moçambicano Lap/Ubuntu vai iniciar o projecto denominado Bela Vista Rice, destinado à produção mecanizada e processamento integrado de arroz no distrito de Matutuíne, província de Maputo, informou o jornal Notícias, de Maputo.
Maputo deve ser líder na formação de talentos
Segundo aposta avançada pelo Director Provincial da Juventude e Desportos, Inocêncio Paulino, no encerramento do IV Conselho Coordenador do sector
Presidente da República Visita o Local de Edificação do Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana
O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza Visita o Local de Edificação do Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana, Distrito de Manhiça, Província de Maputo
Fraca procura dos serviços de inspecção de viatura nas cidades de Maputo e Matola
Depois do intenso movimento da semana passada, centros de inspecção das cidades de Maputo e Matola registam fraca procura dos serviços por parte dos automobilistas que a última hora, antes da prorrogação anunciada pelo INAV, procuravam inspeccionar os seus veículos.
Depois da seca na 1ª época
Magude com sinais de uma segunda época promissora
Governadora da Província Escala Matutuíne
A Governadora da Província de Maputo Maria Elias Jonas deslocou-se ao Distrito de Matutuíne, em Governação Aberta e Inclusiva que visa avaliar o grau de cumprimento do Programa Quinquenal do Governo e escalou os postos Administrativos de Catuane, Bela-Vista e Machangulo.
Em Manhiça
Governadora da Província de Maputo interage com populares
Recrutamento de pessoal para Hospital provincial da Matola
Já forma lançados, pela Direcção Provincial de Saúde de Maputo, Concursos Públicos para contratação de 250 pessoas, entre serventes e outro tipo de apoio para o Hospital Provincial da Matola
Inicia hoje plenária AP de Maputo
Inicia hoje (03-08-2010) a I Sessão plenária da Assembleia Provincial (AP) de Maputo
Da África do Sul para a Matola, 100 milhões de euros de gratidão
O governo sul africano apoia com cem milhões euros de investimentos no município da Matola, arredores de Maputo, onde militantes do ANC foram mortos por forças do apartheid a 30 de Janeiro de 1981.
Cresce a produção global de Maputo
A produção global na província do Maputo registou, no primeiro semestre de 2010, um crescimento de cerca de 51 milhões de contos, o que corresponde a um aumento na ordem de 21,5 porcento, em comparação com igual período do ano passado.
Novos sistemas de irrigação
A construção de uma centena de regadios e pequenos sistemas de irrigação vai dinamizar a produção de alimentos na província de Maputo
Mais água para Maputo, Matola e Boane
Mais água potável a partir 2011, nos municípios de Maputo Matola e Boane
Projectos de instalação de novas cimenteiras no país
O Vice-ministro da Indústria e Comércio, Kenneth Marizane, visitou, no mês de Maio, na província de Maputo, um dos projectos de instalação de novas cimenteiras no país.
Reformas aceleram reembolso do IVA
A Taxa de satisfação do reembolso do IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado – está a registar melhorias significativas, não obstante as críticas dos agentes económicos.
Província de Maputo produz energias renováveis
A província de Maputo está a desenvolver projectos de energias renováveis e limpas com destaque para os biocombustíveis, energia solar e biomassa.
Camponeses de Marracuene recebem gado bovino e charruas
Doze cabeças de gado bovino foram entregues recentemente a quatro associações de camponeses do distrito de Marracuene, província de Maputo, para o fomento e trac;\ao animal. Trata-se das associações de Machubo, Macaneta-Um, Hobyana, Matsinane e Mbuva.
Construída Maternidade em Muhalaze
Mulheres de Muhalaze, Posto Administrativo do Infulene, Município da Matola, em Maputo, já não percorrem longas distâncias para dar partos graças à existência de uma Maternidade. A maternidade foi construída pela Fundação Alemã, denominada “ Aventura Solidária”, num valor não revelado.
Conselho de Policiamento comunitário sem instrumentos de trabalho
O conselho de Policiamento Comunitário do bairro Khongolote, no Posto Administrativo do Infulene, Município da Matola, enfrenta dificuldades de falta de meios para o patrulhamento da zona. Este corpo de voluntários necessita de mais viaturas e outros meios de combate que lhes permita combater o crime.
Ano lectivo de 2011 arranca a 14 de Janeiro
O Ministério da educação marcou para o dia 14 de Janeiro de 2011, o início em todo o país do ano lectivo escolar para vários subsistemas de ensino.
Dia do Professor
A melhoria da qualidade de ensino no país, passa não só pela formação do professor, mas também pela melhoria das condições de trabalho, nomeadamente a construção de mais infra-estrutruras escolares e da redução de número de alunos dentro da sala de aula.
Dia Internacional do Idoso
Instituído a 14 de Dezembro de 1990 pelas Nações Unidas e coincide com o Dia Mundial da Música.
Matutuíne está em franco desenvolvimento
(Fonte: ICS) Considera Osório Soto, presidente da Assembleia provincial. O distrito de Matutuíne, em Maputo, tem projectos em franco desenvolvimento com impacto tangível nas comunidades quer gerado emprego, quer multiplicando a capacidade de produção e produtividade dos beneficiários, segundo constatou o Presidente da Assembleia provincial, Osório Soto, durante recente visita que de trabalho àquele distrito.
« Setembro 2014 »
Do
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
AUTENTICAÇÃO