A Província

Perfis Distritais

A província de Maputo está dividida em 8 distritos, os 7 já existentes quando foi realizado o censo de 2007, mais o distrito da Matola, estabelecido em 2013 para administrar as competências do governo central, e que coincide territorialmente com o município do mesmo nome:

 

provincia maputo
  • Boane
  • Magude
  • Manhiça
  • Marracuene
  • Matola
  • Matutuíne
  • Moamba
  • Namaacha

Municípios

Esta província possui 4 municípios:

  • Matola (cidade)
  • Boane (vila)
  • Manhiça (vila)
  • Namaacha (vila)

A vila da Namaacha tornou-se município em 2008 e a de Boane em 2013.

O distrito de Boane está situado na província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Boane.

Faz fronteira, a norte com o distrito de Moamba, a oeste e sudoeste com o distrito de Namaacha, a sul e sudeste com o distrito de Matutuíne e a leste com o município da Matola.

Ler mais

O distrito de Magude está situado na parte norte da província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Magude.

Tem limites geográficos, a norte com o distrito de Massingir da província de Gaza, a leste com os distrito de Chókwè e Bilene Macia também da província de Gaza, a sudeste com o distrito de Manhiça, a sul com o distrito de Moamba e a oeste é limitado por uma linha de fronteira artificial com a província sul-africana de Mpumalanga.

Ler mais

O distrito de Manhiça está situado na parte norte da província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Manhiça.

Tem limites geográficos, a norte e nordeste com o distrito de Bilene Macia da província de Gaza, a leste com o Oceano Índico, a sul com o distrito de Marracuene, a oeste com o distrito de Moamba e a oeste e nordeste com o distrito de Magude.

Ler mais

O distrito de Marracuene está situado na província de Maputo, em Moçambique. A sua sede é a vila de Marracuene.

Tem limite, a norte com o distrito de Manhiça, a oeste com o distrito de Moamba e com o município da Matola, a sul com o município de Maputo (ou província de Maputo Cidade) e a leste com o Oceano Índico.

Ler mais

Matola é uma cidade e município moçambicano, capital da província de Maputo; e é também um distrito, uma unidade administrativa local do Estado central moçambicano criada em 2013 e que coincide geograficamente com o município. Tem limite a noroeste e a norte com o distrito de Moamba, a oeste e sudoeste com o distrito de Boane, a sul e a leste com a cidade de Maputo e a noroeste com o distrito de Marracuene. O município tem uma área de 373 km².

Ler mais

O distrito de Matutuíne é uma das subdivisões da província moçambicana de Maputo, aliás, o seu distrito mais meridional, que faz fronteira a sul com a província de KwaZulu-Natal da África do Sul, a oeste com a Suazilândia, a noroeste com o distrito da Namaacha e a norte com o distrito de Boane e cidade de Maputo.

A sede deste distrito é a vila da Bela Vista.

Ler mais

Moamba é um distrito de Moçambique situado na parte norte da província de Maputo. A sua sede é a vila de Moamba.

Tem como limites geográficos, a norte o rio Massintonta que o separa do distrito de Magude, a sul o distrito de Namaacha, a este os distritos de Manhiça e Marracuene e a oeste uma linha de fronteira artificial com a província sul-africana de Mpumalanga.

Ler mais

Namaacha é um distrito da província de Maputo, em Moçambique, com sede na vila da Namaacha. Tem limite, a norte com o distrito de Moamba, a oeste com a África do Sul e Suazilândia, a sul e sudeste com o distrito de Matutuíne e a leste com o distrito de Boane.

De acordo com o Censo de 2007, o distrito tem 41 954 habitantes e uma área de 2 144 km², daqui resultando uma densidade populacional de 19,6 habitantes/km². O total de população em 2007 representa um aumento de 33,4% em relação aos 31 441 habitantes registados no Censo de 1997.

Ler mais